Saiba quais são os itens para casa mais procurados pelos consumidores de acordo com seus desejos de aquisição. 

A cozinha tem sido o espaço que mais tem recebido a atenção dos consumidores nos últimos anos, o que explica o aumento expressivo dos artigos de utilidades domésticas e o fato de estarem ganhando cada vez mais destaque em sites de e-commerce. De acordo com o Pinterest, rede social de compartilhamento de fotos com foco em inspirações, houve um crescimento de 135% na busca de ideias de como repaginar cozinhas. 

Com o morar sempre em movimento, mudando rotas e tendências, preferências e necessidades, a cozinha se mantém como aquele cômodo que sempre gerou anseios especiais. Atualmente, são muitas as pessoas que usam a cozinha como o principal cenário para receber pessoas e até mesmo compartilhar momentos do lar pela internet. Mais do que apenas um ambiente, o coração da casa, hoje, é o espaço mais requisitado, que abriga os itens mais desejados do mercado doméstico.

E como esse comportamento promete continuar em alta no próximo ano, resolvemos abordar aqui as tendências que já estão conquistando os consumidores não apenas a nível Brasil, como de forma global. Um levantamento apresentado pela Revista Casa Vogue apontou os itens para a casa mais pesquisados do Google em 2022. Com isso, fomos em busca, mais especificamente, dos produtos relacionados à cozinha que melhor performaram entre os interesses dos consumidores na pesquisa. Para você não ficar por fora e atualizar a sua listinha (a Black Friday já está batendo na porta, fica a dica), selecionamos algumas ideias que achamos incríveis e que não devem sair de moda tão cedo. Confere só! 

5 itens mais desejados em uma cozinha

1 – Ilha de cozinha

A número um nas pesquisas de desejos dos consumidores dos últimos anos, sem dúvida, é a ilha de cozinha, ou península, como também é chamada no mundo do design e da arquitetura. Ela ganhou destaque, principalmente, em programas estrangeiros de canais pagos de televisão e, aos poucos, foi caindo no gosto dos brasileiros, tomando conta das solicitações de quem procura renovar a casa. O modelo, que é considerado tradicional em países como Estados Unidos e Canadá, que pode apresentar um conceito aberto integrado com outros espaços, apresenta um balcão funcional que costuma ficar bem no meio do cômodo, como se fosse uma ilha mesmo, com todos os outros móveis ao redor. 

O balcão-ilha pode servir, também, para dividir uma determinada área, separando por zonas de atividades, com um lado destinado para a preparação dos alimentos e outro ficando para a sala de jantar. O projeto com a ilha facilita a circulação de pessoas por todos os lados, onde tudo acontece. 

Benefícios:

  • Amplitude 
  • Integração
  • Praticidade
  • Conforto
  • Mais opções de assentos

Mas antes de quebrar a cabeça para saber como colocar uma ilha na sua cozinha, é muito importante dar atenção para alguns pontos essenciais para esse modelo funcionar aí na sua casa. Para começar, o espaço de circulação e a distância entre os móveis precisa ser seriamente considerada. O ideal é que se considere, pelo menos, 70cm de distância de outros armários ou grandes eletrodomésticos, como geladeira e fogão. Já a altura deve estar entre 80cm e 1,10 m. Em caso de coifa ou o depurador, recomenda-se que esses estejam a 65cm de altura em relação à base de um cooktop, por exemplo. Ou seja: se a sua cozinha for muito pequena, uma cozinha com ilha pode não ser a melhor escolha, e o que era para ser a realização de um sonho pode virar uma tremenda dor de cabeça. Mas isso não quer dizer que esse modelo nunca vai poder ser aplicado na sua casa, apenas que ele precisa estar muito bem alinhado com a realidade do seu espaço. 

Para conseguir aproveitar ao máximo a sua ilha, o melhor é levar mais utilidade para esse móvel, que vai ser o protagonista do seu ambiente. Você pode aproveitar como uma bancada para fazer as refeições, para embutir eletrodomésticos, e até mesmo colocar uma pia. Isso pode tornar tudo ainda mais convidativo, como um chamado para que as pessoas da casa ou as visitas acompanhem o preparo da comida em uma prazerosa reunião. 

E como fazer uma ilha? Existem diversas formas de colocar em prática, e uma delas tem tudo a ver com o tópico a seguir. 

2 – Cozinhas planejadas

Cozinhas planejadas estão sempre entre as mais procuradas, e não é de hoje. Porém, com a vida cada vez mais corrida e a necessidade de buscar por espaços funcionais, onde a organização é a chave para tudo, uma cozinha pensada especialmente para o seu ambiente faz ainda mais a diferença e se mantém entre as queridinhas no quesito móveis para cozinha. As cozinhas planejadas são excelentes opções para quem precisa aproveitar cada cantinho do cômodo, principalmente se ele não for muito grande. 

E se engana quem pensa que para ter uma cozinha planejada é preciso desembolsar muito. A tendência do momento é apostar em cozinhas planejadas a partir de peças pré-fabricadas e que permitam uma composição harmoniosa e elegante. Na Madesa Móveis, por exemplo, você encontra tudo isso e ainda pode solicitar, de forma totalmente gratuita, o serviço de um especialista, que vai criar um projeto planejado especialmente para a sua casa com módulos componíveis. Sim, é verdade e vamos provar: 

Como vimos na foto acima, o planejamento a partir de módulos facilita todo o processo: a fabricação, a composição, o tempo de entrega e, obviamente, o valor final, que acaba se tornando bem mais atrativo do que os dos móveis sob medida. Como se percebe, nesse tipo de cozinha, a circulação é facilitada, o design é inteligente, a otimização faz parte da rotina e a economia de tempo se torna, finalmente, uma realidade. Sabe aquela cozinha dos sonhos, que parece que foi desenhadinha para você? São móveis perfeitos para o seu espaço mesmo, independente do tamanho que ele tiver!

E as cozinhas planejadas pequenas não abandonam as qualidades mais procuradas para esse ambiente, que são modernidade e sofisticação. O projeto é construído de acordo com as necessidades dos moradores e tudo é devidamente desenvolvido já considerando as medidas disponíveis, sem sobrecarregar nada. 

Os armários de cozinhas planejadas já são pensados para ter melhor aproveitamento e otimização de espaços, apresentando não apenas ambientes mais confortáveis e propícios para as práticas do dia a dia, como também extremamente funcionais. 

Ter uma cozinha bem planejada é o desejo da grande maioria das pessoas, afinal ter cada objeto em seu devido lugar e aproveitar cada espaço com mais eficiência, faz muita diferença na rotina dos moradores. Renovar com módulos avulsos ainda permite aproveitar da flexibilidade e liberdade de alterar o layout da sua cozinha quando e onde quiser, possibilitando mudanças. 

3 – Prateleiras

Tendência de 2021, que seguiu em 2022 e que tudo indica que vai acompanhar 2023, as prateleiras de cozinha chegaram com força no design e na decoração e prometem não sumir por longos bons anos. E o motivo é simples: com a alta do mercado de utensílios e produtos de cozinha para servir, as pessoas passaram a se preocupar ainda mais com a beleza dos objetos relacionados à categoria e, consequentemente, veio junto a vontade de exibi-los e utilizá-los, também, como decoração. E qual a melhor forma de expor alguma coisa? Com prateleiras, é claro. 

As prateleiras podem facilmente se tornar o centro da decoração de uma cozinha. Podemos listar inúmeras vantagens com isso, mas destacamos apenas as principais: 

  • São baratas; 
  • Economizam espaço;
  • São super práticas; 
  • Exibem os seus itens mais bonitos e estilosos.

O importante mesmo é que elas tragam mais beleza e praticidade para o cômodo, mas é preciso equilibrar na hora das escolhas de como melhor aproveitar. Não é porque alguma coisa sua é linda que ela vai seguir com esse estilo todo na sua prateleira. Aquela sua batedeira nova, por exemplo, pode ser lindíssima, mas se ela raramente for usada, perde totalmente a lógica de ser exposta na sua prateleira, que deveria ser funcional, né? 

Afinal, você quer elegância e modernidade, não mais alguma coisa para limpar. Temperos são ótimas opções para serem organizados na sua prateleira, mas nada de deixar aqueles saquinhos de embalagens com prendedor à vista! Só de ler isso tenho certeza que você já conseguiu visualizar a cena e entender porque essa ideia parece péssima. As prateleiras da sua cozinha precisam reunir beleza e praticidade.

O que colocar nas prateleiras então?

  • Eletrodomésticos mais utilizados no dia a dia;
  • Temperos e mantimentos;
  • Plantas e hortinhas;
  • Utensílios para cozinha;
  • Livros de receitas.

4 – Armários com tecnologia

Já falamos aqui que cozinha moderna é o que há de mais requisitado nos últimos tempos, né? Independente do seu estilo e onde ela aparece, a tecnologia chegou para auxiliar em todos os aspectos, e com os armários de cozinha isso não é diferente. Os revestimentos, por exemplo, acompanham essa linha, utilizando materiais que buscam facilitar a limpeza e costumam ser mais resistentes a altas temperaturas e umidade, proporcionando ainda mais qualidade e durabilidade.

Outro forte aliado nesses avanços é o design, onde o minimalismo ganha cada vez mais destaque, explorando linhas sutis que ressaltam a elegância dos móveis. 

Armários de portas com amortecimento, com fechamento suave, pistão a gás, automáticas, que deslizam ou que abrem ao toque. Corrediças telescópicas nas gavetas e pés reguláveis, assim como rodapés removíveis de fácil encaixe, que podem ser retirados na hora da limpeza. A pintura também carrega essa responsabilidade, podendo ser utilizada, também, para proteger o móvel dos efeitos da água e do calor.

5 – Inteligência artificial

Já entendemos que uma cozinha vai muito além de um ambiente para o preparo de alimentos, que é muito mais do que apenas escolher os móveis que você mais gosta e que a decoração também é peça fundamental nisso tudo. Ok. Mas e o que isso tudo significa? 

Que tudo, absolutamente tudo na sua cozinha é importante e precisa ter conceito, papel definido e auxiliar na sua vida. Com essa ideia, as cozinhas inteligentes, cozinhas smarts ou cozinhas conectadas ganharam força e a inteligência artificial invadiu mais um ambiente da casa. 

Hoje, os eletrodomésticos se tornaram personagens principais e ganharam papéis além da sua função, como a própria decoração. Mas, além de belos, eles facilitam cada vez mais as nossas vidas. E graças a tecnologia, isso não para de evoluir. 

Em meio a essas inovações, ferramentas foram surgindo, e, para a surpresa de poucos, elas não estão ligadas apenas em TVs, Smartphones e computadores. Soluções práticas e que promovem mais benefícios para os moradores também podem ser encontradas na sua cozinha. 

Lugar de reunir facilitadores de rotina, a cozinha abriga, atualmente, opções avançadas, onde é possível equipar o ambiente com eletrodomésticos que conseguem identificar até mesmo o hábito dos moradores da casa, com o propósito de evitar desperdícios e auxiliar na reposição. Eletros altamente tecnológicos podem ser programados até mesmo a distância através de um com o seu celular, como cafeteiras, fornos, torradeiras e geladeiras.

Em pesquisa realizada pela Associação Brasileira de Automação Residencial, foi visto que, hoje, existem mais de 2 milhões de casas inteligentes no Brasil. E esse número cresce exponencialmente, tendo em vista que, em 2015, esse número não passava de 50 mil. Aplicadas através de assistentes virtuais, essas tecnologias avançadas costumam funcionar por comando de voz e conseguem controlar desde eletrodomésticos até a iluminação e funcionamento de cortinas e janelas. 

Quem deseja automatizar a cozinha precisa entender que a inteligência artificial deve ser algo de fácil acesso, de maneira a fazer sentido a sua utilização como uma facilitadora de rotina. Do contrário, ela deixa de ser algo interessante e passa a ser apenas um brinquedo em maio as suas necessidades. 

Outro ponto de atenção é o gasto de energia, que deve ser condizente com a busca por melhor experiência. O ideal é que você busque por aparelhos que incentivem as pessoas da casa a racionarem gastos desnecessários, economizando água e a própria energia. Essas inovações promovem ações sustentáveis e melhoram além dos limites do seu lar. 

E aí: o que você achou desses itens mais desejados de 2022? Algum deles está na sua listinha? Para facilitar a sua vida e o seu planejamento, e se você estiver querendo dar aquela repaginada na sua cozinha ainda este ano, a Madesa Móveis resolveu antecipar o maior período de descontos do mundo com a Esquenta Black Friday. Serão dias inesquecíveis, que vão até o finalzinho de novembro, com ofertas em toda a Loja Madesa, assim como cupons diferenciados. 

Ah, e como de costume, todos os dias você vai poder acompanhar e receber dicas especiais para conseguir aproveitar todas as vantagens da melhor forma possível em todas as redes sociais oficiais da marca. 

Clique aqui e cadastre-se para garantir ofertas de forma exclusiva, além de receber NA HORA o seu primeiro cupom! Confira também os detalhes de tudo o que espera você no período de ofertas mais aguardado do ano!