O estilo provençal é um tipo de decoração que nasceu no sul da França, na região de Provença. Ele pode ser usado em diferentes ambientes da casa. Uma que faz muito sucesso é a cozinha estilo provençal.

Algumas características são muito marcantes nesse tipo de decoração, como romantismo, charme e delicadeza, além, é claro, de exaltar a vida campestre e bucólica.

Se você adora ambientes clean, mas que sejam ao mesmo tempo charmosos e muito aconchegantes, continue lendo e descubra tudo sobre a cozinha estilo provençal!

A decoração provençal é aquela que remete ao estilo originário da região de Provença, no sul da França.

O estilo possui algumas características marcantes que perduram durante os séculos, como o mix entre o rústico e o romântico, além das estampas florais e dos detalhes da vida no campo.

Para entender melhor essas características, é muito importante compreender como o estilo surgiu. Vamos ver em detalhes?

Como nasceu o estilo provençal?

Entre os séculos XVI e XVII, a França se tornava referência mundial em sofisticação, especialmente graças à decoração do Palácio de Versalhes. O Rocaille era o estilo preferido da nobreza francesa, popularmente conhecido como “estilo Luis XV”.

A riqueza de detalhes, os ornamentos rebuscados e a aplicação de folheados a ouro eram características marcantes desse estilo e retratavam toda a exuberância da corte francesa.

Os camponeses que viviam na região do sul da França, sem ter os mesmos recursos financeiros, decidiram copiar o estilo da corte. Como não conseguiam manter o mesmo luxo, usavam os artifícios que tinham em mãos, criando, assim, o estilo provençal.

Características do estilo provençal

Justamente por tentar recriar o estilo da corte francesa, o Estilo Provençal possui algumas similaridades com o estilo Luis XV. Sobretudo o uso de linhas sinuosas e o fino acabamento.

Além disso, as peças contavam com detalhes entalhados e apliques de madeira, principalmente em formato de conchas.

Os motivos florais são muito recorrentes, pois os camponeses usavam o que tinham à mão para criarem a decoração. E os campos de flores, especialmente de lavanda, eram particularmente comuns nesta região. Outras estampas que costumam ser usadas são as listras e as cenas rurais, conhecidas como Toile de Jouy.

Os tons suaves de verde, azul e rosa também são predominantes, junto do branco. Inclusive, uma característica muito marcante é a presença da pátina.

Esse tipo de pintura passou a ser empregada pelos camponeses como uma maneira de “disfarçar” o uso de uma madeira de qualidade inferior. Para esconder os defeitos que essa madeira apresentava, eles criaram uma mistura de gesso e cola – ou gesso cré. 

Apesar de disfarçar os defeitos, com o tempo, a pátina se desgasta e o móvel adquire uma aparência envelhecida, que se tornou uma das características mais marcantes e conhecidas do estilo provençal.

Como montar uma cozinha estilo provençal?

A cozinha estilo provençal é ideal para quem deseja um ambiente romântico, acolhedor e delicado. Se você ama ambientes com um toque campestre, com certeza vai adorar ter uma cozinha com esse estilo. Veja as dicas que separamos.

Para uma cozinha estilo provençal, prefira cores claras e sóbrias

As cores claras e sóbrias são a base da decoração provençal. Por isso, também devem estar presentes na sua cozinha.

O branco é um clássico. Mas você não precisa ficar preso apenas nele. Off-white, cinza, verde escuro e também tons pastéis, como azul e verde podem estar presentes facilmente em uma cozinha provençal.

Na bancada, pedras como mármore, granito e quartzo complementam o aspecto rústico e natural que marcam o estilo.

Use detalhes clássicos

O design mais clássico é preferível para as cozinhas provençais. Como madeira clara e boiseries ou molduras em formatos tradicionais, como quadrado, oval ou redondo. 

Os armários de cozinha, geralmente, têm portas totalmente fechadas ou com alguns detalhes em vidro para deixar a louça à mostra. Os nichos e prateleiras também podem ser usados, ajudando a complementar a decoração de sua cozinha estilo provençal e a exibir peças especiais, como pratos decorados.

Adicione toques metálicos à cozinha estilo provençal

Os detalhes metálicos ajudam a deixar a cozinha estilo provençal mais atual, além de permitir que ela se comunique com outros estilos decorativos que podem compor os demais ambientes integrados.

Assim, vale a pena lançar mão de detalhes em dourado, prata ou cobre. Por exemplo, para os puxadores das portas dos móveis e nos acessórios, como a luminária ou até o escorredor de pratos e a coifa.

Em relação aos puxadores, é importante preferir os modelos mais delicados, que adicionam um toque retrô e romântico. O padrão mais tradicional é o redondo, mas você pode investir nas versões em alça e puxadores em concha, tanto lisos, como trabalhados.

Não se esqueça das estampas românticas

As estampas românticas são indispensáveis em qualquer ambiente nesse estilo. Por isso, também precisam estar presentes na sua cozinha estilo provençal. A mais tradicional, sem dúvida, é a estampa floral, especialmente de lavanda.

Mas você pode investir em listras e estampas campestres. Essas estampas podem ser usadas nos estofados, caminhos e toalhas de mesa e até em revestimentos ou papéis de parede. 

Abuse das flores do campo

Além das estampas, que tal usar as flores na sua cozinha estilo provençal? Elas podem compor arranjos florais para mesas, aparadores e outros detalhes, adicionando muito mais vida à sua decoração e reforçando o aspecto campestre tradicional do estilo  provençal. 

Deixe as porcelanas à mostra

Outra forma de trazer esse clima de campo à sua cozinha é investindo em peças de porcelana, que, claro, devem seguir o estilo. Nesse caso, prefira aquelas com arabescos suaves e clássicos, ou com estampas florais bem românticas.

Você pode investir em pratos, xícaras, bules e outros detalhes. Lembre-se, claro, de deixar essas louças em evidência na sua decoração. 

Além das louças, use vasos de porcelana para criar os arranjos, invista em luminárias pendentes com detalhes em inox, entre outras ideias.

Modernize o estilo

Este estilo atravessa geraçoes. Mas você não precisa deixar a sua cozinha estilo provençal como um cenário de novela de época. O ideal é, justamente, conseguir compor um espaço que brinque entre o antigo e o novo, adicionando personalidade. 

São várias as ideias que você pode usar. Por exemplo, mesclar a cozinha estilo provençal com o industrial é uma tendência, adicionando detalhes metálicos e até em cimento queimado.

Os eletrodomésticos em inox também ajudam a trazer essa sensação de contemporaneidade, bem como detalhes em vidro que podem aparecer nos armários.

Conheça a cozinha Ágata Rustic/Branca da Madesa

Agora que você já conhece tudo sobre a cozinha estilo provençal, está sonhando com uma nesse estilo aí na sua casa? A Madesa pode te dar uma “mãozinha”. 

Para isso, a nossa dica é a cozinha Ágata Rustic/Branca. Ela é totalmente modulada e une detalhes mais rústicos e provençais, com linhas e elementos modernos.

Possui acabamento em pintura poliéster no padrão amadeirado Rustic, com as portas e frentes das gavetas em branco. Ainda conta com vidro reflex no armário aéreo, adicionando um toque moderno e ajudando a destacar as suas louças.

Como essa cozinha possui um lindo toque amadeirado e com detalhes em branco, ela pode ser facilmente inserida em um ambiente provençal. Você poderá ousar com revestimentos e outros detalhes decorativos que evocam o romantismo e a vida campestre, que são característicos desse estilo.

Os itens inclusos nessa cozinha são:

  • 1 armário aéreo com 2 portas de correr de vidro reflex;
  • 1 balcão de pia com 2 gavetas e 1 porta;
  • 1 armário aéreo com 1 porta basculante;
  • 1 torre quente com 3 portas, 2 nichos para fornos e 1 nicho menor.

A cozinha estilo provençal, ainda, pode ser complementada com módulos avulsos da Linha Ágata Madesa, para tornar o seu espaço mais personalizado e funcional.

Gostou de conhecer mais sobre a cozinha estilo provençal? Aproveite e confira as opções da Madesa para transformar esse ambiente com muito estilo!