A iluminação pode mudar totalmente o visual da sua casa, e é uma das partes fundamentais que precisam ser pensadas, já que também é  responsável por agregar conforto e facilidade para os ambientes.

Uma boa iluminação para casa pode até alterar a disposição das pessoas, como deixá-las mais sonolentas ou relaxadas, ou até mesmo mais despertas e atentas. 

Isso porque apesar de parecer algo tão básico, existem diversos modos de criar a iluminação ideal de acordo com as suas necessidades e vontades.

Quer descobrir como deixar sua casa ainda melhor? Separamos 5 dicas para te ajudar a  escolher os melhores tipos de iluminação para o seu ambiente ficar perfeito! Mas antes disso, saiba quais são as suas possibilidades: Vamos ver?

Quais são os tipos de iluminação artificial?

Muitas pessoas não sabem, mas existem vários tipos  de iluminação e cada uma delas é capaz de provocar um efeito físico e emocional no ambiente. Exemplificando, temos a iluminação direta, indireta, difusa, entre outras. 

 Iluminação direta

Entre os tipos de iluminação, essa é a que ocorre quando o fluxo de iluminação incide diretamente sobre algum ponto específico, impedindo, de certa forma, que as paredes ou forros das casas retenham o seu potencial lumínico.

Iluminação indireta

Sendo o contrário do conceito de iluminação direta, está entre os tipos de iluminação que primeiro refletem no teto ou em algum outro lugar, perdendo absorção, para depois provocarem o efeito lumínico.

Iluminação difusa

Já a iluminação difusa está entre os tipos de iluminação artificial que são capazes de espalhar a luminosidade por todo o cômodo de forma uniforme. Isso porque o fluxo de luminosidade passa antes por um elemento difusor que realiza esse trabalho. 

Quais os tipos de iluminação natural?

Existem algumas formas de provocar o efeito luminoso nos ambientes sem necessariamente utilizar uma iluminação artificial, sendo conhecida como iluminação zenital. Para isso, algumas opções como utilizar telhas translúcidas, claraboia, átrios e cúpulas são interessantes.

Iluminação natural ou artificial?

Não existe uma resposta exata para essa pergunta, pois o melhor tipo de iluminação para o seu ambiente vai depender muito de qual a sua finalidade, assim como qual o sentimento que você deseja despertar em si e nas pessoas que o compartilham.

A luz natural tem a vantagem de ser econômica, sustentável e acolhedora. 

Porém, há momentos em que apenas a iluminação artificial é capaz de provocar o efeito de luminosidade que queremos, mesmo que seja durante o dia, já que suas opções são variadas. 

Mesclá-la com a luz natural é uma alternativa comum em grandes espaços, confira a seguir algumas dicas:

1.  Saiba escolher entre lâmpadas quentes ou frias 

Essa pode ser uma questão  que você nunca nem chegou a pensar, mas que faz total diferença nos ambientes. Como dito anteriormente, as lâmpadas podem criar várias sensações, como relaxamento ou aumentar a atenção. Isso acontece devido a temperatura.

Quando o assunto é tipos de iluminação, é válido saber que as lâmpadas de tons frios normalmente são indicados para ambientes que exigem maior atenção, como cozinha, lavanderia, banheiro e escritório. 

Já as de tons mais quentes, como o amarelo, são indicadas para locais de relaxamento, como quartos e salas. Na hora de escolher, leve essas questões em consideração. Você verá que escolher a lâmpada certa já faz total diferença.

2. Use a iluminação indireta

Trabalhar com tipos de iluminação indireta também é uma boa ideia para quem quer criar espaços mais aconchegantes, agradáveis e relaxantes.

Essa estratégia consiste em criar pontos de luz diferentes, através de abajures, luminárias e spots distribuídos pelo cômodo

Além de ser muito charmoso, esse estilo também evita que seja preciso olhar diretamente para a luz, que irá rebater no teto e projetar uma suave iluminação de sala. O método também é uma ótima ideia para criar decorações diferentes e com um toque requintado.

3.  O tamanho das luminárias interfere nos tipos de iluminação

Diretamente ligada a dica anterior, ficar atento ao tamanho das luminárias é fundamental. 

Fazer uma escolha errada  pode causar grandes desconfortos, por exemplo: se você escolher uma luminária muito grande e ela não for compatível com o tamanho do seu cômodo, permanecer no ambiente por muito tempo pode ser até doloroso, causando dores de cabeça

Por outro lado, se você escolher uma muito pequena, o local ficará escuro demais e também poderá gerar mal-estar.

Por isso, na hora de escolher, selecione os modelos que são compatíveis com o seu espaço. Lembre-se também que elas precisam compor uma a outra, formando uma iluminação completa e agradável.

4. Invista em uma luz central

Mesmo optando pela iluminação indireta, é fundamental que os espaços possuam uma luz central. Assim, toda a luminosidade será distribuída da maneira correta, criando uma perfeita composição.

5. Valorize a iluminação natural

A iluminação natural pode ser uma grande aliada na hora de montar o seu projeto. Ela compõe todo o ambiente perfeitamente, criando aquela sensação tão gostosa e buscada por todos, o conforto.

Além disso, ela também é fundamental para quem quer diminuir os gastos. Durante o dia, ela diminui a necessidade de usar energia, deixando o local super agradável.

Para utilizá-la melhor, você pode aliar itens como espelhos e móveis que refletem, como guarda-roupas e armários para cozinha, criando, além de uma iluminação perfeita, uma composição harmoniosa.

Com essas dicas, sua casa ficará muito mais aconchegante para você aproveitar sozinho, com a família ou com amigos.

Gostou? Compartilhe com alguém que você sabe que também vai adorar saber mais sobre o assunto! Ainda, acompanhe nosso Blog para ver mais conteúdos como esse!

Aproveite também para dar uma olhadinha no nosso Instagram para ficar por dentro de todas as novidades. E para conhecer nossos produtos, clique em madesa.com.