Curtir sua casa ao ar livre não se limita a ter uma área de churrasco e um belo quintal ou varanda. Montar uma cozinha externa é uma supertendência, com direito a armários estilosos e todos os eletrodomésticos que você tem dentro de casa. Isso mesmo!

Esse tipo de espaço é uma adição muito versátil à residência, valorizando o imóvel e proporcionando um ambiente muito agradável para refeições em família e com os amigos. A ideia pode contribuir até mesmo com a redução dos gastos com energia. Afinal, a luz natural é abundante do lado de fora. 

Quer entender mais sobre essa tendência e conferir dicas para começar um projeto de cozinha externa? Então, confira este texto!

Quais são as vantagens da cozinha externa?

As cozinhas externas oferecem uma mistura de praticidade, versatilidade e charme para a sua casa. Elas são uma adição valiosa, que pode proporcionar ótimos momentos para quem gosta de cozinhar e aproveitar refeições ao ar livre. Veja só algumas das principais vantagens!

  • é perfeita para reuniões sociais — se você gosta de ver a casa cheia, a cozinha gourmet externa vai se tornar seu ambiente preferido para receber os amigos;
  • oferece opções de grelhados, assados e pizzas — na hora de planejar sua cozinha, você pode equipá-la com churrasqueiras, defumadores e outros equipamentos que vão ampliar as possibilidades culinárias;
  • mantém odores, fumaça e sujeira longe do interior — alguns pratos, como carnes grelhadas, são deliciosos, mas a fumaça e a sujeira feita nas paredes e no chão podem ser bem desmotivadores, não é? Na cozinha externa, esses problemas são reduzidos, e é possível experimentar vários pratos sem fazer nenhuma bagunça dentro de casa;
  • não aumenta a temperatura interna em dias quentes — outro ponto positivo é que, mesmo no verão, você pode cozinhar enquanto sente o ar fresco da área externa e sem que as paredes maximizem o calor;
  • valoriza o imóvel para futuras vendas — uma cozinha externa bem projetada agrega valor ao imóvel, sendo excelente para valorizar o seu investimento;
  • pode ser utilizada em diferentes estações — como no Brasil não há um frio severo, a opção da cozinha externa cai bem em qualquer época;
  • reduz o consumo de energia da casa — como você vai aproveitar muito mais a luz natural, esse projeto pode até mesmo contribuir com a redução dos gastos com energia;
  • há mais espaço para receber convidados — com uma cozinha externa bem organizada e equipada com todos os utensílios culinários, você nunca mais ficará sem espaço para acomodar seus amigos e familiares na hora das refeições;
  • garante ótimos momentos ao ar livre — por fim, o grande atrativo da cozinha externa é poder desfrutar de um ambiente superagradável para realizar suas refeições, tornando esses momentos ainda mais relaxantes e especiais.

Cozinha externa: algumas dicas para planejar

Assim como na cozinha interna, a sua criatividade é o limite para os projetos externos. Existe uma grande variedade de layouts, modelos de armários e mesas de jantar adequados para a exposição ao ar livre. 

Então, você pode personalizar esse ambiente como achar melhor para deixá-lo com a sua cara. Veja algumas dicas gerais para começar o planejamento da sua cozinha externa!

Planeje um layout funcional

Considere o espaço disponível e decida onde ficará a sua nova cozinha. Você precisará de um ambiente com encanamento para a pia e com uma pequena área coberta, para proteger os móveis e equipamentos de chuva. É possível montar a cozinha no quintal, na varanda ou na área gourmet.

Com base no espaço escolhido, planeje o layout cuidando para haver proximidade entre a área de preparação, a churrasqueira, a pia e a área de jantar para facilitar o fluxo de trabalho. Armário de cozinha compacto e com peças de canto são ótimas opções para otimizar o espaço e garantir que tudo esteja ao alcance.

Cozinha compacta branco e cinza Agata

Escolha bons materiais

Mesmo com área coberta, os móveis da cozinha externa ficarão mais suscetíveis aos efeitos do tempo. Por isso, é fundamental priorizar materiais mais resistentes à umidade e  ação de ventos fortes. Alumínio e aço inoxidável são boas opções. 

Para os armários, a dica é escolher armário MDF com acabamento brilhante, esse material é menos suscetível à expansão e à contração por variações de umidade e temperatura do que a madeira. Desse modo, podem ter uma melhor resistência no ambiente externo.

Armário MDF com acabamento brilhante

Instale armários e prateleiras

Instale armários de cozinha no seu projeto de espaço culinário externo. Afinal, faz toda a diferença ter utensílios e mantimentos sempre à mão na hora de cozinhar. 

Pense também nas necessidades funcionais do espaço. Se precisa integrar a cozinha externa com lavanderia, por exemplo, o ideal é planejar os armários ou investir em módulos que acomodem todos os eletrodomésticos culinários, além da máquina de lavar e da secadora. As peças podem ser usadas estrategicamente para separar o canto de lavar roupas. 

Outra dica é usar prateleiras para maximizar os espaços de armazenamento e, de quebra, dar um toque extra à decoração. Exponha utensílios e aparelhos com design estiloso, como potes de mantimento, canecas decoradas e louças elegantes.

Kit com 2 Prateleiras Suspensas para Cozinha

Tenha uma bancada espaçosa

Uma bancada espaçosa oferece um local amplo para preparar alimentos, cortar vegetais, temperar carnes e realizar outras tarefas culinárias. Esse item é muito bem-vindo na cozinha, seja externa ou interna. Escolha um modelo alinhado ao estilo de decoração dos armários e da mesa de jantar.

Bancada de cozinha preta

Instale uma iluminação adequada

A barra de led é uma ótima solução para deixar o ambiente bem iluminado, mas é claro que você precisa de um bom projeto de iluminação para manter o ambiente agradável e funcional à noite. Luzes de teto, luminárias embutidas e barras de led são grandes aliadas para otimizar as áreas de trabalho e criar uma atmosfera mais acolhedora.

Barra de led

Integre a churrasqueira 

Ao combinar a churrasqueira com a cozinha, você economiza espaço, o que é especialmente vantajoso se você tiver uma área limitada para o seu projeto. Essa integração também deixa o design mais coeso e favorece a sensação de unidade na sua área externa.

Proteja contra o tempo

Instale uma cobertura resistente, como um telhado ou pérgola, sobre a sua cozinha externa. Como dissemos, a ideia de curtir ao ar livre é ótima, principalmente para saborear as refeições, mas os móveis e eletrodomésticos precisam ficar abrigados da exposição à chuva e ao sol excessivo. 

A dica para não perder a sensação de liberdade do ambiente externo é limitar essa proteção à cobertura, deixando as laterais completamente abertas para o quintal ou jardim. Caso queira um plano de emergência para chuvas muito fortes que podem vir de lado, é possível instalar portas de correr de vidro, fechando-as em caso de necessidade.

Inclua eletrodomésticos

Não deixe de equipar o espaço com geladeira, forno de embutir, cooktop e outros eletrodomésticos para não ter que se deslocar constantemente para dentro de casa quando estiver cozinhando. Se isso acontecer, há grandes chances de que você não consiga estabelecer o hábito de usar sua cozinha externa, afinal, ela perderá a praticidade.

Caso não queira ter dois espaços culinários totalmente equipados, por que não priorizar a área externa? Assim, você pode deixar a cozinha interna apenas para os dias mais frios e chuvosos. 

Forno de embutir e cooktop

Escolha uma decoração harmoniosa

Aproveite para escolher modelos de armários, mesas e cadeiras que combinem com o tipo de decoração desejado. No mercado, há opções para todos os gostos: desde a cozinha externa rústica às peças mais modernas, passando pelo estilo provençal, pelo minimalista, entre muitos.

Explore essa tendência!

Como você viu, montar uma cozinha externa é uma solução versátil, que agrega valor ao seu imóvel e proporciona um ambiente agradável para refeições com amigos e familiares ao ar livre. 

Para começar o seu projeto, leve em conta as nossas dicas para valorizar o layout da área externa e montar um espaço não apenas aconchegante mas também funcional.

E, para que a cozinha fique tão bonita quanto você está desejando, conte com a Madesa para encontrar os móveis ideais para o seu projeto, com alta qualidade e um atendimento que é referência no mercado!

É fácil: navegue pela seção de móveis para cozinha e veja nossos modelos!