A cozinha estilo americano está cada vez mais presente nas casas e apartamentos aqui do Brasil. E, claro, isso não é por acaso, já que os cômodos integrados ganharam de vez a arquitetura nacional, tornando a casa mais convidativa e com uma maior sensação de amplitude.

Se você está planejando sua cozinha americana e está com várias dúvidas, continue lendo este artigo completo que montamos sobre o assunto!

O que é cozinha americana?

A cozinha estilo americano é aquele modelo em conceito aberto e integrado com a sala de jantar ou de estar, sendo que a divisão dos ambientes é feita, normalmente, por uma bancada ou uma mesa.

Embora esse seja o tipo mais comum de cozinha americana, existem outros. Por exemplo, a cozinha com ilha, na qual a ilha substitui a bancada (geralmente presente em cozinhas maiores) e a cozinha totalmente integrada, em que não existe nenhum balcão ou ilha fazendo a divisão dos ambientes.

Também é possível usar o estilo americano em cozinhas de diferentes layouts, como corredor, em U ou em L.

Qual a vantagem da cozinha americana?

Não é por acaso que a cozinha estilo americano está tão em alta. Afinal, ela consegue trazer inúmeras vantagens para o ambiente. A sensação de amplitude, o melhor aproveitamento da iluminação e uma boa convivência em família são só alguns dos vários benefícios.

Veja os principais pontos positivos:

  • Como não exista a divisão das paredes, a cozinha e os cômodos integrados dão a impressão de serem mais amplos – o que é excelente para apartamentos e casas pequenas, mas também pode ser usada em residências maiores;
  • A falta da parede também favorece a iluminação, tanto da cozinha como dos outros ambientes integrados;
  • A cozinha integrada promove um ambiente favorável à socialização (quem está cozinhando consegue se integrar ao restante da casa);
  • A cozinha americana traz um visual moderno para as residências, sendo atemporal;
  • As paredes ocupam entre 10 a 25 cm de espaço nas cozinhas. Isso significa que, sem essa parede, sua cozinha ganhará um espaço extra que faz toda a diferença em termos de armazenamento e circulação;
  • Os espaços integrados ganham fluidez e as áreas de circulação são otimizadas.

Qual o tamanho ideal da cozinha americana?

Não existe um tamanho padrão para a cozinha americana, já que ela pode ter diferentes estilos e formatos. Um dos pontos cruciais, contudo, é se atentar às medidas do balcão.

Existe um consenso na arquitetura que, em qualquer tipo de cozinha, a bancada deve ter uma profundidade mínima de 60 cm. Nos espaços muito estreitos, como no caso da cozinha americana pequena, contudo, essa medida pode ser reduzida para 55 cm.

Já em relação à altura da bancada, o recomendado é em torno de 110 cm, para que sejam usadas banquetas altas. Também é preciso respeitar um espaço para as pernas de 25 cm, para um uso confortável do balcão, enquanto a pessoa estiver sentada.

Se você quiser ter uma bancada da altura de uma mesa, também é possível! Nesse caso, a altura deve ser de 75 cm com um espaço para as pernas de 25 cm.

Circulação

Outras medidas são importantes para garantir que sua cozinha estilo americano seja adequada ao uso. A circulação é um ponto que você deve sempre pensar.

Se a sua cozinha terá apenas uma bancada de serviço – que integra cozinha e sala – então a circulação mínima da área interna entre a bancada e a cozinha deve ser de, no mínimo, 80 cm.

Já se a sua cozinha terá duas bancadas, como a bancada da pia e a bancada de apoio para preparo dos alimentos, a circulação deve ser maior, no mínimo 120 cm entre as duas bancadas.

Pendentes, armários e prateleiras

Os pendentes são muito usados para favorecer a iluminação nas bancadas, mas eles também merecem cuidado em relação à altura. O ideal é que o pendente seja instalado a uma altura de 70 a 90 cm da superfície da bancada.

Caso vá posicionar armários ou prateleiras sobre a bancada, a distância entre o armário ou a prateleira e a bancada baixa deve ser de 105 cm. Já para as bancadas mais altas, a distância é de 70 cm.

Eletrodomésticos

Os principais eletrodomésticos da cozinha são o fogão e a geladeira. Ambos geram calor que precisa ser dissipado, por isso não devem ficar com as laterais encostadas nos móveis. Verifique no manual de cada produto qual é a indicação de distância.

Para fornos baixos, o ideal é que haja um espaço mínimo de 65 cm na frente para que a pessoa consiga agachar e retirar o prato quente. Uma geladeira costuma medir 60x70cm e um fogão 4 bocas, 60x50cm.

Como montar uma cozinha americana?

Se você deseja uma cozinha americana simples, porém funcional e charmosa, existem algumas dicas importantes que separamos:

Avalie a estrutura do imóvel

Avalie a estrutura do imóvel, caso esteja fazendo uma reforma, para deixar sua cozinha em estilo integrado. Nesse caso, é fundamental a presença de um engenheiro ou arquiteto para saber quais paredes podem ser removidas.

Faça um planejamento

Planeje como será sua cozinha estilo americano pensando nas necessidades dos moradores. Escolha se irá optar por um balcão ou ilha, qual o melhor formato de cozinha, onde ficarão pia, geladeira e fogão e como será a integração com a sala de jantar.

Pense nos armários

Não se esqueça de pensar nos armários, já que é fundamental contar com espaço de armazenagem. Pense em quais itens você terá que guardar para definir a altura das prateleiras internas dos armários, a quantidade de gavetas e outros detalhes.

Em cozinhas pequenas, vale a pena usar um móvel para criar o balcão, ganhando espaço extra de armazenamento.

Atente-se para a iluminação

Lembre-se de iluminar adequadamente a sua cozinha, favorecendo o trabalho. Além da iluminação principal, use fitas de LED embaixo dos armários próximos à pia e pendentes no balcão.

Escolha os móveis

Escolha corretamente como será o seu balcão ou ilha. O balcão pode ser com tampo de granito, mármore, madeira tratada, silestone, concreto, entre inúmeras outras opções.

Em cima do balcão é possível incluir móveis, prateleiras ou estantes suspensas, que estão em alta e trazem um ar industrial ao ambiente. Para facilitar o uso do balcão, adicione banquetas.

Como decorar uma cozinha estilo americano?

A decoração de cozinha americana pode ser muito variável, dependendo dos objetivos que você deseja com esse cômodo. Veja algumas dicas.

Cores

Em relação às cores, existem inúmeras possibilidades. Em cozinhas americanas pequenas, geralmente são indicadas o uso de cores neutras e claras, pois elas favorecem a luminosidade e também dão maior sensação de amplitude. Outra ideia é usar alguns móveis com portas espelhadas.

Se quiser usar tonalidades mais fortes, deixe para os detalhes, como algumas portas dos móveis em cores contrastantes ou detalhes nos revestimentos da rodabanca.

Revestimentos

Não é necessário revestir toda a cozinha com azulejos. A dica é usar os revestimentos apenas na faixa de parede onde está a pia e o fogão (rodabanca), protegendo a parede e facilitando a limpeza.

Você pode usar inúmeros tipos de revestimentos, desde os mais tradicionais, até opções com diferentes cores e formatos, como estilo metrô, pastilhas coloridas, ladrilhos hidráulicos, etc.

Para o piso, cuidado com a escolha. No caso de porcelanatos, evite as versões polidas, que são muito escorregadias. É possível usar o mesmo piso da sala de estar ou jantar, caso você queira dar uma sensação de continuidade e amplitude, ou um piso diferenciado para demarcar o espaço da cozinha e criar contraste.

Armários

Os armários de uma cozinha estilo americano precisam de cuidado e atenção na escolha, garantindo a funcionalidade. Os modelos aéreos devem ter um destaque especial, pois ficam visíveis dos outros cômodos.

Caso vá usar prateleiras e nichos nesta área, lembre-se de deixá-los sempre muito bem organizados. É possível usar uma cor de contraste nas portas dos armários ou criar uma cozinha minimalista, clean e neutra, dependendo do estilo adotado.

Lembre-se de que a cozinha não precisa seguir o mesmo estilo decorativo dos demais cômodos. Mas é fundamental que haja harmonia entre eles, já que estão integrados. Você pode conseguir isso repetindo uma mesma cor, material ou elemento.

Projete sua cozinha com a Madesa

Agora que você já sabe tudo sobre cozinha estilo americano, que tal projetar a sua com a ajuda da Madesa? 

Para lhe ajudar, a Madesa oferece um projeto de cozinha modulada exclusivo e gratuito para a sua cozinha estilo americano. Esse projeto é realizado pelos nossos especialistas e você terá uma ideia das possibilidades de criação nesse espaço.

Acesse nosso link, inclua as informações básicas da sua cozinha e receba seu projeto!