Se você é um bom amante de vinhos, em algum momento da vida já passou pela sua cabeça a ideia de ter uma adega em casa – seja pela falta de um espaço para o armazenamento correto dos seus rótulos, ou simplesmente por querer um móvel especial para essa finalidade.

Independentemente do motivo, a beleza que uma adega promove aos ambientes, também é um ponto forte que aumenta a vontade de adquirir este móvel. Mas afinal, será que vale a pena ter uma adega de vinho? Leia para saber mais!

Por que comprar uma adega climatizada?

O objetivo de uma adega climatizada é armazenar os vinhos na sua temperatura ideal, geralmente para um consumo próximo – dispensando o uso de baldes com gelo, por exemplo.

Mas, além disso, precisamos ressaltar que vinhos armazenados por longos períodos precisam de um ambiente com temperatura controlada, iluminação específica e movimentação praticamente nula – o que uma adega climatizada, sem dúvidas, pode proporcionar.

Ou seja, com ela, você garante o armazenamento correto dos seus rótulos, mantendo-os com muita qualidade e na temperatura certa.

Vantagens e desvantagens de ter uma adega em casa

Quando falamos em adega climatizada, precisamos ficar atentos às vantagens e desvantagens de ter esse eletrodoméstico, afinal, se você não consome vinhos com grande frequência, precisa pesar os prós e contras dessa aquisição.

Porém, existe uma grande variedade de tamanhos de adegas climatizadas: as que comportam diversos rótulos e as que armazenam apenas 12, por exemplo. Isso significa que, mesmo que você não pretenda comprar muitos rótulos, ter esse eletrodoméstico ainda é uma boa escolha. Vamos lá!

Vantagens

Com a variedade de climas do Brasil, para manter a qualidade e o armazenamento correto dos vinhos em casa, uma adega climatizada é a melhor opção. Assim, o aroma e sabor dos rótulos não serão afetados com temperatura, movimentação ou iluminação.

Além disso, ter uma adega significa poder aproveitar diversas promoções de vinhos – afinal, com ela, você tem como guardar as garrafas e mantê-las em um ambiente adequado.

E tem mais: ter uma diversidade de rótulos torna muito mais prático receber amigos e a família em casa: é só abrir a adega e pronto! Os vinhos estarão na temperatura correta, com o sabor preservado!

Desvantagens

Praticamente, a única desvantagem que podemos levar em conta é o consumo de energia. Se você não é um apreciador de vinhos e pensa em comprar uma adega climatizada apenas por beleza, por exemplo, ela se tornará somente mais um eletrodoméstico.

Nesse caso, é indicado que você adquira uma que não seja climatizada. Um modelo rústico ou embutido em nichos, por exemplo, são ótimas opções que ainda proporcionarão beleza a qualquer ambiente, e evitam gastos a mais com energia.

O que precisa ter em uma adega?

Você deve ter um tipo de vinho favorito, não é mesmo? Mas em uma adega, além do seu rótulo preferido, é importante ter estilos diferentes para qualquer situação.

Por isso, na sua adega em casa, tenha pelo menos:

  • 2 vinhos tintos mais encorpados;
  • 2 vinhos tintos mais suaves;
  • 1 vinho tinto de corpo médio;
  • 2 vinhos brancos (1 leve e 1 encorpado);
  • 1 vinho rosé;
  • 1 espumante;
  • 1 vinho de sobremesa.

Obviamente, tudo depende do espaço que a sua adega dispõe. Mas lembre-se sempre: todas as garrafas de vinho devem ser armazenadas deitadas.

Ah, muito importante: se você possui uma adega rústica não climatizada, por exemplo, guarde os vinhos tintos nela, em um local distante da luz. Já os brancos, rosés, espumantes e de sobremesa, coloque na geladeira – nela, eles ficam bem armazenados por até seis meses.

Sala de estar ideal: 6 dicas para decorar e escolher os móveis.

Pode embutir uma adega?

Se você tem pouco espaço livre, mas quer um armário adega, fique calmo: geralmente, adegas são feitas especialmente para lugares pequenos e podem ser embutidas. Você não precisa ter amplos espaços em determinados ambientes da casa.

Este móvel oferece grande flexibilidade, tornando simples a sua instalação e acomodação em um móvel já existente, como por exemplo: em nichos nas estantes da cozinha ou da sala, embaixo de uma bancada, sob um aparador… em diversos lugares!

Assim como uma adega de vinho pode fazer parte de um projeto personalizado de móveis, ela também pode ser comprada separadamente e instalada no local da sua preferência!

Como fazer uma adega simples?

Muitas pessoas pensam que é extremamente complicado e caro ter uma adega em casa – mas ambas ideias são grandes mitos!

Para ter, de forma simples, uma adega em casa, você precisa escolher o lugar e decidir se fará com móveis de embutir, por exemplo. Porém, você também pode comprar um balcão com adega, ou os nichos já prontos só para instalação.

Aqui na Madesa, temos adegas que são instaladas como módulos, e podem ser colocadas em qualquer móvel: tudo vai depender da sua preferência! Temos também armários com adega acoplada prontinhos para compor os ambientes mais lindos na sua casa!

Gostou do nosso conteúdo? Visite a Loja Madesa e encontre as adegas perfeitas para o seu espaço!