Conteúdo da Página
ToggleNa hora de montar a cozinha dos sonhos, uma dúvida muito comum é optar entre o cooktop ou fogão. Cada opção possui suas vantagens e desvantagens – sendo mais ou menos indicado, dependendo do efeito que você deseja criar.
O cooktop é uma versão mais moderna, que combina com cozinhas minimalistas e com visual mais clean. Já o fogão é perfeito para quem deseja uma opção prática e mais econômica, pois conta com o forno no mesmo equipamento.
Ainda está em dúvida? Veja as dicas e informações que separamos!
É melhor Cooktop ou fogão? Veja as vantagens de cada opção
Cada eletrodoméstico possui seus pontos negativos e positivos. Entender para quem são indicados e as características de cada produto é fundamental para uma escolha acertada.
Vantagens do cooktop
O cooktop é uma espécie de fogão que é embutido em um vão da bancada.
Existem vários modelos com funcionamento a gás, elétrico ou por indução (a chama apenas funciona quando o cooktop está em contato com a panela, reduzindo os acidentes e otimizando o tempo de cocção). Por isso, na hora de decidir o melhor cooktop, considere isso.
A instalação precisa ser feita em uma bancada fria e sólida, capaz de suportar o peso e o calor gerados pelo cooktop. Não à toa, são mais usados em bancadas de granito ou de mármore.
Outra recomendação é que essa bancada tenha, no mínimo, 20mm de espessura e um espaço aberto na parte de trás do aparelho, mantendo essa área arejada e livre de correntes de ar que possam atrapalhar a eficiência das chamas.
Entre as vantagens que esse eletrodoméstico oferece estão:
- Visual mais moderno e clean para a cozinha, já que ele fica embutido na bancada;
- Possibilidade de encontrar diferentes modelos e modos de funcionamento para ter o seu melhor cooktop (a gás, elétrico ou por indução, dependendo das suas preferências);
- Também é possível encontrar modelos com diferentes acabamentos, como inox, vidro e vitrocerâmico – e opções de 1 até 5 bocas;
- É mais prático na hora de limpar e higienizar;
- Otimização do espaço, podendo ser instalado na ilha ou economizando espaço nas bancadas de cozinhas pequenas.
Contudo, a principal desvantagem é que você precisará investir em um forno, pois o equipamento não vem junto, como no fogão. Se você tem uma cozinha com mais espaço, uma ideia bacana é colocar o forno na torre, junto do micro-ondas, deixando a cozinha ainda mais funcional.
Melhor cooktop: existe?
Garantir que o melhor cooktop para sua cozinha, envolve, principalmente, encontrar o modelo correto. Nesse caso, a dica é se atentar às diferenças em relação à alimentação.
O cooktop a gás é um modelo similar ao fogão, com bocas tradicionais e que aceita o uso de qualquer tipo de panela.
O elétrico funciona via energia elétrica (ajudando a economizar gás). Ele tem a vantagem de aquecer mais rápido e de controlar melhor a temperatura das panelas que devem, de preferência, ter fundo de cerâmica ou de vidro.
Antes de optar pelo cooktop elétrico, uma dica fundamental é avaliar o quadro de energia da sua casa para garantir que o dimensionamento da carga elétrica calculada para o imóvel seja capaz de suportar o uso do aparelho, que consome bastante energia.
Por fim, o cooktop de indução funciona com uma mescla de energia elétrica e indução eletromagnética. Ele não tem bocas e só aquece quando a panela está posicionada na zona de cocção.
Por isso, esse é o melhor cooktop em termos de praticidade, pois é mais seguro e eficiente, reduzindo a perda de calor. Mas, para funcionar, exige panelas de material magnético, com fundo de liga de ferro.
De todos os modelos, contudo, o cooktop por indução é o mais fácil de limpar, já que é, na verdade, uma grande mesa de vidro. Ele também conta com dispositivos que alertam quando a superfície não está mais quente, aumentando ainda mais a segurança.
Fogão ou cooktop? Saiba vantagens do fogão!
O fogão é, sem dúvida, um dos eletrodomésticos mais conhecidos dos brasileiros. Além do modelo tradicional, de piso, há também o fogão de embutir – que traz um charme extra a qualquer cozinha, deixando-a moderna e diferenciada.
Porém, se você vive em um imóvel alugado ou pensa em alterar o layout da cozinha, o fogão de piso é o mais indicado, já que é bem mais fácil retirá-lo e movimentá-lo.
Entre as vantagens do fogão estão:
- Já possui o forno embutido, por isso os gastos são menores;
- Oferece excelente custo-benefício;
- Você pode mudar o fogão de lugar sempre que quiser (no modelo de piso);
- Existem diferentes modelos, inclusive versões com mais bocas que o melhor cooktop;
- A instalação é mais simples e rápida;
- A decoração fica mais aconchegante (sendo a escolha perfeita para
- cozinhas vintage ou retrô).
Apesar desses pontos, o fogão possui alguns inconvenientes, como o fato de ocupar mais espaço (especialmente os modelos maiores, de 6 bocas) – o que pode ser uma preocupação caso sua cozinha seja muito pequena.
Além disso, o fogão dá mais trabalho para limpar que um cooktop, porque existem mais partes pequenas que precisam de atenção, além das laterais e a traseira do fogão.
Outra restrição é que o fogão funciona apenas a gás, caso você queira uma versão diferenciada, terá de optar pelo cooktop e forno separados.
Quando for instalar o fogão, é importante lembrar que ele precisa de um respiro dos armários.
Respeitando o espaço, a escolha do material ao redor do fogão é livre, podendo optar pela marcenaria com MDF ou MDP e bancada de pedras naturais (mármore ou granito), porcelanato, aço inox, etc.
Atualmente, é possível encontrar uma grande variedade de acabamentos de fogões – garantindo que o eletrodoméstico irá combinar perfeitamente com o estilo da sua cozinha. Para as mais modernas, o fogão de inox é o mais usado, com um design arrojado.
Outra característica é que o inox tem uma duração prolongada, pois é protegido contra ferrugem e corrosão.
Se você quer uma cozinha tradicional e que seja clean ao mesmo tempo, ou está em busca de uma opção mais econômica, o fogão branco é perfeito.
Ele é básico e neutro, combinando com qualquer tipo de decoração e não sofre com as terríveis marcas de dedo. Porém, com o tempo, pode sofrer amarelamento.
Outra opção é o fogão preto. Ele é bem moderno e traz bastante estilo à cozinha, combinando com as decorações industriais e urbanas.
Ainda existem modelos de fogões com mesa de vidro que trazem um design parecido ao do cooktop para a cozinha, sem as grades tradicionais e adicionando mais facilidade à limpeza, assim, você não precisa necessariamente decidir entre um fogão ou cooktop
E agora, é melhor cooktop ou fogão??
Mesmo com as dicas acima, ainda está difícil decidir pelo cooktop ou fogão? O importante é focar nas suas necessidades e nas características da sua cozinha.
Na hora de fazer essa escolha, alguns pontos devem ser considerados, como o valor que você pode investir, o espaço disponível na cozinha, o estilo de decoração e a praticidade que você está buscando.
Se a sua cozinha é pequena ou você deseja criar um design mais moderno, o cooktop é perfeito. Porém, é preciso lembrar que será preciso comprar um forno (e ter lugar para instalá-lo).
Esse modelo também é interessante para quem deseja opções de funcionamento além do gás, como para quem quer preparar refeições de forma mais rápida e com mais segurança, no caso do cooktop por indução.
Já se você deseja um eletrodoméstico com bom custo-benefício, o fogão é o mais indicado, porque já tem o forno incluído.
Existem vários modelos capazes de adicionar um toque de modernidade à sua cozinha. Mas se a ideia é ter uma cozinha vintage ou retrô, o fogão tradicional é o modelo ideal.
A Madesa é sempre a escolha certa
Independentemente se o melhor para você é o cooktop ou o fogão, na hora de escolher o melhor item para sua cozinha, a Madesa é sempre a escolha certa..
Afinal, na nossa loja, você encontra uma variedade de linhas de cozinha para todos os estilos e preferências! Gostou das nossas dicas? Visite a loja da Madesa e veja as opções incríveis para sua cozinha!