A praticidade que o dia a dia exige nos afazeres domésticos traz a necessidade de que a decoração traga não só beleza, mas também funcionalidade aos ambientes. 

Na cozinha, essa aplicação é ainda mais relevante. Por isso, a busca pelo espaço clean só aumenta: essa estética traz um visual minimalista, gerando um ambiente visualmente limpo, com espaços ampliados e bem aproveitados. 

Com uma identidade leve, é um estilo de decoração marcado por móveis planejados, poucos eletrodomésticos, somente os utensílios essenciais e uma cartela de cores neutras, como branco, off-white, bege e cinza-claro.

Veja a seguir dicas sobre como aplicar essa decoração, inspirações de móveis e, claro, como otimizar espaços para a sua cozinha clean!

Afinal, o que é a decoração clean?

Esse estilo preza pela simplicidade e pelo minimalismo. A palavra clean vem do inglês, que significa “limpa”, o que explica a aposta em ambientes funcionais e práticos, trazendo sensação de amplitude aos espaços.

É um estilo de decoração atemporal, e por isso, pode ser aproveitado em diferentes ambientes da casa, tendo como objetivo a facilidade da limpeza e funcionalidade para o trabalho do dia a dia, principalmente na cozinha.

Por que escolher uma cozinha clean?

Apostar numa cozinha clean pode trazer algumas vantagens. Entre muitas delas, podemos citar a limpeza visual, que dá ao ambiente a sensação de organização e amplitude do espaço. 

Outra vantagem é a atemporalidade desse estilo, que não perde o valor com o passar do tempo, diferente de outras decorações mais quentes. 

Como trazer essa estética ao ambiente?

Para trazer essa estética à cozinha, é preciso levar em conta as suas principais características: cores claras, linhas retas, decoração com poucos elementos — menos é mais — iluminação, poucos eletrodomésticos e utensílios, entre outros.

Vamos falar de cada um detalhadamente. Acompanhe:

Cores claras

As cores de uma cozinha clean devem ser claras ou neutras, para que a sensação de limpeza, clareza e amplitude do ambiente seja sentida. 

Para isso, aposte em móveis e revestimentos — parede e piso — em tonalidade como branco, off-white, bege e cinza-claro.

Linhas retas

O design dos móveis também devem ser considerados. As linhas retas, por exemplo, contribuem muito para a estética clean. 

Como uma das características é o visual limpo e a organização, os móveis planejados são uma ótima escolha, pois aproveitam todos os cantinhos e se adequam ao espaço disponível, sem deixar nada pelo meio.

Menos é mais

Na decoração clean, menos é mais — e para isso, você precisa limitar o número de eletrodomésticos e utensílios à mostra. Planeje expor somente os itens de real necessidade. 

Encher as bancadas de itens e objetos decorativos também foge um pouco do conceito sugerido. O ideal é escolher apenas seus itens preferidos para não sobrecarregar o visual.

Dicas para uma cozinha clean pequena

Para ambientes pequenos, o minimalismo é ideal e combina muito com essa proposta. Espaços reduzidos, mas que tem muita circulação, são alguns dos que mais podem se beneficiar do estilo. 

Quer saber como? Acompanhe agora as dicas que trazemos para você projetar sua cozinha clean pequena. Você vai se encantar: 

Móveis planejados

Os móveis são a escolha principal para a decoração clean na cozinha pequena. Eles serão essenciais no armazenamento, na amplitude do espaço e organização. Sem falar do elemento visual, que é de extrema importância num ambiente menor. 

Por isso, a cozinha planejada para atingir a estética clean é a melhor aposta. Com ela, é possível aproveitar e otimizar todos os espaços, proporcionando o encaixe dos eletrodomésticos e aumentando as áreas de armazenamento sem prejudicar o espaço de circulação das pessoas.

Iluminação

Outra questão essencial é a iluminação. Aproveite a luz natural, por exemplo, projetando a bancada próxima à janela. Você pode compor a iluminação ainda com luminárias de teto, spots de luz, luminárias de trilho ou até pendentes.

As lâmpadas ideais são as de tonalidade branco fria, com temperatura de 6000 K à 6500 K. Essas lâmpadas estimulam a atenção das pessoas e entregam uma iluminação mais precisa para auxiliar o preparo das refeições em uma cozinha clean.

Organização

A organização é uma das características mais importantes para esse tipo de decoração. Portanto, numa cozinha clean pequena, você pode apostar em:

  • Divisórias e organizadores de gavetas para separar utensílios menores dentro dos armários;
  • Prateleiras suspensas, para organizar os poucos itens decorativos, sem comprometer a circulação no ambiente;
  • Um projeto de armários para embutir os eletrodomésticos, como forno, microondas;
  • Poucos itens de decoração à vista, lembre-se do menos é mais, para garantir a sensação de organização;
  • Hábitos diários de manutenção, como limpar os balcões, e guardar tudo no lugar;
  • Organização regular de armários para descartar alimentos vencidos ou objetos sem uso.

Inspirações

Agora que você já sabe tudo sobre essa decoração, que tal conhecer algumas linhas Madesa para que você possa se inspirar e realizar o sonho de ter uma cozinha clean e funcional? 

Olha só:

  • Cozinha Completa Acordes: feita 100% em MDF, a cozinha Acordes tem lugar para tudo: geladeira, forno, microondas, fogão, depurador, e espaço para louças, panelas, acessórios e mantimentos. 

Uma grande vantagem é que os módulos são separados. Assim, você pode mudar a distribuição das peças conforme seu espaço.

  • Cozinha Completa Agata: esse modelo possui espaço de sobra — um dos balcões acompanha tampo, que pode ser recortado para colocação de cooktop e a torre quente possui prateleira regulável e espaço para forno e micro-ondas. 

E o melhor, para não deixar nenhum espaço de fora, esta cozinha pode ser complementada pelos módulos avulsos da linha Agata!

  • Cozinha de Canto Stella: esse conjunto é formado por módulos avulsos, que podem ser organizados de acordo com o espaço disponível. 

Isso permite que o móvel se adapte a diferentes projetos. Ela é ideal para quem busca um móvel funcional e elegante para compor sua cozinha planejada clean!

  • Cozinha Completa Nice: com muito espaço, praticidade e visual sofisticado, essa cozinha é feita em materiais de alto padrão e com peças moduladas, o que torna possível dispor as peças conforme a necessidade do seu espaço. 

Além disso, a ótima distribuição auxilia na organização de todos os utensílios, louças, fornos e demais objetos.

Gostou das sugestões? A Madesa é apaixonada por cozinhas, e fabrica os móveis para garantir a esse ambiente funcionalidade, beleza e praticidade. 

Se você está sonhando com a sua cozinha clean, venha pra Madesa. Acesse a loja e encontre o modelo ideal para a sua necessidade. 
Ah, e não deixe de continuar acompanhando o blog, sempre com dicas e inspirações para toda a sua casa.