Parou para analisar e percebeu que está faltando espaço de armazenamento na sua cozinha? Fique tranquilo que, mesmo sem contar com um ambiente espaçoso, é possível otimizar o seu cômodo a fim de garantir uma organização perfeita, e o melhor, sem gastar muito por isso.

Não é nenhuma novidade que ter uma cozinha prática e funcional garante uma rotina muito mais tranquila, evitando aqueles contratempos mais que indesejados. Pensando em facilitar a sua vida, e a de quem mora com você, preparamos uma série de dicas úteis para colocar em prática na sua cozinha hoje mesmo. Confira!

5 soluções práticas e eficientes de otimizar

Com estas 5 soluções, você ganha muito em espaço e otimização. E para quem acha que não tem lugar suficiente para armazenar todas as coisas na cozinha, vai se surpreender com tantas possibilidades.

1 – Faça combinação de cores na cozinha

Uma forma super certeira para garantir uma maior amplitude no seu ambiente é através da combinação de cores claras. A cor branca é uma das mais queridinhas, além de trazer uma sensação de limpeza e frescor à sua cozinha. 

Mas, para garantir que o ambiente seja clean de verdade, é preciso equilibrar as cores na decoração com tons mais neutros, como o bege e o cinza. Pense na combinação com os demais itens da decoração e utensílios que se fazem presentes no cômodo.

2 – Não deixe de aproveitar o potencial das paredes

Se você precisa de mais capacidade de armazenamento e não sabe como otimizar a sua cozinha, uma super solução é começar a aproveitar os espaços disponíveis das paredes. A instalação de aéreo é uma ótima opção para preencher aqueles locais que, até então, ficavam sem utilidade.

Lembrando que, se o seu cômodo é pequeno, não significa que você não possa usar as paredes a seu favor. Com uma dose de criatividade, é possível criar uma cozinha prática e bem funcional. Veja um exemplo: 

Caso opte por preencher as paredes com plantas, considere fazer a sua própria horta de temperos e ervas. Além de bonitas e cheirosas, elas ajudam a dar uma economizada nas compras – e nada melhor do que a sensação de poder colher o seu manjericão, salsinha, cebolinha e hortelã direto da sua hortinha em casa, né?

Essas são algumas ideias para você dar os primeiros passos na exploração das suas paredes.

3 – Explore prateleiras e nichos

Uma cozinha prática precisa de móveis igualmente funcionais. Por isso, recomendamos o uso de nichos e prateleiras no seu ambiente. São peças que podem ser penduradas na parede sem ocupar o lugar de um móvel ou substituí-lo, como no caso da estante. 

E, sim, as prateleiras realizam a mesma função das estantes, e você pode optar pela funcionalidade desejada – considerando a sua necessidade e preferência: seja apenas para colocar objetos decorativos ou exibir os seus utensílios e temperinhos favoritos. 

4 – Invista em eletrodomésticos funcionais 

Para aproveitar melhor o espaço, busque por eletrodomésticos que possam servir a um propósito ou mais. Sabe aqueles itens 2 em 1? Eles são ótimos para facilitar o seu dia a dia, além de gerar uma economia quando o assunto é proporcionar mais espaço. 

Por isso, é importante escolher bem os eletrodomésticos que atendam às suas necessidades e que consigam suprir as expectativas. Saber organizar, desde o freezer à adega climatizada de forma diferenciada, pode se tornar um desafio prazeroso.

5 – Opte por superfícies espelhadas 

Ao optar por superfícies espelhadas, você garante muito mais amplitude à sua cozinha. O vidro reflex, da Madesa, é sinônimo de muita sofisticação e elegância. O seu diferencial está, justamente, na possibilidade de refletir o espaço ou mostrar o interior do móvel, variando conforme a luz do ambiente.

Já está convencido da possibilidade de ter uma cozinha otimizada e com muita capacidade de armazenamento, mesmo em um cômodo mais compacto? Se você gostou das dicas, não deixe de colocar em prática hoje mesmo e facilite a sua rotina com os móveis e complementos ideais para a sua cozinha.

Não deixe de apertar o “play” para conferir mais sugestões incríveis que garantem total praticidade no coração da sua casa. 

Acesse a Loja Madesa e escolha os itens perfeitos para completar a sua cozinha. Adoramos compartilhar conteúdos úteis para o seu dia a dia, aqui, no Blog Madesa.

Continue acompanhando as novidades e conheça as vantagens de projetar sua cozinha com a gente!