Definir as melhores cores para cozinha é extremamente importante. Afinal, a tonalidade certa pode mudar totalmente a cara do ambiente: trazendo mais amplitude, iluminação e também retratando a personalidade dos moradores.

Outro ponto importante é que através dessa escolha é possível despertar sensações, como alegria, bem-estar e acolhimento. Não é bacana?

Se você quer renovar o décor e está em dúvida em relação às cores, continue a leitura!

Qual a cor mais indicada para cada tipo de cozinha?

Todos os tipos de tonalidade, a depender de onde estão sendo usados, nos remetem a algum sentimento e trazem sensações ao ambiente — especialmente quando se trata de comida e momentos de lazer. 

Assim, apesar de não existir uma regra, é importante considerar as características da sua cozinha, usando as tonalidades com sabedoria para destacar o que ela tem de melhor.

Veja a seguir algumas dicas para cada tipo de cozinha!

Cores para cozinha pequena

Escolher cores para cozinhas pequenas e pouco iluminadas exige mais cuidado. Cores mais fortes ou fechadas podem sobrecarregar e fazer com que os espaços pareçam ainda menores. 

Por isso, as tonalidades claras e neutras são ideais para trazer a sensação de que o espaço é mais amplo, refletindo a luz. Algumas das principais opções são o branco, cinza claro e bege.

Mas, se você gosta de preto ou azul marinho, por exemplo, não precisa abrir mão deles só porque tem uma cozinha pequena. É possível dosar! 

Aproveite a estratégia de cores de armário de cozinha, usando o branco na maior parte e deixando apenas alguns armários (como os de cima da pia ou debaixo dela) nessas tonalidades.

As cozinhas pequenas também podem usar alguns armários com portas espelhadas, que ajudam a trazer essa sensação de profundidade e de que o ambiente é mais iluminado.

Cozinha de canto

As cozinhas de canto seguem uma lógica parecida, pois podem deixar o ambiente um pouco carregado. Assim, também é indicado manter as cores mais claras e suaves, para dar uma sensação de leveza.

Além disso, a iluminação natural pode fazer uma grande diferença para garantir uma atmosfera acolhedora e arejada. Se o espaço não permitir muita luz natural, aposte em pontos de luz artificiais que realcem o ambiente!

Cozinha integrada

Harmonia visual é a palavra-chave nesse caso! O mais importante é criar uma sensação de unidade e fluidez entre os ambientes para garantir aconchego. Para isso, você pode optar por uma paleta de cores consistente em toda a área.

Assim, manter as cores neutras como base pode ajudar a conectar os espaços — mas contanto que sejam distribuidos entre os ambientes, qualquer tonalidade funcionará. 

Alguns exemplos são o azul claro, verde menta, rosa suave e amarelo pastel, para quem quer adicionar frescor e personalidade. E para quem não abre mão dos tons mais ousados como azul marinho, verde escuro e terracota, é só usar em detalhes e pontos focais para adicionar profundidade.

Em geral, lembre-se sempre de equilibrar o espaço, pensando em revestimentos para pisos, e bancadas que tenham relação com o estilo adotado e com a cor escolhida. Se você deseja dar uma pegada mais moderna, pode usar eletrodomésticos de inox, bancadas de mármore ou torneiras pretas, por exemplo.

Mesmo que você queira usar apenas tons neutros e claros, é possível adicionar detalhes contrastantes como uma porta espelhada, uma bancada de madeira, um revestimento com textura, os eletros em inox e assim por diante.

Quais são as melhores cores para cozinha?

Agora que você já sabe como os tons podem se comportar nos diferentes estilos e tamanhos de cozinha, está na hora de ver as sensações que cada cor agrega e escolher as suas preferidas!

Vamos ver em detalhes algumas das melhores opções de cores para cozinha!

Cores neutras e claras

As cores neutras e claras são as mais usadas, principalmente nas cozinhas compactas como vimos anteriormente. E o melhor é que elas são bem fáceis de serem combinadas – se você tem uma cozinha americana ou aberta e integrada com a sala, por exemplo, é mais simples conseguir harmonizar as cores dos dois ambientes.

Os armários brancos são escolhas certeiras, que combinam com diferentes ambientes, estilos e personalidades. 

Quem deseja uma cozinha totalmente clean pode investir em móveis, bancadas e revestimentos brancos, deixando os detalhes para as cores das torneiras e para os eletrodomésticos em inox, por exemplo.

Agora, se você quer uma cozinha mais alegre, pode usar o branco nos armários e uma ou outra porta em tons mais fortes e vibrantes, ou um revestimento estampado na rodabanca.

Uma cozinha clara e neutra, no entanto, não precisa ser apenas branca. Há muitas outras opções como cinza claro, off-white, bege, pérola, etc.

Coral

A cozinha coral é uma tendência e cria um ambiente charmoso e bastante delicado. Como é uma tonalidade clara, ela não pesa visualmente e não é difícil de combiná-la.

A cor traz uma atmosfera descontraída, alegre, espontânea e otimista, além de favorecer o bem-estar. Características excelentes para uma cozinha, não é mesmo?

Foram essas sensações que fizeram também com que o Peach Fuzz, um tom de coral suave e delicado, fosse escolhido pela Pantone como a cor do ano de 2024. Então, se você está se perguntando qual a cor de cozinha que está na moda, essa com certeza é a resposta!

Mesmo as cozinhas compactas podem apostar sem medo nessa tonalidade, combinando-a, principalmente, com os tons neutros, como branco e cinza claro. 

Você poderá usar combinações com inúmeras outras tonalidades, como: cinza escuro, lilás, verde esmeralda, verde petróleo, amadeirado, verde água, roxo, cimento queimado, azul marinho, etc.

Também pode ser usado com revestimentos marmorizados, azulejos decorados com grafismos, revestimentos amadeirados (claro ou escuro) e várias outras tendências.

Amarelo

A cozinha amarela é alegre e vibrante, mantendo o ambiente otimista e animado. É ideal para pessoas que têm essa personalidade mais versátil e aberta. A cor, ainda, ajuda na inspiração e contribui para manter um ânimo mais elevado.

Porém, cuidado: em excesso, essa cor pode trazer um toque levemente triste. Nas cozinhas, uma excelente combinação é o cinza com amarelo, principalmente para quem deseja uma cozinha industrial e urbana

Essas cores também são fáceis de combinar com diferentes estilos e tamanhos de cozinhas. Nas pequenas, use o cinza claro para a maior parte dos armários – e destaque alguns com o amarelo.

Amadeirado

O amadeirado não é exatamente uma cor, certo? Mas esses tons de madeira estão muito em alta e trazem um toque aconchegante e sofisticado às cozinhas. Outra vantagem é a sua versatilidade, combinando com diferentes cores, estilos e personalidades.

Ao escolher as cores para cozinhas pequenas, prefira as madeiras mais claras, com detalhes em tons neutros. Se quiser usar uma madeira mais escura, nesse caso, deixe para os detalhes.

Os tons amadeirados combinam com cimento queimado, mármore, aço e muitos outros materiais. Uma ideia é usar uma bancada de mármore para a pia e outras partes superiores dos armários balcões, ajudando a iluminar as cozinhas, ou uma bancada de outro material, que seja mais claro e iluminado.

Azul

O azul está super em alta e é uma das cores para cozinha mais elegantes, criando ambientes diferenciados. Além disso, é uma tonalidade fácil de combinar. Como as demais cores frias, o azul pode seguir diferentes tonalidades, desde o mais claro até o mais escuro e fechado.

Se for usar os tons de azul marinho, prefira suavizar o restante da cozinha para deixá-la mais leve – e também aposte em um bom projeto de iluminação, especialmente para as bancadas de trabalho.

Em linhas gerais, contudo, o azul não é uma cor que estimula o apetite. Ela pode ser combinada com cores quentes, caso deseje uma cozinha jovial e alegre. 

Outras cores que podem ser combinadas são: branco, cinza, tons de verde água, preto, detalhes em aço, amadeirados, vermelho, laranja, verde, rosa e amarelo.

Preto

O preto é uma das cores para cozinha que está super em alta. Contudo, essa é uma cor que exige mais personalidade. No caso das cozinhas pequenas, o preto também pode aparecer, mas os revestimentos precisam ter cores mais claras e é fundamental investir em um bom projeto de iluminação.

O preto, apesar de ser uma tonalidade escura, também é neutro. Isso significa que ela combina com praticamente qualquer outra cor que você queira usar. 

A dupla clássica preto e branco é atemporal e não tem como errar. Mas, você poderá usar outras tonalidades, como vermelho, amarelo, azul marinho, cinza, inox, amadeirados, dourado, etc.

Essa é a cor de cozinha perfeita para quem deseja um toque impactante e moderno na sua casa.

Verde

O verde é a cor que inspira a calma, a tranquilidade e o bem-estar. Uma tonalidade tendência é o verde menta (aquele mais clarinho e super fácil de combinar). Outra ideia bacana é criar uma cozinha monocromática, com vários tons de verde, dos mais claros aos mais escuros, ideal para quem deseja algo criativo.

Caso queira apostar na tendência da cozinha verde menta, você pode usar qualquer uma das candy colors – e ter um ambiente com inspiração retrô

Outra possibilidade é combinar com revestimentos marmorizados claros, com fundo cinza, azulejo metrô white, revestimentos amadeirados, eletros em inox e cores como cinza escuro, azul marinho ou branco, por exemplo.

Vermelho

O vermelho é uma das cores para cozinha que estimula o apetite. Porém, é fundamental dosar a quantidade dessa tonalidade no ambiente, equilibrando com outros tons mais neutros, criando um espaço agradável.

Se quiser dar um toque de modernidade, a dica é investir no marsala ou magenta, que são tipos de vermelho. O marsala é mais fechado, quase próximo ao bordô, enquanto o magenta é mais vivo e fica entre o vermelho e o azul. 

Quem é mais “tímido” e deseja usar o vermelho para trazer um toque de alegria, pode apostar na cor apenas em objetos e utensílios e montar a base da cozinha mais neutra. Mas, se você é mais ousado e ama vermelho, pode usar a tonalidade em bancadas, armários, pisos e outros pontos mais atrativos.

O vermelho combina com: branco, cinza claro, preto, bege, tons amadeirados e acobreados e aço inox.

E as cores de parede para cozinha?

Talvez você esteja se perguntando onde entram as cores das paredes diante de tudo isso, certo?

Na verdade, as dicas seguem o mesmo padrão. A harmonização com os tons escolhidos é essencial para criar um ambiente coeso e agradável visualmente. 

As cores neutras, como branco, cinza claro ou bege, são opções versáteis e vão bem com armários de qualquer cor. Já pensando nos armários de tons mais vibrantes, tons complementares podem ajudar a destacar os móveis sem sobrecarregar o espaço. 

Por outro lado, se os armários são em tons mais suaves, é possível ousar um pouco mais nas paredes, adicionando um toque de personalidade e charme.

Experimentar amostras das tonalidades e avaliar a iluminação da cozinha em diferentes momentos do dia também é essencial para garantir a melhor combinação!

A Madesa te ajuda a transformar a sua cozinha!

Depois dessas dicas, ficou mais fácil definir as cores para cozinha, não é? No nosso blog, você encontra muitos outros conteúdos como esse para se inspirar.

Aproveite também para conhecer as inúmeras possibilidades de cozinhas Madesa em nossa loja e transforme seu lar!