O Vá de Bike é um projeto que exemplifica muito bem a Madesa. Ele começou pequeno, focando em um problema que os usuários tinham, e foi crescendo com consistência, dando outra cara para os intervalos de refeição e se tornando parte do dia a dia da empresa. 

Tínhamos uma dificuldade relacionada ao transporte dos colaboradores até o refeitório, que fica a menos de 1km da fábrica. Havia um ônibus disponível para fazer este deslocamento, porém ele não estava mais dando conta do fluxo. Algumas pessoas optavam por ir a pé e queríamos incentivar isto, porém era um deslocamento demorado, levando em conta que o intervalo para refeição é de 1h. Alguns colaboradores já vinham trabalhar de bicicleta e usavam elas para este deslocamento, mas isto era a realidade de poucos.

Começamos em janeiro de 2023, com 5 bicicletas, e as disponibilizamos para apenas uma das fábricas, para entender se os colaboradores iriam gostar da iniciativa. Nos primeiros dias, conseguimos perceber uma grande adesão e começamos a receber várias reclamações de colaboradores que não estavam conseguindo usar as bicicletas,

pois todas estavam em uso. Isto foi o incentivo que precisávamos para acelerar o projeto.

Resolvemos vários detalhes que surgiram, construímos um local coberto adequado e chegamos nas mais de 50 unidades que temos hoje, que são utilizadas diariamente por mais de 200 colaboradores. 

Para deixar essa experiência ainda mais com a cara da nossa empresa, as bicicletas foram personalizadas com as cores das fábricas (branca e vermelha) e a logo da marca. 

Estamos sempre atentos a iniciativas que possam melhorar a qualidade de vida no trabalho, promovendo hábitos mais saudáveis e facilitando a locomoção das pessoas.  Além disso, sabemos que o uso de um meio de transporte sustentável, econômico e eficiente ajuda a diminuir a emissão de gases poluentes e o Vá de Bike conseguiu unir estes dois aspectos. Esse foi um projeto simples na sua execução e que proporcionou não somente uma nova forma de deslocamento, mas um momento para relaxar, se divertir entre colegas e, até mesmo, uma prática de atividade física. 

Tenho muito orgulho de todos que se envolveram neste projeto e fizeram ele se tornar realidade, conseguindo promover um ambiente mais descontraído e saudável e ainda reduzindo a emissão de carbono.

Até meu pai aderiu ao projeto!

Espero que você tenha gostado de conhecer um pouco mais sobre o projeto Vá de Bike da Madesa. Se ficou com alguma dúvida, pode comentar aqui!