Pode não parecer, mas a decoração para sala grande é um pouco mais complexa do que a de uma sala compacta. Isso porque, é necessário preencher cada canto desse cômodo, além de exigir mais itens decorativos e móveis também.

Por isso, é importante dar atenção a cada detalhe na hora de começar a decorar este espaço da casa. E para deixar um ambiente confortável, você precisa acertar na quantidade de mobília na sala, entre outras questões.

E para ajudar nesse processo, nós, da Madesa, preparamos um guia completo que vai auxiliar você na sua decoração para sala grande. Continue por aqui e confira dicas incríveis!

Você pode ler também: Sala aconchegante: dicas para deixar o seu ambiente confortável.

Conheça 9 dicas de decoração para sala grande

A sala é um dos cômodos mais frequentados da casa, é onde você recebe visitas, reúne a família ou amigos, entre outros eventos. Por isso, esse ambiente precisa ser confortável e aconchegante. 

E na hora de decorar, é fundamental estar atento a todos os detalhes, para garantir uma decoração adequada ao ambiente. Abaixo, você confere dicas indispensáveis, que vão te ajudar nesse processo. 

1 – Faça um planejamento

Antes de dar qualquer passo no processo de decoração desse cômodo, é importante fazer um planejamento. Essa é uma das etapas indispensáveis, porque é o momento para você definir os espaços que serão preenchidos, entre outros.

Lembrando que um planejamento é fundamental, principalmente para determinar o estilo da sua decoração para sala grande. Ou seja, qual mais combina com você. Faça uma pequena lista com os principais e defina os pontos.

Então, você pode reunir as mais populares, sendo:

E a partir dessa definição, você consegue dar atenção para os detalhes básicos, como as medidas do espaço. Avalie o que cabe ou não em uma sala grande, dessa forma, é possível escolher os móveis certos.

2 – Defina os móveis 

Após ter feito todo o seu planejamento, é hora de colocar tudo em prática. E um dos primeiros passos é a escolha da mobília da decoração para sala grande. 

Além disso, é importante ressaltar que nem todos os móveis são indicados para uma sala grande. Nesse ambiente, é essencial escolher móveis confortáveis, que combinem com o estilo do seu cômodo.

A dica é fazer uma lista com os móveis mais populares para uma sala grande, que atendam à sua necessidade. Assim, você consegue desenvolver a decoração para sala grande baseada nesses pontos. 

Caso não saiba quais os móveis, você pode optar por: 

  • Poltronas;
  • Aparador;
  • Sofás;
  • Estante;
  • Mesa de centro;
  • Cristaleira;
  • Rack;
  • Televisão grande;
  • Lareira,
  • Puffs. 

As opções vão variar de acordo com a sua necessidade, estilo da decoração e, principalmente, o espaço disponível do ambiente.

3 – Inclua tapetes

Outro item que você precisa incluir no seu projeto são os tapetes. Pode não parecer, mas eles são essenciais na decoração de uma sala grande, isso porque, ele serve para dividir ambientes, proteger o piso, além de outras funções.

Então, na hora de optar pelo tapete, é importante dar atenção a dois principais pontos, que são: tamanho e cores. 

Apesar da sua sala ser grande, é necessário ter um tamanho adequado para cada ambiente. Contudo, a escolha vai depender bastante da sua função no cômodo, além da decoração do espaço.

Tire as medidas certas do ambiente que ele será inserido, para não ficar desproporcional no ambiente, com sobra ou falta de espaço. Além disso, na hora de escolher, saiba que o tapete precisa combinar com o sofá.

4 –  Atente-se aos itens decorativos 

Os itens decorativos são essenciais para o seu projeto de decoração da sala grande. Eles deixam tudo mais confortável, além de embelezar todo o ambiente.

Um dos itens mais populares são os quadros, que complementam a decoração do espaço. O indicado é escolher itens que combinem com o estilo da sua sala, sem muito exagero. Além disso, é importante ressaltar que não há uma regra para quantidade, fica a seu critério.

Outro item decorativo para a sua sala grande são as prateleiras, que funcionam super bem em ambientes amplos ou compactos. Além de servirem para a decoração, você pode colocar livros, porta-retratos, vasos de plantas, entre outros.

5 – Invista na iluminação

A iluminação é a peça-chave da sua decoração para sala grande, principalmente quando pensamos em lustre e luminárias. Esses itens são fundamentais para a decoração do espaço, deixando mais sofisticado e elegante. 

Então, como o ambiente é mais amplo, você precisa espalhar pontos de luz pelo espaço, através de abajures, arandelas e spots. Existem diversas opções para você investir na iluminação de uma sala grande.

6 – Use plantas na decoração para sala grande

Não é de hoje que as plantas são bastante usadas na decoração dos ambientes, principalmente se ele for grande. Isso porque, elas trazem mais conforto ao espaço, além de melhorar o ar do cômodo.

Além disso, elas completam a decoração do cômodo, contudo, é importante ressaltar que não é toda planta que é resistente ao ambiente interno. Por isso, é preciso escolher as mais indicadas para esse processo.

A dica é comprar plantas de sombra, que se adaptam a falta de luz e calor, como:

  • Palmeira-areca-bambu;
  • Espada-de-São-Jorge;
  • Lírio-da-paz;
  • Hera inglesa;
  • Costela-de-adão;
  • Babosa.

7 – Divida os ambientes

Se a sua sala for muito grande, saiba que você pode integrar ambientes neste espaço. Isso mesmo! A integração das salas de jantar é bastante popular nesse processo, permitindo utilizar todos os cantos. 

Dessa forma, você consegue deixar um ambiente harmonioso e preencher cada espaço na hora da decoração para sala grande.

8 – Aposte nas cortinas na decoração para sala grande

As cortinas são essenciais, principalmente se você tem espaço para isso. Elas deixam a decoração mais confortável e aconchegante, além de servir para outras funções.

Por isso, é necessário incluir esse item no seu projeto de decoração para sala grande. Lembrando que as opções são variadas, existem diversos modelos e formatos. O ideal é escolher conforme a sua necessidade.

A dica é não exagerar muito nas escolhas de todos os itens. Dessa forma, você consegue evitar que a decoração para sala grande fique desconfortável, parecendo bagunçada. Afinal, ninguém gosta de frequentar um ambiente assim, certo? 

Então, na hora de executar o seu projeto de decoração para sala grande, invista na iluminação, itens decorativos, tapetes, entre outros. Além disso, planeje toda a sua mobília e veja qual melhor se adapta ao estilo desse cômodo.

Gostou do conteúdo? Esperamos que sim! Agora que você já sabe como montar a decoração de uma sala grande, que tal aprender a limpar seu sofá em casa? Clique e confira!