A cozinha estilo americano está cada vez mais presente nas casas e apartamentos aqui do Brasil. E, claro, isso não é por acaso, já que os cômodos integrados ganharam de vez a arquitetura nacional, tornando a casa mais convidativa e com uma maior sensação de amplitude.

Se você está planejando sua cozinha americana e está com várias dúvidas, continue lendo este artigo completo que montamos sobre o assunto!

O que é uma cozinha estilo americano?

A cozinha estilo americano é aquele modelo em conceito aberto e integrado com a sala de jantar ou de estar, onde a divisão dos ambientes é feita, normalmente, por uma bancada ou uma mesa. 

Embora esse seja o tipo mais comum, existem outros para suprir a diferentes gostos e necessidades a depender do layout. Olha só: 

  • Cozinha com ilha: nela, a ilha substitui a bancada (geralmente presente em cozinhas maiores) podendo ser usada para diversos propósitos;
  • Cozinha totalmente integrada: em que não existe nenhum balcão ou ilha fazendo a divisão dos ambientes, trazendo um espaço mais aberto e fluido.
  • Cozinha em L: ideal para otimização de espaço em cozinhas menores ou de canto;
  • Cozinha em U: com balcões nos 3 lados, é muito eficiente para quem cozinha bastante;
  • Cozinha em corredor: ótima para espaços estreitos, com armários e eletrodomésticos dispostos em linhas retas.

E por que se chama cozinha americana? Esse estilo recebe o nome por conta da grande popularidade nos Estados Unidos — afinal, com tantas opções disponíveis, é difícil não se identificar com alguma delas e adotá-la em casa, concorda?

Qual a diferença entre cozinha americana e integrada?

O modelo americano junta a sala e a cozinha, geralmente com um balcão ou ilha no meio, que serve como uma divisória parcial. Já a cozinha integrada une esses espaços de forma totalmente aberta, sem nenhuma divisória, criando um ambiente contínuo.

Para saber qual é a ideal para você, considere a necessidade de uma divisória: seria útil ter esse espaço extra para preparar alimentos ou fazer refeições rápidas? Se sim, a cozinha americana é uma boa opção.

Se você prefere um ambiente fluido e mais espaço para circular, então a cozinha integrada deve atender melhor às suas necessidades.

Por que escolher esse modelo?

Não é por acaso que a cozinha estilo americano está tão em alta. Afinal, ela consegue trazer inúmeras vantagens para o ambiente. A sensação de amplitude, o melhor aproveitamento da iluminação e uma boa convivência em família são só alguns dos vários benefícios.

Veja os principais pontos positivos:

  • Sensação de amplitude: sem a divisão das paredes, a cozinha e os cômodos integrados dão a impressão de serem mais amplos — o que é excelente para apartamentos e casas pequenas, mas também beneficia residências maiores;
  • Boa iluminação: a falta da parede também favorece a iluminação dos ambientes;
  • Socialização: a cozinha integrada permite que quem está cozinhando interaja com o restante da casa, promovendo um ambiente mais social;
  • Estilo moderno: a cozinha americana traz um visual moderno e atemporal para as residências;
  • Mais espaço: as paredes ocupam entre 10 a 25 cm de espaço nas cozinhas. Isso significa que, sem essa parede, sua cozinha ganhará um espaço extra que faz toda a diferença em termos de armazenamento e circulação;
  • Fluidez: os espaços integrados se tornam mais fluídos e as áreas de circulação são otimizadas.

Com certeza uma dessas vantagens vai deixar seu lar ainda mais perto de ser seu cantinho dos sonhos, não é mesmo?

Não existe um tamanho padrão para a cozinha americana, já que ela pode ter diferentes estilos e formatos. Um dos pontos cruciais, contudo, é se atentar às medidas do balcão.

Existe um consenso na arquitetura que, em qualquer tipo de cozinha, a bancada deve ter uma profundidade mínima de 60 cm. Nos espaços muito estreitos, como no caso da cozinha americana pequena, contudo, essa medida pode ser reduzida para 55 cm.

Já em relação à altura da bancada, o recomendado é em torno de 110 cm, para que sejam usadas banquetas altas. É importante respeitar uma distância de 25 cm entre o assento da banqueta e a base da bancada, garantindo um espaço confortável para as pernas. 

Se você quiser ter uma bancada da altura de uma mesa, também é possível! Nesse caso, a altura deve ser de 75 cm com um espaço para as pernas de 25 cm.

Circulação

Outras medidas são importantes para garantir que sua cozinha estilo americano seja adequada ao uso. A circulação é um ponto que você deve sempre pensar.

Se a sua cozinha terá apenas uma bancada de serviço – que integra cozinha e sala – então a circulação mínima da área interna entre a bancada e a cozinha deve ser de 80 cm.

Já se a sua cozinha terá duas bancadas, como a bancada da pia e a bancada de apoio para preparo dos alimentos, a circulação deve ser maior, no mínimo 120 cm entre essas áreas.

Pendentes, armários e prateleiras

Os pendentes são muito usados para favorecer a iluminação, mas eles também merecem cuidado em relação à altura. O ideal é que o pendente seja instalado a uma altura de 70 a 90 cm da superfície de trabalho.

Caso vá posicionar armários ou prateleiras, a distância entre o armário ou a prateleira e a bancada baixa deve ser de 105 cm. Já para as superfícies mais altas, a distância é de 70 cm.

Eletrodomésticos

Os principais eletrodomésticos da cozinha são o fogão e a geladeira. Ambos geram calor que precisa ser dissipado, por isso não devem ficar com as laterais encostadas nos móveis. Verifique no manual de cada produto qual é a indicação de distância.Para fornos baixos, o ideal é que haja um espaço mínimo de 65 cm na frente para que a pessoa consiga agachar e retirar o prato quente. Uma geladeira costuma medir 60x70cm e um fogão 4 bocas, 60x50cm.

Se você deseja uma cozinha americana simples, porém funcional e charmosa, existem algumas dicas importantes que separamos:

1. Avalie a estrutura do imóvel

    Avalie a estrutura do imóvel, caso esteja fazendo uma reforma, para deixar sua cozinha em estilo integrado. Nesse caso, é fundamental a presença de um engenheiro ou arquiteto para saber quais paredes podem ser removidas.

    Se este não é o seu caso, a adaptação pode ser mais limitada — mas não, você não precisa abrir mão da sua cozinha estilo americano. Existem maneiras de integrar os ambientes sem grandes mudanças estruturais!

    Móveis planejados, ilhas centrais e divisórias ajudam a criar um espaço integrado e funcional sem a necessidade de uma reforma completa.

    2. Faça um planejamento

      Planeje como será sua cozinha pensando nas necessidades dos moradores. Algumas das escolhas mais importantes são:

      • Formato de cozinha (em U, L, linear, com divisórias etc);  
      • Balcão ou ilha (sendo o primeiro ideal para espaços menores, enquanto o segundo oferece maior espaço para pia, cooktop ou áreas adicionais de armazenamento);
      • Onde ficarão os eletrodomésticos, considerando a distância entre a pia e outros elementos, como bancada e área de preparo de alimentos;  
      • Como será a integração com a sala de jantar — será totalmente aberta, com divisão de meia parede ou utilizando a ilha como divisória?

      Lembre-se sempre de considerar o tamanho do cômodo, o espaço disponível para armazenamento e a circulação para que o ambiente seja funcional, bonito e harmônico!

      3. Pense nos armários

        Não se esqueça de pensar nos armários, já que é fundamental contar com espaço de armazenagem. Pense em quais itens você terá que guardar para definir a altura das prateleiras internas dos armários, a quantidade de gavetas e outros detalhes.

        Em cozinhas pequenas, vale a pena usar um móvel para criar o balcão, ganhando espaço extra de armazenamento. Um bom exemplo é o aparador, muito utilizado inclusive para separar os ambientes!

        4. Atente-se para a iluminação

          Lembre-se de iluminar adequadamente a sua cozinha, favorecendo o trabalho. Além da iluminação principal, use fitas de LED embaixo dos armários próximos à pia e pendentes no balcão.

          5. Escolha os móveis

            Escolha corretamente como será o seu balcão ou ilha. O balcão pode ser com tampo de granito, mármore, madeira tratada, silestone, concreto, entre inúmeras outras opções.

            Em cima da bancada é possível incluir móveis como armários aéreos, prateleiras ou estantes suspensas, que estão em alta e trazem um ar industrial ao ambiente. Para facilitar o uso do balcão, adicione banquetas.

            Como decorar uma cozinha estilo americano?

            A decoração de uma cozinha americana pode variar bastante, dependendo dos objetivos que você deseja alcançar. Confira algumas dicas:

            Cores

            Em relação às cores, existem inúmeras possibilidades. Em cozinhas americanas pequenas, geralmente são indicadas o uso de cores neutras e claras, pois elas favorecem a luminosidade e também dão maior sensação de amplitude. 

            Móveis com portas espelhadas também são uma ótima opção para ampliar o ambiente. A cozinha Lux é um ótimo exemplo, pois possui armários com vidro cinza aplicado que, além da claridade, também agregam beleza e elegância 

            Se quiser usar tonalidades mais fortes, deixe para os detalhes, como algumas portas dos móveis em cores contrastantes ou detalhes nos revestimentos da rodabanca.

            Revestimentos

            Não é necessário revestir toda a cozinha com azulejos. A dica é usar os revestimentos apenas na faixa de parede onde está a pia e o fogão (rodabanca), protegendo a parede e facilitando a limpeza.

            Você também pode usar inúmeros tipos, desde os mais tradicionais até opções com diferentes cores e formatos, como estilo metrô, pastilhas coloridas, ladrilhos hidráulicos, etc.

            Para o piso, cuidado com a escolha: no caso de porcelanatos, evite as versões polidas, que são muito escorregadias. É possível usar o mesmo piso da sala de estar ou jantar, caso você queira dar uma sensação de continuidade e amplitude, ou um piso diferenciado para demarcar o espaço da cozinha e criar contraste.

            Armários

            Os armários de cozinha americanaprecisam de cuidado e atenção na escolha, garantindo a funcionalidade. Os modelos aéreos devem ter um destaque especial, pois ficam visíveis dos outros cômodos.

            Caso vá usar prateleiras e nichos nesta área, lembre-se de deixá-los sempre muito bem organizados. É possível usar uma cor de contraste nas portas dos armários ou criar uma cozinha minimalista, clean e neutra, dependendo do estilo adotado.

            Lembre-se de que a cozinha não precisa seguir o mesmo estilo decorativo dos demais cômodos. Mas é fundamental que haja harmonia entre eles, já que estão integrados. Você pode conseguir isso repetindo uma mesma cor, material ou elemento.

            Projete sua cozinha com a Madesa

            Agora que você já sabe tudo sobre cozinha estilo americano, que tal projetar a sua com a ajuda da Madesa?

            O projeto de cozinha modulada é exclusivo e gratuito! Realizado pelos nossos especialistas e considerando todas as suas preferências e necessidades, você terá uma boa ideia das possibilidades de criação nesse espaço — assim, dá para garantir o ambiente perfeito.

            Para começar, é só acessar a página de projetos e incluir as informações básicas do seu ambiente. Bem fácil, não é? É hora de conquistar sua cozinha dos sonhos!

            Acompanhe também o blog para ter sempre as principais novidades, dicas de decoração, otimização e muito mais!