A estação das flores traz muita beleza e encanto. Com seus aromas agradáveis e muitas cores, a decoração primavera é uma tendência para o mês de setembro. Ainda assim, não são apenas plantas floridas que compõem essa estética.

Com uma temática alegre, delicada e atemporal, o conceito primaveril pode ser utilizado de diversas formas. 

É  preciso apenas saber os elementos, as paletas de cores e os itens decorativos ideais para o estilo da sua casa

Ficou animado? Continue a leitura e descubra como levar a primavera para sua casa!

O que é decoração primavera?

A decoração primavera é aquela que privilegia as cores claras, tons pastéis e muito alegres. Essa proposta suave oferece mais leveza para o cômodo onde ela é aplicada. Tudo para celebrar a época das flores.

Vale dizer que é um tempo naturalmente colorido, já que os canteiros e jardins ficam pipocando com diversas espécies e tonalidades. A ideia é trazer esse ar de encanto para a decoração de interiores também, já imaginou?

Se você pensa que ela funciona apenas para vasos de plantas, sacadas ou áreas verdes, pode ter uma surpresa positiva. É importante saber que qualquer canto da sua casa ficará incrível com o tema de primavera.

O único detalhe essencial nesse momento é dosar os elementos que remetem à primavera. Assim, é possível evitar cair na poluição visual ou até mesmo ter um ar infantilizado, que foge totalmente da ideia central.  

As cores na decoração primavera

A preferência para os tons primaveris é a cartela mais neutra e com tonalidades claras. Sempre trazendo diversidade e detalhes coloridos.

As principais cores da decoração primavera são: 

  • Rosa; 
  • Verde;
  • Azul;
  • Amarelo. 

Esses tons básicos fazem referência aos campos floridos que enchem os olhos com tanta beleza e harmonia. Você pode aproveitar a combinação desses tons em diversos lugares, seja nas salas, quartos, espaço da cozinha e mesmo no banheiro. 

Não existe uma regra específica que defina onde ou quantas cores utilizar. Se você deseja um efeito mais impactante, pode usar em peças grandes, como: sofás, armários e cômodas. Para os mais discretos, louças e utensílios floridos já fazem a proposta ganhar vida. 

Sempre pense em criar um ambiente equilibrado, descontraído e divertido. Use também cores menos óbvias e com muita personalidade, como: violeta, rosa carmim, verde limão, amarelo brilhante e laranja-escuro. 

Aromas da decoração primavera

Além das flores naturais, tão presentes no contexto da decoração primavera, você pode ter aromatizadores de ambiente. Todos os perfumes são bem-vindos, mas continue no conteúdo, porque você vai descobrir as melhores flores da estação para a decoração primavera. 

Então, use sempre perfumes que deixem o ambiente com um ar de leveza e jovialidade. Fragrâncias delicadas são preferidas, enquanto as mais orientais e amadeiradas ficam para uma ideia de outono-inverno. 

A dica de usar arranjos de flores naturais é simples e perfeita para criar uma atmosfera envolvente gastando pouco. Se você já cultiva plantas em sua casa, pode até mesmo colher do seu canteiro e colocar em mesas, aparadores e estantes.

Caso este não seja seu caso, não há problema algum em usar sprays, difusores e velas aromáticas. Esses elementos são práticos, fáceis de utilizar e permitem que você leve a primavera para qualquer lugar que deseje. 

5 dicas para ter a decoração primavera como um estilo para sua casa!

Assim como a decoração de outono, de inverno ou a mais expansiva, que é a decoração de verão, essas propostas não se baseiam apenas no mês da entrada da estação. Por isso, já tire da mente a ideia que seus objetos da decoração primavera vão se perder depois de dezembro. 

Pelo contrário, você vai ter muito mais ferramentas para estilizar sua casa durante todo o ano. Se você gostar, pode variar a temática conforme a natureza nasce e se renova ou pode ter o estilo primavera como um conceito decorativo frequente. Veja como usar essa ideia!

1- Decoração primavera para a cozinha

Não dispense talheres, xícaras e pratos com detalhes floridos e elementos que remetam ao campo. Tenha plantas, pássaros e borboletas como estampas ou mesmo em ímãs para a geladeira. É algo funcional e você pode conseguir economizando o seu dinheiro. 

2- Decoração primavera na sala

Na sala, abuse dos arranjos de flores na mesa de centro, nas prateleiras, nas estantes e na área de refeição. A decoração primavera permite exaltar a beleza de diversas espécies. Seja natural ou artificial, crie cantinhos especiais para a decoração da sala.

3- Decoração primavera no quarto

Vale também levar um vaso de flores, mas procure escolher apenas uma opção. A decoração para quarto deve ser leve, já que  é um local de descanso.

Por isso, quanto mais elementos visuais, mais difícil pode ser descansar. Em contrapartida, use muitos sprays e aromatizadores com essências como: lavanda, lírio, jasmim e camomila. 

4- Decoração primavera para o banheiro

Para ter uma experiência incrível, use velas aromáticas no momento do seu banho. Deixe na bancada ou em nichos e apague as luzes. Você se sentirá com muito mais vigor depois desse ritual. Use também estampas de flores, pássaros e borboletas nas toalhas do banheiro. 

5- Decoração primavera em diversos locais

Você pode ter cortinas personalizadas, panos de copa e mantas com temas primaveris. No hall de entrada e nos corredores, coloque vasos longos com plantas que se adaptam bem à meia sombra. Se tiver um cantinho sem graça, deixe um arranjo de flores e problema resolvido.

Com essas dicas, você consegue levar a primavera para sua casa com muito mais facilidade. 

Mas, e as flores? Descubra a seguir as flores mais indicadas para você montar o seu conceito decorativo.

Principais flores para a decoração primavera

Não poderíamos terminar este artigo sem, claro, elencar quais são as principais flores para você levar para sua casa e ter uma decoração primavera perfeita

Veja quais dessas chamam mais a sua atenção e aproveite:

Rosa

São delicadas e representam o amor, a paixão, além do romantismo. Use em toalhas, bordados e objetos decorativos. A planta precisa de sol pleno e adubação frequente para florir com abundância. 

Gérberas

Você consegue criar um arco-íris em seu lar apenas cultivando gérberas. São encontradas nos tons: branco, rosa-claro, pink, amarelo, laranja, bege e vermelho. Tenha atenção à rega e deixe a gérbera perto da janela ou em um local com sol. 

Lírio

O encanto exótico, e ao mesmo tempo romântico, que os lírios exalam conquista suspiros onde quer que eles estejam. Seu aroma doce e cores vibrantes também colaboram para a decoração primavera. 

Esta flor conta com uma grande variedade de espécies e que podem durar bastante tempo dentro de casa! Dentre elas, as mais conhecidas são o lírio oriental, o lírio asiático e o longiflorum

Dica: Deixe sempre o solo enriquecido com matéria orgânica para que seus lírios vinguem!

Girassol

Por fazer referência ao astro-rei, o girassol é um dos melhores representantes da primavera. Suas pétalas de amarelo vivo emprestam beleza e entusiasmo para qualquer ambiente. Vale lembrar que ele precisa ficar em áreas ensolaradas, mas pode ser cultivado em vasos.

Jasmim-manga

Com um perfume delicioso, as flores em tons de branco, amarelo e rosa trazem muita delicadeza para a proposta. O jasmim-manga é uma árvore de pequeno porte e pode ficar em calçadas ou na decoração de jardim

Orquídea 

Além de lindas, as orquídeas também contam com diversas espécies com cores, tamanhos e especificidades diferentes. Algumas delas, como a espécie Phalaenopolis, são ideais para cultivar dentro de casa.

Mas, independente de sua espécie ou de onde você planeja cultivar sua orquídea, é importante saber que todas elas preferem locais arejados, não expostos ao sol direto ou à ventanias, já que suas flores são delicadas. 

Agora você já descobriu tudo que precisa para ter a decoração primavera em sua casa. Então, siga essas dicas e logo você perceberá como o ambiente ficou muito mais belo, delicado e aconchegante.

Se você gostou dessas ideias, aproveite e veja também como utilizar plantas para decorar a sua casa

E aí, curtiu este conteúdo? Compartilhe nas suas redes sociais e continue acompanhando o Blog Madesa para mais inspirações!