Decorar apartamento alugado pode ser uma missão complicada para muitas pessoas. Afinal, como o imóvel não é seu, a recomendação é evitar mudanças drásticas, como furos na parede, instalação de móveis planejados ou troca de revestimentos.

Para essas alterações mais profundas, é preciso sempre ter autorização do proprietário – e, muitas vezes, elas podem não compensar financeiramente, dependendo do tempo em que você ficará no apartamento.

Não sabe como fazer uma decoração de apartamento alugado? A gente te ajuda!

Por que decorar apartamento alugado?

Muitas pessoas acreditam que decorar um imóvel alugado não é uma boa ideia. Justamente porque você irá investir em algo que não é, efetivamente, seu. E caso o proprietário peça o imóvel de volta, você perderá o dinheiro das obras realizadas.

Nesse sentido, a principal dica é fazer mudanças sutis, que sejam mais econômicas, mas ao mesmo tempo capazes de transformar o ambiente.

A principal vantagem é que você conseguirá personalizar o imóvel, deixando-o mais próximo do seu estilo. Isso faz toda a diferença na hora de “sentir-se em casa”, tornando o apê mais acolhedor.

Afinal, como decorar apartamento alugado?

A decoração de um apartamento alugado não precisa ser um “bicho de sete cabeças”. Afinal, há alguns truques simples que são capazes de transformar totalmente os ambientes. Inclusive, muitas dessas ideias são bem baratinhas. Veja só!

1. Pintura de paredes

A forma mais clássica e simples de transformar um cômodo é pintando a parede. Essa também é uma ótima dica para apartamentos alugados. Mas, atenção, pois muitas vezes, ao devolver o imóvel, você terá que pintar as paredes novamente nas cores em que elas foram entregues. Por isso, a dica é fotografar antes de realizar a pintura para ter ideia de quais tonalidades estavam no apê.

Você pode pintar todas as paredes com novas cores – ou apenas algumas que deseja destacar. Por exemplo, a sala de estar com a parede da TV de uma cor contrastante já ajuda a deixar o ambiente de cara nova. Assim como o quarto, que pode receber uma cor diferente na parede da cabeceira da cama.

2. Papel de parede

Além da pintura, você também pode investir no papel de parede para decorar apartamento alugado. Escolha uma parede que deseja destacar no ambiente e use um modelo com cores e estampas em sintonia com os seus móveis e estilo do espaço.

3. Quadros e pôsteres

Outra maneira simples de adicionar mais personalidade à decoração é incluindo quadros e pôsteres. Se você não quiser furar a parede, existem algumas soluções, como usar a fita dupla face ou apoiar os quadros em prateleiras ou móveis.

Sala de estar com sofá azul, almofadas coloridas e quadros pendurados na parede como exemplo de como decorar apartamento alugado.

O mais bacana é que você pode investir em quadros com estampas, gravuras e frases de livros ou séries que você goste – as molduras também ajudam a adicionar cor e contraste ao seu décor.

Se você tem fotografias de família ou de momentos especiais, como viagens ou casamento, que tal deixá-las à mostra na sua parede? É possível colocá-las em molduras e utilizá-las para decorar a sua casa. O resultado é super pessoal e muito diferenciado.

4. Iluminação

Para dar um toque especial à decoração de um apartamento alugado, você pode investir em uma iluminação diferenciada. E não é necessário usar spots embutidos, que dão mais trabalho. Alguns toques já são suficientes.

A luminária em trilhos, por exemplo, é ideal para transformar o ponto principal de iluminação de um ambiente, sem exigir grandes investimentos ou obras – e ainda traz um aspecto “moderninho” e urbano bem bacana.

Na bancada da cozinha ou sobre a mesa de jantar, você pode investir em um lustre pendente, que também ajuda a modificar o clima do ambiente.

E nos demais espaços, é possível complementar com abajures de diferentes tamanhos, criando níveis de iluminação, deixando as áreas ainda mais aconchegantes e funcionais.

5. Móveis de tamanho padrão

Os móveis são muito importantes na decoração. Mas, quando estamos pensando em decorar apartamento alugado, precisamos pensar na praticidade. Assim, a dica é sempre preferir um mobiliário de tamanho padrão, pois, caso você precise se mudar, ele servirá perfeitamente em qualquer imóvel.

Isso não significa que você não possa pensar em soluções que adicionem funcionalidade ao seu dia a dia. Uma sugestão são os móveis multifuncionais, especialmente para apartamentos pequenos. Eles ampliam as possibilidades de uso dos espaços, além de oferecer uma variedade de locais para organizar diferentes itens.

Na hora de escolher a mobília, pense em itens que sejam básicos – e que possam compor bem qualquer ambiente. As cores neutras e claras são ideais, pois permitem que você destaque paredes, use diferentes acessórios e transforme o seu espaço.

6. Acessórios

Os acessórios e objetos decorativos ajudam a tornar as decorações muito mais personalizadas. Em uma sala pequena, por exemplo, um espelho amplo em uma parede faz com que a área pareça maior – e ainda adiciona um toque de modernidade e sofisticação.

Assim como os abajures e os objetos decorativos. Eles são fáceis de transportar e de usar em outros imóveis, caso você precise – além de ajudar a trazer um toque de personalidade de forma simples e prática.

Escolha objetos de cores e texturas que contrastem com seus móveis e, principalmente, que tenham relação com o estilo decorativo que você adotou no cômodo e com a sua personalidade.

Não se esqueça do poder de um belo tapete e de uma cortina. Os tapetes ajudam a adicionar textura e, em um ambiente neutro, os modelos coloridos ou estampados podem ser o ponto focal. Outra vantagem é que ele ajuda a disfarçar imperfeições do piso.

7. Vasos de plantas

Os vasos de plantas estão em alta, presentes cada vez mais nas decorações modernas, trazendo aconchego. Você não precisa de nenhuma grande transformação para usá-los no seu apartamento alugado.

Para ambientes pequenos ou para quem não tem muita familiaridade com jardinagem, os mini cactos e suculentas fazem sucesso. Uma sugestão é utilizar vasinhos coloridos, que são cheios de personalidade.

Outra alternativa para decorar apartamento alugado são os vasos pendentes, que ficam super charmosos nas salas. As samambaias estão em alta, mas você pode pensar em qualquer espécie pendente que você curta, inclusive os lindos kokedamas.

Além desses, é possível investir em folhagens e flores, como costela de adão, palmeira ráfia, violetas, lírio da paz, espada de São Jorge e muitos outros.

A dica é preferir por vasinhos diferenciados, que ajudem a trazer um toque de sofisticação, como os de vidro ou de concreto. Nos pendentes, o macramê também está muito em alta.

8. Adesivos de parede e letreiros de neon

Além dos papéis de parede, os adesivos também são soluções simples e capazes de agregar muita personalidade na hora de decorar apartamento alugado. Eles têm ganhado destaque, principalmente nos quartos infantis, permitindo criar uma decoração lúdica de forma rápida, sem precisar investir muito.

Outra tendência muito forte são os letreiros em neon. Você pode encontrar esses itens em diferentes tamanhos e modelos, com frases ou desenhos. As luminárias de neon são incríveis para decorar as paredes da sala de estar ou de jantar, varandas, home office e até os quartos.

9. Pinturas e adesivos em azulejos

O problema do seu apê alugado é com os revestimentos de parede? Então você não precisa se desesperar! Uma solução muito simples são os adesivos de azulejos. Você encontra modelos em variados formatos, cores e estampas – sendo que muitos deles imitam perfeitamente as pastilhas.

Essa é uma solução bem rápida para modificar a rodabanca da cozinha ou criar um detalhe nas paredes do banheiro.

Outra ideia (mas que precisa ser aprovada pelo proprietário) é fazer a pintura desses azulejos, usando tinta epóxi.

10. Piso vinílico

Se você quiser investir um pouquinho mais, há a opção de instalar um piso vinílico no apartamento alugado. A grande vantagem é que esse tipo de revestimento pode ser instalado por cima do piso existente (e quando você quiser sair, pode retirá-lo, especialmente as versões que não são coladas, mas encaixadas).

Essa é uma ideia bacana para aqueles apartamentos com pisos antigos ou que não estão em um estado de conservação muito bacana. Os vinílicos são encontrados em diferentes modelos, inclusive com versões que recriam de maneira bem fidedigna as madeiras.

11. Roupa de cama, almofadas e mantas

Quer uma dica ainda mais fácil para decorar apartamento alugado? Invista nos detalhes que fazem toda a diferença, como novas roupas de cama, almofadas e capas de almofadas, além de algumas mantas sofisticadas para os sofás.

O mais bacana é que você sempre poderá modificar esses itens, trazendo frescor e renovação para a sua decoração.

12. Estante vazada

Se você está precisando dividir alguns ambientes do seu apartamento alugado (algo muito útil para lofts, estúdios e quitinetes), uma ótima solução é usar as estantes vazadas.

Além de modernas, elas permitem que você crie espaços mais íntimos, sem perder a sensação de integração das áreas. As estantes são fáceis de serem instaladas e você poderá decorá-las com objetos, itens de coleção e outros detalhes decorativos.

Decorando com os clientes Madesa

Conheça a Madesa

E aí, ficou mais fácil decorar apartamento alugado com essas dicas? Aproveite e confira as opções incríveis de móveis da Madesa e dê um “up” no seu cantinho!

Ah, e não deixe de seguir a Madesa no Instagram e no Facebook para ficar sempre por dentro das novidades do nosso blog!