Quem acompanha a Madesa, percebe o grande incentivo à leitura que temos por aqui. Acreditamos que a leitura é responsável por transformar as pessoas e é a partir de novos conhecimentos que tomamos ações que vão beneficiar a nossa vida e o ambiente de trabalho. Por meio da constante aquisição de obras e um catálogo expansivo, a Biblioteca Madesa é um dos projetos mais interessantes da nossa empresa. Já contamos um pouco sobre ela aqui!

Há cerca de 10 anos, meu avô, Aldo Cini, fundador da empresa, iniciou a doação de alguns livros para a fábrica. Por um tempo, a biblioteca ficou apenas como acervo, mas já eram disponibilizados títulos por empréstimo aos colaboradores. 

Em 2021, a equipe de colaboradores cresceu, e a perspectiva de um ambiente diverso e que incentiva hábitos de leitura se potencializou. O projeto foi reestruturado e já realizou diversas ações visando despertar o desejo pela leitura.

Uma destas ações é o Biblionews, comunicação realizada mensalmente para divulgação de novos títulos e obras disponíveis no catálogo.

Divulgação das obras através do Biblionews 

Também foi criado o Biblioteca de Portas Abertas, iniciativa que visa aproximar as pessoas da equipe com o nosso acervo, de forma que os colaboradores tenham fácil acesso, possam folhear os livros e escolher as suas próximas leituras pessoalmente, interagindo e recebendo dicas valiosas. 

Hoje, o acervo possui mais de 1.000 títulos, circulando entre as mãos de cada colaborador e colaboradora. Na maior parte são livros de negócios ou de auto ajuda, porém, temos também autobiografias, clássicos da literatura, organização financeira e muitos outros. Entre as obras que estamos indicando a leitura atualmente, está o livro Aldo Cini, uma vida para empreender, uma biografia da história do meu avô.

Alguns dos títulos disponíveis na Biblioteca Madesa também estão no meu acervo pessoal, e, sempre que posso, realizo indicações de leituras para os colaboradores. Particularmente, fico muito contente em vê-los buscando desenvolvimento através da leitura e acredito que estamos fazendo nossa parte ao criar um ambiente que estimula a busca constante por conhecimento.

Por conta dessas iniciativas, percebemos um interesse crescente dos colaboradores em compartilhar leituras com suas famílias e isso tem impactado cada vez mais pessoas por meio da Biblioteca Madesa. Nós vimos que a leitura não apenas estimula o foco, a concentração e a disciplina, mas também democratiza o acesso ao conhecimento. E foi por entendermos que fortalecer a Biblioteca é um investimento no crescimento pessoal e coletivo, que resolvemos estender essas boas práticas para além das nossas fábricas. Assumimos um compromisso com as pessoas da nossa região e firmamos uma parceria com o projeto ‘Nossa Biblioteca’, onde doamos sete bibliotecas para instituições públicas dos municípios de São Sebastião do Caí, Alto Feliz, Barão, Bom Princípio, São Vendelino, Feliz e Vale Real por meio da Lei de Incentivo Pró-Cultura RS. Essa é uma ação que nos orgulhamos muito e que tem apresentado resultados incríveis. Você pode saber mais sobre isso clicando aqui! 

Espero que você tenha gostado de conhecer um pouco mais sobre a biblioteca da Madesa e nosso projeto de leitura, mas, se ficou com alguma dúvida, pode comentar aqui! Também te convido a ficar por dentro das práticas sustentáveis e o melhor para o seu lar no Blog Madesa.