No momento de escolher os materiais para finalizar os ambientes, sempre surgem dúvidas sobre quais são os tipos  mais indicados e como escolher os itens. Com o granito para cozinha isso não é diferente. 

Isso porque, quando falamos da cozinha, devemos ter em mente que ela é um cômodo que tem contato diário com água e gordura, por exemplo, sem comentar a necessidade de limpeza diária. 

Por isso, para decorar uma cozinha, é importante considerar materiais que, além de oferecer benefícios estéticos, possam significar durabilidade e usabilidade no dia a dia. 

Pensando nisso, separamos algumas dicas sobre os tipos de granito mais indicados para cozinha, um item bastante conhecido e versátil. Quer saber mais? Continue a leitura! 

Por que escolher o granito para cozinha?

É importante saber que o granito para cozinha é um material que não agrega somente benefícios estéticos quando aplicado. Indo muito além disso, ele pode significar um item mais durável e que tire a necessidade de manutenção a curto e médio prazo

É comum que aconteça uma confusão entre o granito e o mármore e, apesar de parecerem a mesma coisa no resultado final, esses tipos de pedras possuem algumas características que os diferenciam. 

Escolho granito para a cozinha ou mármore?

Enquanto o mármore é originário do calcário, o granito é uma mistura entre minérios, como o quartzo, feldspato e mico, o que o torna mais resistente de forma geral. 

Por esse motivo, o granito geralmente é mais escolhido para decoração de ambientes como cozinhas e áreas de serviço. Também possui uma variedade maior nas cores, por conta da sua variedade de minérios. 

Mas se engana quem pensa que o granito só pode ser usado nesses dois ambientes, pois ele também pode ser aplicado em banheiros e itens de decoração, como esculturas

Quais os cuidados necessários com o granito?

Assim como qualquer item de acabamento final em um projeto de decoração, o granito necessita de cuidados específicos, com o intuito de prolongar sua beleza e funcionalidade, como, por exemplo, uma boa escolha de tonalidade  conforme o ambiente e cuidados com a sua mobilidade e limpeza.

Escolha bem a cor do granito para cozinha

Se você tem muito contato com a cozinha diariamente, seria indicado não optar por granitos muito claros de forma geral, isso porque existe a possibilidade de manchar o material, considerando o contato com alguns líquidos escuros como: molhos, vinhos e sucos.

Leve em consideração o peso do granito para cozinha

Se você pensa em usar o granito em tampos para móveis, por exemplo, fique atento: por ser um material pesado, é possível que a mobilidade desses móveis seja um pouco mais limitada.

Assim, se você gosta de mudar a ordem dos móveis da cozinha com frequência, pode ser melhor investir no granito como tampo para algum móvel fixo.

Não utilize produtos químicos fortes no granito para cozinha

Para a limpeza do granito, opte sempre por água fresca e corrente, álcool e um pano umedecido. Não há necessidade de utilizar produtos químicos fortes. Caso as manchas sejam mais profundas, utilize um detergente e uma buchinha de limpeza.

Quais os principais tipos de granito para cozinha?

Não diferente de outros itens de decoração, o granito tem variações que podem se adequar melhor dependendo da sua escolha no momento de aplicação. As cores branco, preto e cinza são as mais comuns, e suas variedades oferecem muitas possibilidades para a sua cozinha e casa de forma geral.

Granito branco 

Sendo um dos mais utilizados, o granito branco é bastante utilizado em bancadas, escadas e tampos. Por se tratar de pedra extraída de forma natural, esse tipo de granito pode ter diferentes tonalidades e mesclas de tons, garantindo personalidade e exclusividade no momento de escolha.

Além disso, é uma ótima pedida quando o objetivo  é trazer amplitude para o ambiente. 

Granito branco siena 

Esse granito é bastante característico por seus grãos uniformes com uma coloração mais escura, podendo ser cinzas, pretas ou rosadas. É bastante utilizado em ambientes como cozinhas e áreas de lazer. Essa pedra super funciona quando a proposta do projeto é criar  um ambiente mais minimalista. 

Granito branco marfim

O granito branco marfim possui uma coloração mais amarelada, entretanto, ainda assim, é uma ótima alternativa para trazer personalidade e luminosidade para o ambiente de aplicação. Por conta da sua resistência, ele é bastante indicado para ser utilizado como piso. 

Granito branco itaúnas 

O granito branco do tipo itaúnas é o mais popular e com menor custo dessa lista, o que, consequentemente, agrega menor resistência ao produto. 

Por esse motivo, ele é mais permeável e pode manchar com maior facilidade e, por isso, ao optar por esse modelo tenha em mente que será necessário investir em impermeabilização ou em reparos periódicos. 

Granito cinza

Tendo as mesmas propriedades que o granito branco, mica, quartzo e feldspato, o granito cinza passa por um processo de resfriamento magma, fazendo com que ele se torne mais pigmentado em relação ao branco. 

Diferentemente do granito branco, que tem o intuito de agregar elegância e minimalismo, o granito cinza pode ser melhor aproveitado em um ambiente que tem o intuito de ser mais rústico e com uma pegada mais pesada. 

Assim como o branco, o cinza também possui suas diferenciações:

Granito cinza arabesco

Sendo o granito mais popular e comprado na atualidade, essa pedra é bastante característica por seus pontos irregulares que variam entre as cores branca, preta e cinza. Além disso, seu baixo custo é um dos principais atrativos, já que o metro não sai por mais de R$120,00

Granito cinza Ás de paus

Sem ser totalmente cinza, o granito cinza Ás de paus, traz bastante personalidade para o ambiente de aplicação. Além disso, essa pedra pode ser bastante usada em banheiros, lavabos e áreas de serviço. Sua principal característica são seus pontos pretos distribuídos de forma uniforme por toda a pedra

Granito cinza castelo

Apesar de ser um dos mais baratos dessa lista, o granito cinza castelo não perde em qualidade e durabilidade em relação aos demais granitos apresentados. Sua coloração tem um cinza bastante pigmentado, que é acompanhado de pontos beges e cinza mais escuro, o que difere ele das demais pedras. 

Granito preto

O granito preto é uma variação dos tipos de granitos, sendo bastante pigmentado ele tem a mesma resistência e durabilidade dos citados anteriormente. É muito utilizado quando o intuito é agregar elegância e personalidade para ambientes.

Preto Absoluto

Como o próprio nome sugere, este granito não tem mesclas de cor, sendo preto de forma absoluta. Bastante utilizado em banheiros e cozinhas, esse modelo pode significar maior homogeneidade para o ambiente. 

São Gabriel

Uma ótima escolha para quem deseja construir um ambiente neutro e clássico, o modelo São Gabriel tem pequenos pontos espalhados por sua extensão, o que faz com que ele não seja tão homogêneo quanto o modelo anterior.

Preto Indiano

Sendo a opção mais barata dos granitos pretos, esse modelo possui cores contrastantes com o preto, como é o caso do branco. Sendo o mais comum, esse modelo pode ser utilizado em  diferentes aplicações como salas, cozinhas e banheiros.

Conte com a Madesa

Agora que você já conhece os principais tipos de granito, como utilizá-los e quais cuidados deve ter, conheça móveis e cozinhas planejadas que podem combinar  com seu projeto de decoração para diferentes cômodos! A Madesa tem as opções certas para você, confira acessando nosso site.