Aproveitar momentos de lazer em casa na companhia de amigos e familiares não tem preço. Mas, para que a diversão seja garantida, assim como o conforto e praticidade, é necessário que o ambiente oferecido comporte esse tipo de encontro. E, como geralmente diversão combina com churrasco, um deck com churrasqueira pode ser exatamente o que você precisa. 

Além de reunir aqueles que você ama em um espaço pensado justamente para o lazer, um deck com churrasqueira oferece praticidade para essas ocasiões e agrega valor à sua propriedade. E não importa se o ambiente é grande ou pequeno. O que vale mesmo é que esse espaço comporte as suas necessidades e seja a morada de momentos que se tornarão inesquecíveis. 

Então, seja para a criação de um deck pequeno com churrasqueira ou até mesmo um espaço com piscina, nesse conteúdo, vamos te ajudar a planejar essa área da sua casa. Continue a leitura e entenda o que não pode faltar em um deck com churrasqueira, e como decorar esse ambiente, tornando-o mais atrativo.

Vamos lá? 

Planeje a área da churrasqueira

Planejar muito bem o espaço antes de começar qualquer construção é fundamental para que não haja problemas no meio do caminho. E esse planejamento envolve, não apenas os materiais que serão necessários para a construção de um deck com churrasqueira, mas também a distribuição correta do espaço. 

E se ter uma churrasqueira em espaço pequeno parece algo impossível, saiba que é mais fácil do que parece. Para isso, basta optar por uma área de canto, por exemplo, com uma chaminé construída corretamente para dissipar a fumaça

Você também pode optar por uma churrasqueira elétrica ou uma pequena churrasqueira grill. Invista em prateleiras para guardar os principais utensílios. 

As cozinhas planejadas também são uma excelente saída para ambientes menores. Inclusive, se você mora em apartamento, saiba que você pode sonhar com uma churrasqueira na sua varanda! 

Existem diversas opções de decks com churrasqueiras pequenas compostas de estruturas pré-moldadas, acompanhadas de balcão e prateleiras que dão suporte na hora de cozinhar. E não esqueça que você precisará de uma coifa!

Agora, se você tem espaço para um deck com churrasqueira e piscina, por que não aproveitar? Quanto mais espaço, mais facilidade você terá no ambiente, podendo deixar à mão todos os acessórios necessários para a realização de um churrasco. Churrasqueiras de tijolinhos com estruturas pré-fabricadas são sempre uma boa opção. 

Elas são fáceis de serem organizadas em qualquer canto do quintal e facilitam muito o trabalho de quem deseja ter sua própria churrasqueira. Você pode, ainda, investir em luzes em torno da churrasqueira, uma mesa com cadeiras coloridas e um deck de madeira com uma hidromassagem, que tal?

Em áreas externas, lembre-se que você precisará de alguma proteção do sol. Você pode investir em toldos e pergolados, por exemplo.  Para o revestimento das paredes, nossa dica é utilizar azulejo ou pastilhas, pois facilitam a limpeza. Já para o piso, porcelanato intermediário fosco ou cerâmica são opções resistentes e não deixam marcas de gordura. 

O que não pode faltar em um deck com churrasqueira?

Bom, além da churrasqueira, estrela principal desse novo cantinho da sua casa, outros itens também são indispensáveis, independente se o espaço é grande ou pequeno. São eles: balcão ou bancada, cadeiras ou banquetas e uma mesa para reunir os convidados. Além disso, você precisará de uma pia próxima para auxiliar na preparação do churrasco. 

É claro que, outros itens como armários, eletrodomésticos, sofás e televisão, por exemplo, também podem compor o ambiente, dependendo do espaço disponível. No entanto, eles não são essenciais, e servem apenas para agregar mais conforto e praticidade. 

Com um balcão ou bancada, você já consegue armazenar e organizar as carnes que entrarão na churrasqueira, assim como os utensílios de maior uso. As cadeiras ou banquetas poderão acomodar os seus amigos e familiares na hora de se servirem, e a mesa servirá como apoio dos acompanhamentos que todo bom churrasco tem, como farofa, arroz, salada, maionese, etc. 

Afinal, como decorar seu deck com churrasqueira?

Assim como os demais espaços da sua casa, o deck com churrasqueira também precisa ter estilo. Existem diferentes formas de decorar essa área, cada uma delas varia de acordo com a estética que você busca e o espaço que você tem. 

Acompanhe algumas ideias para decorar o seu deck com churrasqueira: 

Área gourmet

A área gourmet é uma das opções mais comuns. Para decorá-la, é preciso dividir o espaço em três partes: molhada (pias e torneiras), quente (churrasqueira e fogão) e gelada (geladeira e freezer), sendo que os locais quentes devem ficar distantes do gelado. 

Churrasqueiras elétricas ou laterais em vidro são ótimas opções. Você pode revestir o equipamento com madeira de demolição, pastilha  ou mármore. Nos móveis, prefira tonalidades vibrantes e objetos decorativos com contraste. 

Design moderno

Se você é fã de ambientes modernos, saiba que esse estilo combina muito com o ambiente de lazer, favorecendo o clima de descontração. Aposte em itens coloridos e engraçados, como quadros e toalhas de mesa. 
Elementos metálicos podem estar presentes nos utensílios e também na churrasqueira de inox. E não se esqueça da iluminação abundante para complementar esse ambiente.

Design rústico

O design rústico é um dos mais escolhidos pois combina bastante com a proposta de um deck com churrasqueira. Aqui, elementos de madeira estão fortemente presentes, principalmente nas mobílias e mesas. Revestimentos também são altamente aconselhados para dar aquela sensação rústica.

Uma parede de pedras e uma churrasqueira de tijolos, por exemplo, são ideias para esse estilo. 

Espaço ao ar livre

Se você tem uma área externa para construir um deck com churrasqueira, esse espaço precisa ser desenhado em harmonia com a fachada da sua casa. Para aproveitar o ar puro e dias de sol, vale a pena investir em móveis externos, como sofás e poltronas em vime com mesas de apoio. Uma ótima ideia é investir em um pergolado que proteja a churrasqueira e a mesa de jantar. E lembre-se de investir em plantas! 

Simplicidade

A simplicidade pode reinar no seu deck com churrasqueira sem que você deixe a decoração de lado. Nesse caso, vale investir em um estilo minimalista, onde os tons claros e uma mobília neutra estejam presentes. Nessa opção de decoração, o importante é que todos os elementos ornem, sem que haja excesso de informações.

Como escolher os itens decorativos para seu deck com churrasqueira?

Considerando a área disponível e os itens que já estão presentes no seu deck com churrasqueira, é essencial trazer um pouco da sua personalidade ao ambiente, com base em um dos estilos de decoração que citamos acima. Uma das maneiras de escolher os itens decorativos desse espaço é levando em conta como eles combinarão com o restante do ambiente e, ainda, se eles podem contribuir de forma prática para o local. 

Busque sempre harmonia entre os enfeites escolhidos. Por exemplo: aventais e tábuas são úteis mas, ao mesmo tempo, podem decorar o ambiente, se forem exibidos corretamente no espaço. Além disso, itens exclusivamente decorativos como vasos e quadros também são muito bem vindos. 

Itens decorativos para deck com churrasqueira

Que tal um checklist de itens que podem compor a decoração do seu deck com churrasqueira? Acompanhe e inspire-se! 

  • Quadros;
  • Posters;
  • Placas decorativas;
  • Ganchos;
  • Avental;
  • Móveis coloridos;
  • Afiador de Facas;
  • Copos e canecas;
  • Cooler ou caixa térmica;
  • Tábuas;
  • Espetos; 
  • Vasos com plantas;
  • Nichos embutidos;
  • Prateleiras;
  • Sofás; 
  • Poltronas;
  • Mesas;
  • Bancadas;
  • Cadeiras;
  • Banquetas;
  • Pendentes;
  • Escritas em neon;
  • Spots;
  • Varal de luzes;
  • Kit facas;
  • Carrinho de bebidas.

Celebre sempre com a Madesa

Gostou das dicas para decoração do deck com churrasqueira? Então, não deixe de conferir nossas dicas para decorar outros ambientes da sua casa, como a sala de estar! Fique de olho no nosso blog, e até mais!