Estilos de cozinha: 10 ideias para você se inspirar

0
Cozinha clean e com móveis de madeira como exemplo dos estilos de cozinha.

A decoração é uma excelente maneira de traduzir a sua personalidade nos ambientes de casa, deixando o seu lar muito mais aconchegante e acolhedor. E, nesse ponto, conhecer os diferentes estilos de cozinha é essencial, conseguindo definir o que se adeque melhor ao seu jeito de ser.

Quais são os estilos de cozinha?

São muitas as possibilidades de estilos de cozinha. Para te ajudar, vamos explicar os detalhes de cada estilo. Vem com a gente!

  • Retrô
  • Contemporâneo
  • Rústico
  • Industrial / Urbano
  • Escandinavo
  • Tradicional
  • Shabby Chic
  • Mediterrâneo
  • Color Block
  • Country

Retrô

Decoração retrô como exemplo de um dos estilos de cozinha

Para quem ama o charme de décadas passadas, os melhores estilos de cozinha são aqueles que retomam esses períodos, como a cozinha retrô ou vintage.

Essa é uma cozinha que transborda personalidade, beleza e delicadeza. Você poderá mesclar itens que tenham o estilo de outras décadas com outros modernos, criando um ambiente único.

Nas paredes, vale a pena investir em azulejos trabalhados, ladrilhos hidráulicos ou em adesivos decorativos. Os armários podem variar entre as candy colors (tons suaves de azul, rosa e verde) a tons mais vibrantes, como vermelho e amarelo.

Para trazer de volta o design clássico, invista em eletroportáteis e eletrodomésticos que imitem os modelos antigos, como batedeiras, geladeiras e outros.

Contemporânea

Cozinha com móveis brancos e em tons de cinza escuro e decoração clean, um exemplo de estilo contemporâneo.

De todos os estilos de cozinha, a contemporânea é a que faz mais sucesso. O design é marcado por uma estética clean, com apelo ao minimalismo, as linhas retas e aos tons claros com detalhes em cores mais marcantes (ou ainda usando diferentes materiais como armários espelhados e eletrodomésticos em inox).

Essa é uma cozinha que preza pela organização, praticidade e funcionalidade, sem excesso de detalhes ou objetos decorativos. Materiais como laminado, vidro, aço inoxidável, concreto e madeiras exóticas combinam perfeitamente com esse estilo e podem aparecer desde o mobiliário até compondo detalhes como bancadas e luminárias.

E, claro, atenção especial aos eletrodomésticos e eletroportáteis, preferindo as versões mais modernas e hi-tech, com diferentes tecnologias e facilidades.

Rústica

Estilo de cozinha rústico com bancadas de madeira e parede de tijolinhos.

A cozinha rústica também é um estilo muito procurado. Ela é ideal para quem deseja trazer o clima de vida na fazenda para dentro de casa (e funciona bem tanto para casas de campo como na cidade).

Para conseguir esse charme, a dica é investir em madeira, concreto e estampas florais e xadrez. Peças coloridas e artesanais também são muito bem-vindas e complementam o espaço, deixando a cozinha acolhedora e convidativa.

Em relação às cores, você poderá ousar, inclusive mesclando a madeira com tonalidades mais fortes, como o amarelo, o vermelho e o verde.

Industrial / Urbana

Estilo de cozinha industrial

O estilo industrial está em alta, tornando as casas mais modernas e com um clima urbano super bacana. Paredes de tijolos, vigas de madeira, iluminação aparente e cômodos integrados fazem parte desse estilo.

Na cozinha, você poderá brincar combinando diferentes materiais. Por exemplo, com uma bancada em concreto e detalhes em madeira nos armários ou na mesa de jantar. A iluminação em trilhos fica excelente com esse estilo de cozinha, bem como o uso de tonalidades mais urbanas, como a combinação de amarelo e cinza.

Essa é uma cozinha jovem que dialoga bem com quem é criativo, adora ousar e gosta de ambientes cheios de personalidade.

Escandinava

Cozinha do estilo escandinavo, que preza por tons brancos e pelo minimalismo.

De tempos em tempos, alguns estilos de cozinha ganham destaque e se tornam tendência. O estilo escandinavo é um desses que pode ser usado em toda a sua casa e também na cozinha.

Também chamado de estilo nórdico, esse design nasceu nos duros invernos dos países escandinavos e por isso é marcado pela praticidade, simplicidade e elegância. Algumas características desse estilo são as linhas limpas e modernas e o uso de materiais naturais como a madeira.

Entre as cores, o principal é o branco, que é marca registrada das cozinhas escandinavas, trazendo luminosidade e favorecendo a amplitude, mantendo a aparência minimalista.

Para não ficar com uma cozinha muito sem graça, adicione toques de cor com elementos em cores neutras ou em tons pastéis, como nos acessórios, objetos e outros detalhes. Complemente com elementos metálicos que ajudam a aquecer e inovar no espaço.

Tradicional

A cozinha do estilo tradicional tem móveis com design clássico.

Uma cozinha tradicional é aquela com um design limpo, convidativo e elegante. Para isso, é importante usar elementos do design clássico e cores neutras, criando um espaço atemporal.

Armários com portas de vidro, madeira de cores quentes, azulejos brancos e detalhes decorativos, por exemplo, formam a base desse estilo, criando um ambiente aconchegante, moderno e funcional.

Shabby Chic

A cozinha shabby chic aposta em uma decoração provençal.

Você adora a decoração que lembre a vida no campo em Provence? O estilo shabby chic vai te conquistar!

Essa é uma cozinha sofisticada e elegante que nasceu nas casas de campo da França, como uma evolução do estilo Provençal. Com o tempo, ele se popularizou por todo mundo.

Uma característica desse estilo é a presença de pátina nos móveis, dando um aspecto envelhecido. As cadeiras com pernas em cabriolet também são marcantes e podem compor a sua mesa de jantar, junto dos ladrilhos hidráulicos nos pisos e de detalhes em madeira maciça, como na bancada da sua cozinha americana.

Esse é o estilo perfeito de cozinha para moradores românticos e introvertidos, que adoram ambientes delicados.

Mediterrânea

Decoração de cozinha no estilo mediterrâneo, com predominância do branco e do azul.

O estilo mediterrâneo tem conquistado os amantes de decoração. Ele remete às casas das regiões litorâneas da Grécia, Itália, Espanha, Turquia e norte da África. Como a inspiração vem do mar, essa decoração transmite calor e frescor, com predominância de cores como verde e azul, além do branco.

Também é marcante o uso de materiais naturais como pedras, vime e madeira, compondo uma cozinha leve e aconchegante. Nas paredes, você poderá usar acabamentos com gesso ou pedra, ou ainda deixar as paredes brancas, remetendo às casinhas gregas.

Color Block

Cozinha com a bancada toda azul como exemplo de um dos estilos de cozinha, o color block

Você adora cozinhas coloridas e cheias de personalidade? O estilo color block é ideal para personalidades alegres e criativas. A ideia consiste em usar blocos de cores para compor o ambiente, cheio de ousadia.

O color block surgiu no mundo da moda, fazendo muito sucesso nas décadas de 1960 e 1980, mas voltou com força nos últimos anos, sendo aderido também à decoração.

Você poderá usar os blocos de cores tanto nos acessórios como em alguns móveis, criando contraste entre os tons blocados e tons neutros.

Se você quiser uma cozinha chamativa e impactante, use blocos de cores vibrantes, mas, se preferir um estilo mais discreto, crie uma base com tons neutros, como o branco e o preto, colorindo o ambiente por meio dos acessórios.

Country

Cozinha azul com decoração country, um dos estilos de cozinha que remete ao campo e à fazenda.

Uma cozinha country é aconchegante, funcional e elegante. Esse estilo tem referências do estilo rústico, usando móveis em madeira e criando um visual de casa de fazenda.

Uma tendência é a cozinha country moderna, que combina itens rústicos com elementos modernos, como os eletrodomésticos em inox.

As cores predominantes do estilo são bege, branco, cinza e verde ervilha, além do bronze. Nos revestimentos, você poderá usar tijolinhos à vista.

Inspire-se nas cozinhas das nossas clientes

Monte sua cozinha com a Madesa

Já sabe qual combina melhor com a sua personalidade? Faça o projeto da sua cozinha com a Madesa! Conte com a ajuda dos nossos especialistas para transformar a cozinha no cômodo mais aconchegante da sua casa, transmitindo sua personalidade e estilo.

Agora que você já está por dentro dos estilos de cozinha, aproveite também para se cadastrar em nosso site e receber os conteúdos do blog e as promoções da nossa loja.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, compartilhe seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui