Dia do consumidor: conheça a história desta data tão importante.

0
Carrinhos de compra para simbolizar o dia do consumidor.

Veja mais sobre a história dessa comemoração e sua importância.

Considerado a Black Friday do primeiro semestre do ano, o Dia do Consumidor é uma das datas mais importantes dentro do comércio. Quer saber mais sobre a história, contexto e vantagens desta comemoração? Então, confira o nosso artigo!

História da data

Iniciado pelo ex-presidente dos Estados Unidos, John Kennedy, o Dia do Consumidor nasceu com o objetivo de reforçar a importância do respeito aos direitos dos clientes. Em 15 de março de 1962, Kennedy instituiu o segundo período mais importante para os comerciantes, perdendo somente para a Black Friday. A comemoração foi instituída com o objetivo de garantir a proteção dos interesses dos compradores.

Após 23 anos do discurso de Kennedy, em 1985, a Organização das Nações Unidas (ONU) adotou a data 15 de março como Dia Mundial do Consumidor. Desde então, comerciantes costumam homenagear seus clientes com promoções especiais.

Nos últimos anos, grande parte do comércio, seja físico ou online, aderiu às comemorações em homenagem aos clientes. A celebração acontece sempre na semana do dia 15 de março. Na quarta-feira, os comerciantes costumam lançar as maiores e melhores promoções.

Compra de um lanche sendo pago com cartão de crédito.

Direitos básicos do consumidor

Em seu discurso no Congresso em 1962, Kennedy atribuiu 4 direitos básicos aos compradores, sendo eles:

  • Direito à segurança;
  • Direito à informação;
  • Direito à escolha;
  • Direito à ser ouvido.

Junto à criação do Código do Direito do Consumidor, também foi criado o Procon (Programa de Proteção e Defesa do Consumidor), que possui sedes em todos os estados brasileiros. O órgão tem como principal função atuar como mediador entre o freguês e as empresas, garantindo que o direito de todos os usuários sejam assegurados. 

No Brasil, os direitos dos brasileiros são garantidos pela Lei n.º 8.078 de setembro de 1990, que entrou em vigor em 1991.

Vitrine de loja com dois manequins e alguns valores de desconto.

Compromisso Madesa com o consumidor

A Madesa Móveis tem a missão de levar mais vida para o dia a dia das pessoas, garantindo que todos os direitos dos clientes sejam garantidos, fornecendo um atendimento único e produtos de excelente qualidade. Uma prova desse trabalho são as conquistas que nossa equipe vem obtendo, como o selo RA1000 do ReclameAqui. Um reconhecimento que reflete bem a relação da empresa com o cliente.

Para o Dia do Consumidor, certificamos que aqui o cliente é sempre prioridade! Conte com a Madesa Móveis para renovar o seu ambiente e para fazer parte de todos os momentos da sua vida!

E aí, o que achou da história do Dia do Consumidor? Veja mais artigos como este em nosso blog e assine nossa newsletter para receber conteúdos exclusivos!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, compartilhe seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui