O design contemporâneo é aquele que reflete o nosso tempo e sociedade atuais. Por isso, ele retrata nosso jeito de ser, de pensar e as transformações pelas quais a nossa sociedade tem passado.

Como o design contemporâneo ainda está “acontecendo”, ele é mais difícil de definir. Apesar disso, existem algumas características marcantes presentes tanto nas decorações como nos mobiliários contemporâneos. Ficou interessado? 

Veja as informações que a Madesa separou!

O que é design contemporâneo?

O design contemporâneo é o que reflete a nossa sociedade atual. Como ele retrata a realidade enquanto acontece, não tem um estilo único definido.

É uma mescla de diferentes influências, como o minimalismo, o modernismo e até a  mistura entre o contemporâneo e o vintage ou o clássico.

O estilo começou a nascer na virada entre os séculos 20 para 21. Um dos pontos importantes para esse tipo de design é a funcionalidade, explorando um mix de materiais para tornar os espaços ricos e aconchegantes.

Características do design contemporâneo

Entre as características mais marcantes do design contemporâneo estão:

  • Simplicidade;
  • Foco na funcionalidade;
  • Linhas puras;
  • Minimalismo;
  • Espaços personalizados;
  • Mistura de linhas retas e sinuosas;
  • Mix de materiais e estilos;
  • Silhuetas orgânicas;
  • Formas suaves;
  • Cores neutras na base e cores contrastantes para adicionar aconchego;
  • Uso de texturas;
  • Presença de materiais tecnológicos;
  • Conceito aberto e integrado.

Ambientes contemporâneos

Os espaços contemporâneos não seguem um padrão rígido, pois é importante que haja espaço para a personalização.

De modo geral, é possível trabalhar com o conceito geral mais clean e minimalista e pontuar contraste nos detalhes, para favorecer o aconchego.

Por exemplo, brincando com texturas diferentes para tapetes, estofados, almofadas ou roupas de cama. E até mesmo mesclando materiais modernos e rústicos, ou vintage. Como madeira, vidro, espelhos, cimento, concreto, tijolos à vista, ferro, pedras, mármores e vegetação.

O cuidado com a iluminação é outro detalhe marcante dos espaços contemporâneos. A tecnologia tem ajudado muito, especialmente com projetos de automação, gradação de cor e de temperatura, favorecendo o aconchego e o uso múltiplo dos ambientes.

O aproveitamento da luz natural também é marcante. Amplas janelas, espaços integrados e paredes em cores mais claras são ideais nesse sentido.

Quais as características dos móveis contemporâneos?

Os móveis contemporâneos seguem as características gerais aplicadas nesse estilo de decoração. Como a rotina atual é muito corrida, a decoração contemporânea busca soluções simples e práticas, com foco total na funcionalidade.

Assim, os mobiliários, por exemplo, são poucos, mas de qualidade. O foco está  em usar peças-chave que ajudem a trazer conforto e funcionalidade ao ambiente, sem comprometer a circulação e sem adicionar dificuldades na manutenção do dia a dia.

Vamos ver algumas características marcantes desses mobiliários?

Formas geométricas e linhas retas

Os móveis contemporâneos são simples, com uma pegada clean. Por isso, conseguem combinar e conversar com diferentes ambientes e estilos, permitindo um mix de inspirações.

As linhas retas são as mais usadas, com peças básicas e neutras. É claro que, como o contraste faz parte dessa decoração, você pode brincar com peças de linhas retas e outras arredondadas, apenas para pontuar o ambiente.

Mix de materiais no design contemporâneo

Uma das características que elencamos sobre o design contemporâneo é a mistura de materiais. E isso também aparece nos mobiliários.

Assim, é comum encontrarmos peças de madeira com detalhes em vidro ou metal, por exemplo. Inclusive esse trio é muito usado nos ambientes contemporâneos. A madeira traz um toque de aconchego, o vidro traz mais amplitude e o metal o detalhe moderno e ousado.

Efeito clean

Os ambientes contemporâneos são super clean. E os mobiliários também seguem essa tendência. Sendo representados de várias formas, tanto com as cores neutras, como as linhas retas e formas geométricas. O resultado é um ambiente mais amplo visualmente e agradável esteticamente.

Cores neutras no design contemporâneo

As cores neutras são muito marcantes no design contemporâneo. Nas decorações, elas são usadas como base dos ambientes e pode-se pontuar algumas tonalidades mais contrastantes para deixar os espaços ricos e interessantes visualmente.

Os mobiliários em cores neutras também fazem sucesso dentro do estilo. Pois são fáceis de combinar e ajudam a suavizar a decoração, deixando-a mais clean e minimalista. 

Estamos falando de tonalidades como branco, preto, cinza, off-white e bege, por exemplo. 

Multifuncional

A funcionalidade é uma premissa essencial do design contemporâneo. E os mobiliários também trazem essa preocupação. Porque, mais do que decorar, esses móveis precisam ter uma função clara e trazer praticidade ao dia a dia. 

A funcionalidade é uma premissa essencial do design contemporâneo. E os mobiliários também trazem essa preocupação. Porque, mais do que decorar, esses móveis precisam ter uma função clara e trazer praticidade ao dia a dia. 

Por isso, muitos móveis contemporâneos são multifuncionais. Ou seja, podem ser usados com mais de uma função. Dessa forma, eles otimizam os espaços e permitem os usos múltiplos dos ambientes. 

Como banquetas com baús, mesas que aumentam  de tamanho ou que podem ser fechadas e guardadas, móveis com rodízio, estantes com escrivaninhas e assim por diante.

Peças-chave no design contemporâneo

O design contemporâneo trabalha com peças-chave, que são fundamentais para compor os ambientes. Como a ideia é usar poucos móveis, a escolha de cada um deles torna-se muito importante.

Também é essencial que eles sejam práticos, funcionais, mas, ao mesmo tempo, adicionem um toque de estilo e sofisticação ao ambiente.

Você pode compor todo o espaço apenas com móveis contemporâneos, ou criar um mix com peças contemporâneas e uma ou outra de destaque relacionada a outros estilos. 

Por exemplo: um item de família, porta-retratos, jardins verticais e obras de arte.

O design contemporâneo na cozinha completa Madesa Reims

Se você adora o design contemporâneo, precisa conferir as opções incríveis da Madesa, como a cozinha completa Reims.

Ela é ideal para trazer um design mais moderno e sofisticado à sua casa, além de adicionar mais praticidade e funcionalidade aos seus dias.

Que tal conhecer os destaques dessa cozinha?

Design exclusivo e pés de madeira

O design contemporâneo pauta todos os detalhes da cozinha Reims. Um dos destaques são os pés de madeira maciça, que deixam o ambiente charmoso e proporcionam firmeza ao móvel.

Armário aéreo

O armário aéreo permite organizar diversos itens, adicionando mais facilidade a sua rotina. Além disso, ele traz um lindo toque moderno.

Conta com portas de correr em vidro reflex. O material pode tanto refletir o ambiente como mostrar o interior do móvel, dependendo da iluminação. Esse detalhe está totalmente ligado ao design contemporâneo, que traz o mix de materiais e adiciona mais beleza e elegância às cozinhas.

Pintura poliéster ecológica em preto

A cozinha Reims tem um lindo acabamento em preto, com exceção das partes internas das gavetas e das costas, que são brancas.

Todo o processo é feito com pintura poliéster ecológica de alta resistência. Esse diferencial dá maior destaque à tonalidade e conserva a beleza do móvel por mais tempo.

Peças funcionais

É claro que a funcionalidade também está presente na Cozinha Reims. Isso porque ela conta com peças importantes para tornar a sua cozinha mais prática.

Essa é uma opção completa com: armário aéreo de duas portas, balcão com duas portas e tampo, armário aéreo com duas portas de correr de vidro reflex, balcão com duas portas sendo uma basculante, uma gaveta e tampo e uma torre quente com três portas, sendo uma delas basculante.

E aí, conseguiu se inspirar?

Neste conteúdo, você aprendeu que o design contemporâneo é o que retrata nossos dias atuais. Como ele ainda está acontecendo, não possui características rígidas – o que pode ser ótimo para inovar e criar decorações diferentes!

Apesar disso, existem alguns pontos em comum, como a busca pelo minimalismo e funcionalidade, uso de cores claras na base e de detalhes contrastantes, mix de materiais e até de estilos, presença de texturas, linhas retas e orgânicas e apreço por ambientes bem iluminados e integrados.

Nos mobiliários esses conceitos também estão presentes, levando peças-chave que ajudam a otimizar o espaço e melhorar a rotina em casa.A cozinha completa Reims, da Madesa, é um ótimo exemplo, com tudo o que você precisa para tornar sua cozinha mais funcional e bonita. Gostou deste conteúdo? Então conheça os detalhes da cozinha completa Reims!