Você sabia que a disposição da luz é capaz de transformar um ambiente? Esse planejamento valoriza a estética dos espaços, realça a decoração, influencia a produtividade e, ainda, cria a sensação de conforto. Por isso, nosso artigo de hoje vai te ajudar a pensar na melhor iluminação para sala de estar! 

Afinal, é nesse ambiente que recebemos amigos e familiares para conversar, relaxar e nos divertirmos. E, se a iluminação para sala de estar é capaz de transformar este ambiente, com alguns passos práticos esse planejamento pode ficar mais fácil de ser feito. Vamos lá?

Qual a importância da iluminação no ambiente?

A iluminação dos ambientes é um fator indispensável para a beleza e o conforto das casas. Ela pode ser responsável por valorizar o espaço, favorecer a decoração, proporcionar conforto e até mesmo conferir maior segurança (em casos de ambientes externos, por exemplo). 

Por isso, um projeto de iluminação precisa identificar o tipo adequado de luz para cada espaço e mapear o que o ambiente necessita, de acordo com suas características únicas.

Qual iluminação ideal para sala de estar?

A iluminação para sala de estar deve ser versátil, combinando luz geral suave e iluminação indireta. Isso porque, representando um ambiente em que diversos tipos de atividades podem ser realizadas, uma iluminação versátil permite que o ambiente se adapte às necessidades de cada momento.

Nesse sentido, a luz do teto servirá para criar uma iluminação uniforme enquanto as luzes indiretas (em fitas LED ou luminárias de mesa, por exemplo) trazem mais conforto e intimidade. 

Essas são apenas algumas das possibilidades e vantagens da iluminação para sala de estar. Quer entender melhor sobre as opções e, principalmente, como causar esse efeito no seu ambiente? Acompanhe as dicas a seguir! 

Como colocar iluminação na sala? 

Um projeto de iluminação na sala de estar deve levar em consideração alguns aspectos importantes, como: o estilo escolhido para este ambiente, a posição das luzes, os pontos focais desejados, as cores da iluminação e suas intensidades, o tipo de lâmpada e a distribuição no ambiente. 

Para te auxiliar ao longo desses passos práticos, construímos um guia a seguir:

1. Defina um estilo 

A definição do estilo pode exigir mais ou menos iluminação, o que pode interferir no cálculo da iluminação para sala de estar. Por isso, é preciso ter esse tipo de planejamento bem definido antes de seguir com a organização das luzes no ambiente. Veja alguns exemplos: 

  • O estilo contemporâneo une a estética à funcionalidade e aposta no minimalismo. Assim, a iluminação de ambientes neste estilo pode ser feita por meio de modelos embutidos, luz indireta, spots de luz, fitas de LED e plafons.

Por sua vez, o estilo rústico pede a sensação de aconchego. Assim, a iluminação correta para esse estilo traz tons quentes em diferentes intensidades, a integração de ambientes com spots de luz e a valorização da luz natural.

2.  Considere o tamanho do ambiente

Como uma importante ferramenta na valorização de espaços, a iluminação adequada precisa levar em consideração o tamanho de cada sala de estar. Em ambientes grandes ou integrados, por exemplo, é possível apostar em lustres e luminárias maiores, utilizando lâmpadas menores e fitas de LED para subdividir ambientes. 

Em locais com menos espaço, por outro lado, a iluminação embutida e pendentes compactos podem ser a escolha ideal.

3.  Escolha pontos focais 

A escolha de pontos focais está ligada ao uso que cada família faz da sua sala de estar e, ainda, considera se há algum item decorativo ou espaço no ambiente que merece destaque. É o caso de levar a iluminação estrategicamente para pontos como quadros, esculturas, vasos e jardins verticais ou mesmo a mesa de jantar, por exemplo.

Além disso, muitas salas de estar possuem cantos específicos para leitura, com poltrona e estante com livros. Para esses casos, as luminárias de chão e abajures são ótimas opções de iluminação para sala de estar funcional e, ao mesmo tempo, colaboram com o estilo do ambiente. 

4. Lâmpadas

A distribuição estratégica dos pontos de luz deve ser acompanhada de tonalidades, índices e eficiências ideais para cada sala. Lâmpadas mais quentes (2700K-3000K), por exemplo, são ideais para relaxar e tornar o ambiente mais acolhedor. As mais frias (3500K-4000K), por sua vez, são melhores para momentos de concentração.

E se você quiser trazer destaques coloridos através da iluminação para sala de estar, lâmpadas com índice de reprodução de cor (IRC) acima de 90 são a escolha ideal! 

Qual o melhor tipo de lustre para sala de estar?

O melhor tipo de lustre para a sala de estar deve ter o tamanho adequado ao ambiente, combinar com o estilo de decoração da sala de estar e ser proporcional à altura do teto. Veja algumas opções de lustres para compor a iluminação para sala de estar:

  • Lustres de cristal: elegantes e sofisticados, ideais para salas de estar clássicas e formais.
  • Lustres modernos: com design minimalista e linhas limpas, são perfeitos para ambientes contemporâneos.
  • Lustres rústicos: feitos de materiais como madeira e ferro, combinam bem com decorações rústicas ou campestres.
  • Lustres pendentes: versáteis e disponíveis em vários estilos, podem ser ajustados em altura para criar diferentes efeitos visuais.
  • Lustres de teto: discretos e funcionais, são ideais para salas com tetos mais baixos ou para quem prefere uma estética mais limpa.
  • Lustres industriais: com acabamentos em metal e designs inspirados em fábricas, são ótimos para decoração industrial.
  • Lustres de tambor: caracterizados por uma forma cilíndrica ou em tambor, oferecem uma luz difusa e suave, ideal para criar um ambiente aconchegante.
  • Lustres Geométricos: com formas geométricas variadas, trazem um toque artístico e moderno ao ambiente quando são ligados, projetando sombras irreverentes.

Gostou das nossas dicas sobre iluminação para sala de estar? Aqui no Blog Madesa você encontra diferentes soluções para decorar a sua casa!

E se você quer conhecer produtos de qualidade para sua casa, acesse nosso site e confira todas as opções de produtos Madesa para deixar sua casa ainda mais bonita!