Fazer um bom churrasco envolve muito mais do que simplesmente “queimar” uma carne na churrasqueira. Estamos falando de um momento especial em que reunimos família e amigos, e vivenciamos toda uma experiência. Porém, não tem nada melhor do que poder fazer tudo isso em um cantinho específico para o churrasco, com decoração, móveis e equipamento adequados.

Pensando em te ajudar a deixar o churrasco mais gostoso, a Madesa trouxe 7 dicas que irão transformar o seu ambiente e torná-lo ideal para o preparo das carnes e ainda para receber as pessoas que irão degustar esses momentos. Confira!

Leia também: Como fazer decoração de varanda? Confira 4 dicas incríveis!

Veja como criar o espaço de churrasco ideal

Inspire-se e conheça algumas maneiras de montar o seu cantinho do churrasco do jeito que você sempre sonhou:

1 – Analisando o espaço disponível

Primeiro de tudo: entender qual o espaço que você tem disponível na sua casa para montar o canto do churrasco. A verdade é que você não precisa de um espaço amplo. O importante é arranjar um lugar onde você consiga colocar uma churrasqueira, seja ela de metal, tijolos, elétrica, defumadora ou qualquer outro modelo. O ideal é que esse ambiente tenha saída para a fumaça e, pelo menos, uma superfície para apoiar a tábua de madeira, para cortar e servir a carne.

Se houver algum espaço externo na sua casa, com boa circulação de ar e que, tanto o churrasqueiro quanto os convidados, possam curtir o churrasco e, ao mesmo tempo, ficarem protegidos do sol direto ou chuva, então, não hesite em abraçar essa oportunidade de montar seu cantinho de churrasco nessa área externa

Caso o seu espaço seja pequeno, ou não conte com uma área de quintal para decorar e transformar, uma outra opção é utilizar a cozinha da casa e levar a carne já pronta para as pessoas.

2 – Modelo de churrasqueira

Essa, com certeza, é uma escolha muito importante, afinal, não há churrasco sem churrasqueira. Existe um grande número de modelos no mercado: prontas, semi-prontas, portáteis e até algumas que são ideais para apartamentos, já que não produzem fumaça. 

O interessante, com tantas opções, é entender qual modelo funciona melhor para o espaço que você tem. Se você vai usar o ambiente escolhido exclusivamente com essa finalidade, então, o ideal seria adquirir uma churrasqueira fixa. Caso o seu objetivo seja contar com churrasqueiras mais práticas e simples, as melhores opções são as compactas. 

Não faltam tipos de produtos para cada necessidade. Então, analise bem o espaço que você irá montar o cantinho do churrasco e veja qual modelo de churrasqueira funciona melhor para o seu momento.

3 – Utensílios essenciais

Outro ponto importante na hora de criar esse espaço, é ter as ferramentas e utensílios certos para esse fim. Se for possível, o correto seria que eles ficassem nesses espaços para uso exclusivo dessa atividade, evitando, assim, que você tenha que ficar se deslocando o tempo todo para pegar alguma coisa. 

Vale ressaltar que os utensílios específicos de churrasco são bem diferentes daqueles usados no dia a dia na cozinha. As facas de churrasco geralmente possuem uma qualidade superior de corte, tamanho e material. Tábuas usadas para apoiar e cortar as carnes também são mais resistentes e possivelmente ficarão com as marcas dos cortes das facas. Isso sem contar os potes, vasilhas, pinças, entre outros materiais, que são destinados ao churrasco. 

Então, a terceira dica é reservar e investir em utensílios de churrasco. Compre ou redirecione o que você já tem em casa e não fará falta na sua cozinha para esse objetivo. Além de te poupar muito tempo procurando essas coisas quando estiver precisando, você acaba transformando o ambiente em um espaço mais funcional e tudo isso irá fazer muita diferença quando você estiver assando suas carnes.

Dica esperta de leitura: Motivos para ter um balcão porta-temperos na sua cozinha.

4 – Decoração do ambiente

Já que a intenção é ajudar você a criar um ambiente acolhedor e funcional para o seu cantinho do churrasco e, tudo isso, sem gastar muito, investir na decoração é meio caminho andado. 

Pensando nos espaços menores ou que precisam ser compartilhados com outros ambientes da casa, a decoração será uma importante carta na manga. Já que muitas vezes você consegue proporcionar uma decoração elegante ou mais retrô, sem precisar gastar muito e, ainda assim, mantêm esse espaço atrativo. 

Nesse caso, pense em cores que harmonizem com o restante da casa, dê atenção aos detalhes utilizando quadros, placas, abridores de garrafa, enfeites, entre outros objetos que sejam fáceis de limpar e que irão suportar a fumaça constante e o calor. 

5 – Móveis adequados

Se o local escolhido possui um certo espaço, seja no quintal, na varanda ou mesmo dentro de casa, e você quer trazer mais elementos decorativos, vale acrescentar alguns móveis. Na realidade, o uso de móveis nesses espaços vai além do valor estético, podendo servir muito bem para otimizar o seu cantinho. 

Opte por mesas e cadeiras de materiais de plástico, e que não sejam muito pesadas. A dica é: os móveis devem ser, ao mesmo tempo, acolhedores e confortáveis para os seus convidados, mas também precisam ser práticos pensando no momento da limpeza. 

Além de mesas e cadeiras, invista em: 

  • Carrinhos portáteis: especialmente se você não tem muito espaço e não quer gastar em vão, com um desses, você consegue guardar alguns utensílios de churrasco quando precisar e ainda utilizar como apoio para cortar as carnes;
  • Bancadas e banquetas: Adicione ao ambiente bancadas com rodinhas. Existem muitos modelos, de madeira maciça, MDF, MDP e até mesmo de plástico, que cumprem bem a função de apoio extra ou mais um lugar para os convidados utilizarem. Caso você tenha uma bancada em casa, não esqueça de comprar banquetas, como uma opção a mais para as pessoas sentarem;
  • Televisão: Se houver espaço, não deixe de colocar uma televisão. Seus convidados irão amar, e esse será mais um motivo para reunir todo mundo. Afinal, qualquer competição esportiva, filme, série e final de novela ficam ainda melhor com todo mundo reunido e um delicioso churrasco. 

6 – Iluminação

Essa dica pode não parecer muito importante, principalmente se o cantinho do churrasco for na área externa, ou em algum outro ponto da casa, em que haja luz natural e os churrascos forem feitos de dia ou de tarde, mas saiba que a iluminação certa faz toda a diferença.

Nos momentos de baixa iluminação natural, o jeito é usar a luz artificial e para o espaço do churrasco é importante que o churrasqueiro consiga enxergar com clareza. Então, o foco é iluminar a bancada onde as carnes são preparadas e cortadas. 

Opte por lâmpadas de LED, que possuem grande custo-benefício e iluminam áreas maiores. Se a intenção for colaborar na decoração do ambiente, adicione arandelas, que irão trazer mais charme e uma iluminação complementar, o mesmo pode ser feito com spots de luz, deixando o seu cantinho do churrasco completo, funcional e aconchegante. 

Conte com a Madesa

Para mais dicas de decoração ou compra de móveis para a sua casa, continue acompanhando outros conteúdos do Blog Madesa e acesse o nosso site.