Pensando em um novo projeto para a sua cozinha? O conteúdo de hoje pode ser o que você está buscando como inspiração! Você já ouviu falar em cozinha Boho

Essa decoração permite combinações de cores e estampas que dão um toque de personalidade para o seu espaço. Agora, imagine trazer isso para o coração da casa? 

A seguir, a Madesa vai apresentar ideias para uma cozinha estilo Boho, trazendo dicas, inspirações e destacando alguns produtos da nossa linha para você transformar esse espaço como sempre sonhou. 

Boa leitura! 

O que é decoração Boho?

Você sabe qual a origem do Boho? A palavra vem da expressão “bohemian chic”, que quer dizer boêmio contemporâneo.

Essa expressão nos remete a um estilo de vida nômade e autêntico, onde a liberdade, a criatividade e a vida além dos padrões culturais estão presentes.  

Em termos de ambientação, essa decoração reúne referências orientais, hippies, folk e punk — explorando também o vintage, country e romântico. Ou seja, é bem diversa, onde criatividade e versatilidade são os destaques.

Mas, o que isso representa dentro de casa?

Vejamos suas principais características:

  • Mistura de cores: a mistura de diferentes cores pode ser utilizada no mesmo ambiente;
  • Elementos naturais: plantas, como trepadeiras são muito usadas;
  • Objetos místicos: estátuas, pedras preciosas, espelhos emoldurados, carrancas;
  • Peças artesanais: peças feitas de crochê, bordados, filtro dos sonhos;
  • Madeira: está sempre presente, dando um toque rústico, além de combinar com qualquer objeto ou decoração.

O estilo Boho tem como característica a liberdade e permite a escolha de peças variadas, que se relacionam entre si, criando um ambiente aconchegante, rústico e alegre. 

Mas, cuidado com os exageros, pois a decoração precisa ser equilibrada para que o ambiente não adquira um clima pesado e nada confortável. Por isso, elementos mais neutros e clássicos podem ser boas opções.

Como utilizar essa decoração?

E como utilizar o estilo Boho chic? Baseados nas suas características principais, essa decoração pode ser utilizada em todos os ambientes da casa. Vamos conhecer de que forma? Acompanhe!

Elementos naturais

Os elementos naturais, como palha, coco, vime e sisal são essenciais à decoração boho, pois proporcionam um visual orgânico e charmoso ao ambiente. Esses materiais podem compor luminárias, cestas, cadeiras e molduras.

A madeira é outro elemento que deve estar presente nesse design. Aposte em móveis, objetos decorativos ou até em pisos. A madeira é perfeita para trazer sofisticação e aconchego ao ambiente, use e abuse sem medo!

Cores vibrantes

Uma característica importante é a mistura de diversas cores em um mesmo ambiente, assim, você pode escolher uma paleta de cores marcante e alegre. 

Uma sugestão são os tons neutros, como bege, marrom, preto ou branco como base da decoração, e daí a criação de combinações diversas, que conversem entre si. 

Para os contrastes, aposte em tons de azul, amarelo, verde, vermelho e laranja, que remetem à natureza e trazem uma sensação de tranquilidade.

Plantas e acessórios

As plantas trazem um toque de natureza para dentro de casa, e proporcionam ambientes mais frescos e bonitos, além de revigorar o ar. 

Você pode incorporá-las no décor com vasos de tamanhos, cores e materiais diferentes, em uma composição divertida e harmoniosa.

Tecidos

Os tecidos também criam o efeito colorido que a decoração Boho pede. Para isso, aposte em tapetes, cortinas, mantas e almofadas com estampas e cores diversas. 

As estampas étnicas, florais e tecidos artesanais, como o crochê, são muito a pegada desse estilo.

Cozinha Boho: como transformar o ambiente?

Está gostando desse estilo decorativo? Então, que tal uma cozinha Boho? Essa é uma escolha que traduz um ambiente aconchegante, acolhedor e cheio de personalidade. 

A seguir, vamos ver como o estilo Boho pode ser aplicado na cozinha

Cores e estampas

A cozinha Boho pede cores amadeiradas, em tons terrosos. Elas podem ser incluídas nos móveis, paredes ou objetos de decoração. 

Como sugestão, mantenha as paredes com cores mais neutras, como creme ou branco. Assim, você pode apostar em móveis que tenham contraste com cores mais claras. 

Peças em tons marrom, caramelo ou laranja são ótimas opções. Para os mais ousados, detalhes nas cores verde-militar e azul-marinho podem dar charme final ao ambiente. 

Além disso, não tenha medo de misturar padrões, como florais, étnicos e geométricos no piso, quadros, toalhas, guardanapos, jogos americanos, centros de mesa e peças decorativas.

Móveis e acessórios

Com relação aos móveis da cozinha Boho, aposte nos que agregam alguns dos traços vintage. Para isso, armários com puxadores de metais e acabamentos de madeira, iguais aos da casa de nossos avós, são os ideais para esse estilo.

Além dos armários de madeira, mesas e cadeiras devem possuir acabamento mais rústico e sofisticado.

Prateleiras e nichos avulsos dão um charme a mais, sem falar da praticidade que elas trazem quando organizam os suprimentos e utensílios usados com maior frequência, o que faz da cozinha um ambiente prático e funcional.

Que tal conhecer o armário de cozinha completa Ágata, nas cores rustic e crema?

Essa cozinha com cores perfeitas para estilo Boho possui espaço para organizar tudo o que você precisa! 

Com puxadores com alça em alumínio, oferece dois baldes, um com tampo e outro para pia, acabamento amadeirado Rustic e portas e frente na coloração crema.

Veja também outras linhas de móveis de cozinha Madesa que se adaptam ao estilo Boho:

Utensílios como decoração

A cerâmica é vista por muitos como um pouco ultrapassada para a decoração de ambientes. Porém, na cozinha Boho ela é uma peça elementar e muito sofisticada. São excelentes alternativas de peças rústicas, muitas vezes feitas a mão, deixando-as ainda mais especiais. 

Inclua a cerâmica na sua cozinha de diferentes formas: vasos de flores e plantas, esculturas, pratos, xícaras e outros utensílios.

Viu como a sua cozinha Boho pode ficar linda? A Madesa ama cozinhas, tanto que elas são o nosso carro-chefe, e dedicamos toda qualidade na sua fabricação. Por isso, aqui é o melhor lugar para quem está pensando em renovar a sua!

Aqui você encontra diferentes linhas de cozinhas, desde as completas até as compactas. Uma delas com certeza será perfeita para decorar do jeito que você sempre sonhou!

Ah, e não deixe de conferir mais dicas e inspirações no nosso blog!