A cozinha estilo industrial tem feito cada vez mais sucesso, criando um ambiente jovem, descontraído e urbano. Este certamente é o estilo ideal de decoração para quem adora itens vanguardistas, sem perder o aconchego.

Para conseguir um resultado interessante, contudo, é muito importante se atentar a pontos específicos que caracterizam esse estilo decorativo. Pensando em te ajudar, nós montamos este conteúdo completo com todas as dicas que você precisa para ter uma cozinha industrial. Confira!

O que é o estilo industrial?

O estilo industrial nasceu na década de 1970 em Nova York, nos Estados Unidos. Naquela época, devido à desindustrialização da economia do país e os altos preços dos imóveis, muitas pessoas passaram a usar antigos galpões industriais como moradia.

Dessa forma, era preciso adaptar esses ambientes rústicos para criar o espaço residencial. E foi assim que nasceu o estilo, com algumas características que são, até hoje, bem marcantes.

Características do estilo industrial

As principais características que marcam o estilo industrial são:

  • ambientes integrados, sem paredes, a exemplo dos galpões industriais e lofts americanos;
  • valorização da iluminação natural, com amplas janelas;
  • concreto e tijolo aparente nas paredes;
  • encanamentos e vigas aparentes, com diferentes metais expostos;
  •  iluminação em trilhos.

Todos esses detalhes acabam sendo característicos das construções que foram adaptadas pelos primeiros moradores nova iorquinos. Hoje, não se usam mais galpões industriais, mas é possível trazer essa sensação por meio de diferentes detalhes decorativos e construtivos.

Como montar uma cozinha estilo industrial?

Para montar uma cozinha estilo industrial é importante buscar evidenciar as características que citamos no tópico anterior. Paredes de tijolinho, concreto aparente em vigas, iluminação em trilhos, detalhes em metal e muitos outros acabam compondo esse espaço, que traz um apelo mais urbano e, em alguns pontos, também mais rústico.

Veja as dicas essenciais para uma cozinha industrial.

Mobiliário

O mobiliário é fundamental para qualquer cozinha e, nesse caso, ele deve estar em sintonia com o estilo industrial. A madeira acaba sendo o elemento mais usado, porque é robusto, fácil de trabalhar, durável e traz esse apelo rústico-urbano que caracteriza o estilo decorativo.

Você pode investir em móveis de diferentes cores. Para os mais tradicionais, os armários em cinza ou em preto são os mais usados. Mas se você deseja adicionar um toque de criatividade, pode criar uma combinação de armários cinza e amarelo ou até de cinza e vermelho, cores que casam perfeitamente com o estilo industrial.

Também é possível inovar com portas de vidro, que trazem transparência e leveza, ideais para cozinhas pequenas ou móveis em aço, um material que também combina perfeitamente com o estilo industrial.

Além dos móveis, invista em prateleiras e nichos, que oferecem espaço extra de armazenamento e não pesam visualmente na sua cozinha estilo industrial.

Revestimentos

O cimento queimado é, em geral, o revestimento mais usado para pisos e paredes de cozinhas industriais. Porém, é claro, você poderá adicionar outros detalhes e inspirações. Além do cimento queimado, cerâmicas cinzas também são bastante usadas no chão.

Nas paredes, detalhes com tijolinho à vista são ótimas ideias para trazer a sensação de rusticidade e de materiais aparentes. Para uma cozinha pequena, é possível usar tijolinhos de porcelanato brancos ou revestimentos estilo metrô em cores claras, que trazem amplitude e favorecem a iluminação do espaço.

Quem gosta de revestimentos mais ousados, pode adicionar um toque de modernidade com cerâmicas para parede hexagonais ou modelos mais tradicionais com uma paginação diferenciada, como as versões em espinha de peixe, que adicionam um toque de movimento.

Para as bancadas, além do cimento queimado, é possível investir em madeira ou em pedras nobres, como os mármores. Inclusive as versões de porcelanato que recriam esse material, tornando sua cozinha estilo industrial mais requintada.

Materiais

Como dissemos, o cimento queimado é um dos que mais aparece nas cozinhas industriais. Mas ele não é o único. Outros materiais característicos do estilo são:

  • madeira;
  • metais;
  • aço inox;
  • vidro.

Esses elementos podem aparecer em vários pontos da sua cozinha estilo industrial. Por exemplo, diferentes acabamentos em metal, como nichos e prateleiras, detalhes nos armários, luminárias pendentes, luminárias em trilho, detalhes nas janelas etc. Os itens em metal são muito característicos da decoração industrial, então não tenha medo de usá-los. Eles aparecem principalmente em preto.

O aço inox é perfeito para os eletrodomésticos. Geladeira, fogão, micro-ondas e também as coifas ficam incríveis nesse material e combinam perfeitamente com o estilo.

O vidro pode aparecer em detalhes, como algumas portas de armários e a madeira é um item predominante, junto dos metais, aparecendo nos móveis, em bancadas e até no piso (é possível usar, por exemplo, uma cerâmica que recria o material, para trazer mais facilidade de limpeza no dia a dia).

Cores

As cores no estilo industrial são austeras e naturais. Por isso, os tons usados na maior parte da sua cozinha estilo industrial devem ser opções como: cinza, marrom (presente em materiais como a madeira e o couro), preto, branco gelo, verde musgo e terracota.

O cinza é o mais usado e serve como coringa, formando uma base perfeita para diferentes combinações.

Quem quiser algo mais ousado, pode investir em detalhes em tons mais fortes, como o amarelo, o azul ou o vermelho. Mas cuidado, porque essas cores devem aparecer de forma bem pontual, deixando o restante do ambiente mais suave.

Em cozinhas pequenas, use o cinza mais claro para a base, favorecendo a iluminação e a amplitude.

Iluminação

O projeto de iluminação deve ser muito bem pensado e trabalhado, afinal a cozinha exige mais concentração e cuidado. A luminária em trilhos é excelente para ser usada como iluminação central da sua cozinha.

Além dela, sobre as bancadas, você pode usar luminárias pendentes com belos detalhes em metal ou com acabamentos diferenciados e design exclusivo. Para melhorar a visibilidade nas bancadas, os spots direcionáveis são boas ideias, assim como as fitas de LED embaixo dos armários. Essas fitas também podem aparecer destacando nichos e prateleiras, com um efeito decorativo interessante.

E, claro, não se esqueça de favorecer a iluminação natural, que é característica do estilo. Ou seja, nada de colocar móveis que acabam encobrindo as janelas.

As lâmpadas de filamento também são queridinhas para decorar no estilo industrial – e podem aparecer substituindo as luminárias da bancada.

Objetos decorativos

Os objetos decorativos ajudam a “finalizar” a decoração e adicionar personalidade e estilo às cozinhas. É importante lembrar que o estilo industrial preza por um design mais clean e sóbrio, por isso cuidado com os excessos. O minimalismo é uma boa referência para não exagerar.

Em geral, os próprios utensílios de cozinha acabam sendo usados também para decorar, com as suas melhores panelas, frigideiras e talheres expostos em ganchos no teto ou em prateleiras e nichos.

Outra boa ideia são os vasos de planta, que trazem mais aconchego. As mini hortas são incríveis, porque decoram e trazem funcionalidade, já que você poderá plantar seus próprios temperos e ervas. Além delas, vasos de cactos e suculentas são sempre bem-vindos, já que são fáceis de cuidar.

Conceito aberto

Essa não é exatamente uma dica de decoração, já que, dependendo do seu ambiente, pode ser difícil transformar a sua cozinha em um estilo aberto. Mas se você estiver construindo ou tiver como investir em uma reforma mais pesada, certamente o conceito aberto fará toda a diferença na sua cozinha estilo industrial.

Afinal, como explicamos, esse estilo tem como base os antigos galpões e lofts nova iorquinos, que não tinham paredes dividindo os ambientes. Assim, as cozinhas americanas, com ilhas e balcões, são as mais tradicionais do estilo, criando uma conexão com os demais ambientes da casa, especialmente a sala de jantar e de estar.

As cozinhas pequenas têm muito a ganhar com o conceito aberto, já que a ausência de paredes e a integração de cômodos faz com que todos eles pareçam mais amplos e iluminados.

Criando sua cozinha com a Madesa

Viu só como ter uma cozinha estilo industrial não é tão difícil? Se você sonha em ter esse estilo decorativo na sua casa, que tal contar com uma mãozinha da Madesa? Acesse nosso site e inclua as informações básicas do que a sua cozinha dos sonhos deve ter e nossa equipe preparará um projeto exclusivo para você!

Se você gostou desse conteúdo, assine nossa newsletter para ficar sempre por dentro das dicas do nosso blog e as promoções exclusivas da nossa loja oficial.