Imóveis pequenos estão cada vez mais em alta, devido à grande demanda do mercado – e isso significa que os cômodos também são, automaticamente, mais compactos. 

Assim, ter um planejamento na hora de escolher a mobília se torna essencial. Para uma sala pequena e confortável, por exemplo, é preciso se atentar às medidas e à disposição dos móveis para que o ambiente seja funcional e aconchegante.

Considerando tudo isso, pode parecer desafiador criar um espaço compacto e, ao mesmo tempo, bonito e moderno. Mas com algumas otimizações, o processo se torna muito mais simples.

Neste conteúdo, aprenda como decorar sala pequena de uma vez por todas. Boa leitura!

Ideias para decorar sala pequena

Para trazer beleza e elegância a uma sala compacta, é essencial focar em otimização de espaço e móveis multifuncionais. Em geral, priorizar cores claras e neutras para ampliar visualmente o ambiente e evitar o excesso de objetos decorativos funciona muito bem.

Mesmo assim,  é preciso ter muita atenção em alguns pontos, especialmente se o seu intuito é ter uma sala com mesa de jantar e sofá, por exemplo. 

Como há pouco espaço disponível, é importante pensar em cada detalhe para que você adquira o conforto que esse ambiente merece e tenha a funcionalidade que algumas áreas livres proporcionam.

Confira a seguir 8 dicas essenciais:

1. Tire as medidas

Antes de definir os móveis que você deseja para a sua sala, é imprescindível medir o espaço disponível – sempre se atentando à parte elétrica (como as tomadas) para que o espaço seja funcional. 

Meça todas as paredes e anote os móveis que você pretende colocar em cada uma. Por exemplo, se você deseja comprar um rack para sala pequena, busque por uma opção que se adeque à medida que você tem disponível. 

Assim, você evitará a dor de cabeça que a compra de um móvel do tamanho errado pode causar — além de aproveitar o espaço da melhor forma. 

2. Menos é mais

Para uma sala de estar pequena, nunca se esqueça: colocar muitos móveis pode poluir e prejudicar a harmonia do ambiente! Sendo assim, você pode optar por um sofá de dois ou três lugares e complementar com uma poltrona. 

No lugar de um rack, você pode optar por um painel suspenso para deixar o espaço mais fluido. Outra opção é trocar as mesas de centro por mesas laterais – sempre respeitando as áreas de circulação.

3. Nichos e prateleiras

Apostar em móveis suspensos sempre será uma ótima opção para otimizar o espaço e criar uma decoração especial – mas isso não significa que é preciso preencher a parede com prateleiras, viu? 

Escolha uma parede específica e intercale três prateleiras com nichos, por exemplo. No móvel da TV, é válido usar nichos para caprichar na hora da decoração.

4. Escolha cores que ampliam o ambiente

Como o espaço é reduzido, é importante não escolher cores muito vibrantes ou pesadas, pois elas podem escurecer o ambiente e reduzir a sensação de bem-estar que ele promove. 

Assim, escolha uma paleta de cores e brinque com as tonalidades. As matizes das paredes precisam dialogar com os móveis para que você tenha uma sala harmônica e iluminada.

5. Decore com moderação

Na hora de escolher os objetos para decorar a sala, lembre-se da segunda dica: menos é mais! Optar por um estilo minimalista é uma forma inteligente de criar um conceito moderno. 

Mas então, como decorar uma sala pequena moderna e simples? Utilizar muitos itens pode dar a sensação de falta de espaço, então seja cauteloso e moderado na decoração. 

É possível usar plantas, almofadas, tapetes, quadros, adornos… o que você quiser, mas sem exageros!

Veja também: Tendências de decoração 2024: inspirações para toda a casa!

6. Aposte nos espelhos

Espelhos promovem a sensação de amplitude, o que faz com que a sua sala pareça maior do que realmente é, além de muito mais iluminada. 

Uma boa dica é, para o móvel da TV, use nichos com espelhos – além de parecer mais ampla, a sua sala pequena será muito mais moderna. Se preferir, é possível colocar um espelho acima do sofá – tudo depende do espaço disponível e da disposição dos móveis.

7. Atenção ao sofá!

Em qualquer sala, o sofá sempre será um móvel de destaque. Portanto, é essencial escolher um modelo que esteja de acordo com o espaço disponível e não comprometa a circulação e o conforto. 

Para uma sala pequena, o tamanho do sofá é o que define as áreas livres. Por isso, busque por um modelo compatível com as medidas da sua sala – os sofás de canto tendem a otimizar espaço e garantir um estilo diferenciado ao ambiente. 

Outra dica é optar por modelos sem braços para ter mais espaço, sem abrir mão do conforto.

Se possível, deixe de lado o conjunto de 2 e 3 lugares e dê preferência a apenas um módulo para compor o seu espaço.

8. Estantes

As estantes são ótimas aliadas para quem quer decorar um ambiente compacto, pois oferecem armazenamento e exposição sem utilizar muito espaço no chão. Você pode optar por estantes verticais e flutuantes para manter a sensação de amplitude no ambiente. 

Existem diversos modelos diferentes que por si só já podem agregar modernidade e elegância ao cômodo, como as estantes escada, por exemplo.

Dicas para se planejar

Para fazer o planejamento de uma sala pequena, é importante já ter um estilo de decoração em mente. Isso facilitará e muito na hora da escolha, como: cor da madeira, acabamentos, medidas, disposição, entre outros. 

Assim como a disposição dos móveis, a decoração faz toda a diferença. Então, mantenha o seu foco na harmonia de cores, assim como na iluminação do seu espaço.

Pronto para colocar todas as dicas em prática? Confira a loja e encontre os móveis perfeitos para toda a casa!

E se você gostou das nossas ideias para decorar sala pequena, continue lendo o blog e fique por dentro de todas as tendências!