“Rústico” é uma palavra muito conhecida quando o assunto é casa e mobília – e quando falamos em cozinha rústica, os apaixonados por esse estilo não medem esforços para trazer o aconchego para dentro do lar.

Em seu sentido literal, rústico significa “aquilo que é relativo ao campo; campestre; com elementos e formas da natureza”. Mas calma, isso não significa que a aparência “bruta” de certos móveis, que não possuem um acabamento tão detalhado, não seja sofisticada.

A verdade é que móveis rústicos são extremamente modernos e podem dar um charme especial a qualquer ambiente. Mas vamos ao que interessa? Se você quer saber como decorar uma cozinha rústica, siga a leitura e confira nossas dicas!

O que é cozinha rústica?

Uma cozinha rústica é definida pela composição que remete ao campo e à fazenda – tanto em relação aos móveis, quanto em relação à decoração. A principal inspiração do estilo rústico é a natureza, por isso, a madeira é o elemento mais utilizado para compor seus ambientes.

Além da madeira, materiais como ferro, pedra, barro, couro, metal não polido e cimento, também fazem parte do estilo – assim como acabamentos imperfeitos e itens artesanais.

A decoração é um fator extremamente importante para compor uma cozinha rústica. Parede de tijolos, artesanato, utensílios de ferro e, até mesmo, troncos de árvores, como bancos ou como base de mesa, costumam compor com maestria um ambiente campestre.

Um armário de cozinha rústico, por exemplo, possui texturas que promovem a simplicidade e, ao mesmo tempo, a sofisticação que a madeira, em sua forma mais “bruta”, oferece.

Como construir uma cozinha rústica?

Com os materiais certos e algumas dicas práticas, a atmosfera tranquila que remete ao campo pode fazer parte do seu dia a dia na cozinha!

É válido ressaltar que, além da madeira de demolição e maciça, que costumam ter um preço mais elevado, há inúmeros produtos de alta qualidade que imitam materiais rústicos, tornando muito mais acessível a criação de um ambiente neste estilo.

Lembre-se: antigamente, nas fazendas, as pessoas utilizavam apenas os materiais disponíveis na natureza. Com o passar do tempo, além do rústico ter se tornado tendência, ele também virou sinônimo de modernidade que traz consigo um ar de lembranças e muito conforto.

Confira a seguir, as dicas que preparamos para você montar uma cozinha rústica:

1. Utilize muita madeira!

Como a madeira é o material mais lembrado no estilo rústico, ele precisa fazer parte da sua cozinha! Uma boa ideia de composição é, por exemplo, um balcão de pia rústico com pés de madeira maciça. Um ótimo exemplo é a Cozinha Reims da Madesa, com destaque para os pés de madeira maciça que além de deixar o ambiente mais charmoso, proporcionam firmeza ao móvel.

Além disso, é importante enfatizar que o acabamento simples e uma aparência envelhecida dos móveis, também aproximam muito a sua cozinha à simplicidade campestre – mas não se esqueça: o simples também é moderno!

2. Aposte em itens decorativos antigos

Como você já deve ter percebido, a simplicidade é o ponto chave no estilo rústico. Objetos antigos chamam a atenção e criam uma harmonia especial na sua cozinha. Um bom exemplo disso, é utilizar itens que remetem à natureza, como vasos, esculturas, quadros, pedras naturais, filtro de barro etc.

Você também pode usar panelas antigas para complementar a decoração, ou artigos de ferro envelhecidos que fomentam ainda mais a aparência rústica do ambiente. Além disso, lareiras e fogão à lenha são ótimas opções.

3. Pisos e revestimentos

Para garantir mais identidade à sua cozinha rústica, é importante que você se atente ao piso e ao revestimento. Há inúmeras opções mais naturais, mas também existem opções modernas que reproduzem a textura e aparência dos móveis rústicos.

Geralmente, os pisos de madeira são as opções mais utilizadas nesse tipo de ambiente. Mas se você quiser mais praticidade, é possível utilizar materiais que imitam a madeira, e até mesmo o piso vinílico ou cimentício – ambos promovem um charme especial ao estilo.

Conheça as vantagens de uma cozinha modulada em MDF.

4. Aposte nas cores neutras

Ambientes rústicos promovem a sensação de aconchego. Por isso, é importante optar por cores neutras para garantir a intimidade proposta pelo que é rústico. Uma dica para a pintura, é utilizar tons pastéis que combinam com o tom da madeira.

Se você quiser uma cozinha rústica moderna, experimente utilizar cores terrosas – não se esqueça das famosas paredes de tijolos que trazem um ar contemporâneo e, ao mesmo tempo, simples para os ambientes. Móveis de tons mais escuros, unidos à neutralidade da madeira, também aumentam a modernidade do seu ambiente.

5. Utilize plantas na decoração da sua Cozinha Reims

Como o rústico remete à natureza, nada melhor do que utilizar plantas para decorar a sua cozinha. Você pode utilizar vasos de cores terrosas, plantas suspensas, cactos, ou qualquer planta da sua preferência.

Além de promover um ambiente rústico, plantas reforçam a sensação de bem-estar e garantem uma beleza natural.

Móveis rústicos na Madesa

Na Madesa, você encontra os melhores móveis rústicos para cozinha com preços que cabem no seu bolso! Na nossa loja, você pode conferir as cozinhas moduladas prontas, compactas, ou escolher os módulos separadamente!

Feitos com materiais de alta qualidade, nossos móveis podem ser o que falta para tornar os seus ambientes únicos e diferenciados! Venha conhecer a nossa linha de móveis para cozinha rústica!

Leia mais: Saiba como montar um quarto de casal rústico.