Na hora de pensar em uma boa decoração de varanda, é preciso considerar que todo projeto de decoração precisa levar em conta as particularidades de diferentes ambientes. Isso porque é imprescindível que cada espaço consiga entregar o que ele tem de melhor, tanto em questões estéticas quanto de comodidade. 

A varanda é um espaço bastante versátil e que pode ser utilizada para diferentes fins, seja para construir um espaço de descanso, convivência ou até mesmo para cultivar plantinhas. Separamos algumas dicas que, com certeza, irão te ajudar no momento de escolher a decoração da sua varanda. Confira! 

Por que investir na decoração de varanda? 

Quando optamos por um projeto de decoração para nossa casa, é importante que todos os ambientes estejam conectados e consigam transparecer personalidade!

Não sendo diferente, a decoração para varanda precisa estar nos planos, já que será um ambiente onde você passará seu tempo de lazer, recepcionando pessoas e convivendo com a sua família. Pensando nisso, nada melhor do que contar com um ambiente agradável, bonito e confortável, não é mesmo?

Por onde começar minha decoração de varanda?

Essa é uma pergunta difícil, mas calma, a gente te dá dicas para facilitar! Os passos fundamentais seriam: contratar um especialista em decoração, pensar a função do cômodo no seu dia a dia, entender quais elementos serão obrigatórios e quais móveis irão compor o ambiente.

Contrate um especialista

Apesar de parecer um processo simples e que muitas vezes pode ser feito por qualquer pessoa, a decoração vai muito além da questão estética. Seja pensando na comodidade, usabilidade ou conforto térmico e lumínico, por exemplo. 

Por esses e outros motivos é importante que, ao decidir reformar ou começar a sua decoração do zero, a contratação de um profissional seja considerada para realizar o trabalho. Algumas opções são designers de interiores e arquitetos

Pense como a decoração de varanda pode facilitar seu dia a dia

Essa dica nada mais é do que pensar no seu dia a dia e da sua família, garantindo que terá um ambiente funcional e que atenda às necessidades de todos. 

Um dos exemplos de uso da decoração de varanda é a criação de um ambiente de leitura aconchegante, de churrasco com os amigos, de um espaço para refeições ou até mesmo um escritório para trabalhar. 

O fato é que, a decoração desse ambiente irá depender 100% da finalidade para a qual ele servirá, por isso, na hora de fazer a decoração de varanda, é essencial realizar o exercício de pensar como ela pode tornar o seu cotidiano mais prático e agradável.

Saiba o que é fundamental para sua decoração de varanda

Essa dica é importante para não haver desperdício de dinheiro e nem descontentamento quando a decoração para varanda estiver finalizada. Sendo assim, após definir qual será a finalidade desse espaço, será possível e necessário que você faça um checklist de quais itens você faz questão e quais são opcionais. 

A partir disso, você conseguirá economizar e ainda garantir tudo que pensou, sem a chance de esquecer nada e nem comprar algo  sem necessidade. 

Escolha móveis que facilitem a decoração de varanda

A escolha de móveis é uma etapa importantíssima no processo de decoração, já que os móveis que são utilizados em um ambiente menor, como é o caso de uma varanda, podem ser modulados – otimizando ainda mais o processo.

Portanto, pense nas partes do ambiente que você deseja ter livre e como os móveis escolhidos irão compor o restante do espaço.

O que usar na sua decoração de varanda?

Além das dicas que já apresentamos até aqui, a seguir, iremos indicar alguns itens que você pode escolher e que podem servir independente do estilo de decoração. Alguns elementos como plantas, flores, luzes e nichos organizacionais não podem faltar! 

Use a criatividade na hora de pintar

Nos últimos anos a pintura tem ganhado um papel muito maior na decoração de um ambiente. Isso porque, hoje, é possível escolher o tipo de pintura e a cor a ser utilizada de acordo com a finalidade de aplicação. 

Por exemplo, ao pintar o teto de um ambiente cria-se a sensação de que ele é mais baixo, ao pintar apenas uma parede a sensação será de um ambiente mais amplo. Além disso, as cores que você escolher irão impactar se será um ambiente mais ameno, aconchegante ou vibrante

Como dizemos anteriormente, escolher qual parede pintar, ou pintar apenas uma parte de uma parede, é uma técnica que tem sido bastante utilizada. Essa técnica chama-se pintura setorizada e você pode conferir mais sobre aqui.

Aposte em prateleiras, nichos e estante escada

Independente da finalidade da sua varanda, prateleiras e nichos com certeza são  ótimos itens para decorar e, além disso, agregar praticidade e estética ao ambiente de aplicação.

É possível escolher nichos e prateleiras de diferentes formas, modelos e cores, e não pense que precisa escolher entre um e outro, vale a pena mesclar e trazer mais personalidade para o ambiente! 

Além disso, a estante escada também é uma excelente pedida. Nela, você pode criar um jardim vertical do seu jeitinho, incluindo as plantas e itens decorativos de sua preferência. Bacana, né?

Invista na beleza das plantas e flores

Ao utilizar plantas como itens de decoração, além de agregar beleza e estética ao ambiente, elas são um ótimo recurso para construir um lugar de maior bem-estar e melhoria no clima agitado de quem mora em área urbana.

Algumas plantas são mais comuns de serem utilizadas como decorativas, como é o caso das orquídeas, samambaias e violetas. Mas, não se engane! Ao colocar plantas como decoração, é necessário se atentar para algumas questões como o cuidado delas e de agentes que podem surgir, como insetos. Se fizer sentido, você também pode investir em uma horta! 

Hoje em dia não é difícil encontrar apartamentos ou casas que tenham hortas nas varandas, seja no estilo vertical ou no comum. Por esse motivo, se você acredita que faz sentido ter uma horta na sua varanda, saiba que ela pode significar acesso a temperos e hortaliças de forma mais prática e gratuita, garantindo uma vida mais saudável dentro de casa. 

Conte com a Madesa

Seja para decoração ou aquisição de móveis para a casa toda, a Madesa tem o que é necessário para agregar positivamente no seu projeto decorativo. Acesse nosso site e confira nossas principais opções!