Como organizar a cozinha dos sonhos

0

A cozinha costuma ser o coração da casa, por isso, saber como organizar o cômodo, de maneira a atender as necessidades do lar, é tão importante. O espaço pode ser grande ou pequeno, mas não importa: é possível, sim, deixar do jeitinho que você sempre sonhou ao mesmo tempo que tornar tudo mais prático e funcional. 

Avalie sua rotina

É sempre válido avaliar a rotina dos moradores antes de tudo. Quantas pessoas vivem na casa? Tem crianças? Pets? Costumam receber visitas? É comum cozinhar para bastante gente? Com essas respostas, algumas soluções já podem ser colocadas em prática. Crianças não podem ter acesso aos objetos cortantes e eletrodomésticos, por exemplo.

Os pets, principalmente se tem livre circulação pela casa (gatos costumam subir e andar por cima de tudo), não podem ter contato com os utensílios. Dessa forma, entendendo a realidade da casa e das pessoas, fica muito mais fácil decidir o que fazer e onde colocar cada coisa. 

Otimize o seu espaço

Ah, e outro ponto deve receber atenção: tudo deve ser o mais organizado possível, para facilitar o dia a dia, mas se o dono da casa mora sozinho e não costuma receber amigos e familiares com tanta frequência, ao ponto de influenciar em algo, é válido lembrar que essa pessoa não vai ter ninguém pra dividir as tarefas e nem sempre vai estar disposta a arrumar tudo nos mínimos detalhes. Parece óbvio, mas na prática nem sempre é assim, então, é importante levar em consideração até mesmo esses pormenores, ou tudo vai por água abaixo. 

E para acertar em cheio na cozinha dos sonhos, selecionamos algumas dicas que podem fazer toda a diferença para você e para o seu ambiente. Confere aí! 

1. Para otimizar as coisas, é interessante projetar a sua cozinha de maneira a receber geladeira, fogão ou o que for essencial para a sua rotina. Se a sua casa for pequena, opte por eletrodomésticos menores, deixando espaço para que outras coisas fiquem mais acessíveis. É legal deixar à disposição desses itens maiores mais clean, para que outros objetos fiquem o mais visíveis possíveis. Uma dica interessante é escolher móveis modulados, onde é oferecido o serviço de projeto de cozinha. Dessa forma, tudo fica exatamente como você planejou e do tamanho certo. 

2. Pense sempre no balcão de cozinha como um aliado. Quanto maior esse recurso, melhor aproveitamento para o preparo das refeições e organização de objetos. Mas deixe por cima dele apenas itens de uso frequente, assim como potes transparentes e com rótulos para alimentos secos. Tenha recipientes para colocar utensílios, como colheres de pau e espátulas. Desse jeito, fica mais fácil guardar tudo depois de usar. Opte por um balcão com portas e gavetas. Quanto mais espaços para armazenar as suas coisas, melhor. 

3. Se você precisa de espaço para guardar liquidificador, batedeira e muitas panelas, procure por armários de cozinhas completas. Esse tipo de cozinha aproveita bem os espaços, assim como atende a todas as necessidades. 

4. Aposte no porta-geladeira e em armários aéreos. O primeiro é aquele móvel que fica por cima da sua geladeira, utilizando ainda mais o espaço do seu módulo. Mas, como eles acabam sendo lugares de pouco acesso, coloque ali somente o que você não usa no dia a dia, como aqueles objetos de datas festivas específicas, vasilhas e panelas grandes e louças para momentos especiais. 

5. Os módulos com 60cm de profundidade, com prateleiras, são mais espaçosos e ideais  para serem a despensa da cozinha, guardando mantimentos. Uma dica boa para aproveitar ainda mais é utilizar organizadores de armários aramados, aumentando o espaço de uso do móvel. Outra coisa que ajuda muito na rotina é colocar massas, cereais, snacks e farinhas em potes transparentes, de maneira a visualizar facilmente quando necessário, agilizando o seu processo. 

6. Portas com amortecimento suave fazem toda a diferença na correria do dia a dia. Se você precisa de agilidade, essa opção pode facilitar muito, já que não é preciso fechar certinho as portas depois de pegar o que precisa dentro do armário. É só soltar a porta que ela lentamente se fecha, sem causar dano algum ao módulo. 

7. Gavetas profundas são excelentes para colocar panelas. Se tiverem corrediças telescópicas então, melhor ainda. Uma opção muito útil, além de dar todo um charme para a cozinha, são os paneleiros suspensos, onde você coloca frigideiras e panelas mais leves de uso diário. Assim, as panelas mais bonitas podem ser expostas, afinal, beleza também faz parte do pacote da cozinha dos sonhos, né? 

8. Um ponto bem importante são os armários de canto. Normalmente, cabe muita coisa dentro deles e se resolve boa parte dos problemas com esse módulo. Atente para deixar mais ao fundo os objetos ou mantimentos que você menos utiliza, assim como mais próximos da porta aqueles que você usa com mais frequência. 

9. Os armários aéreos reflex, aqueles em que as portas são de vidro, permitem visualizar o que tem dentro e dão mais estilo para a sua cozinha, assim como otimizam o seu tempo. Coloque ali louças, copos e taças, eletrodomésticos pequenos, assim como utensílios diferenciados ou potes de alimentos que fiquem bacanas de serem visualizados. 

10. Deixe as panelas e formas próximas ao forno, assim como colheres de mexer, espátulas e utensílios de preparo. Tem vezes que, no meio da elaboração das refeições, lembramos de fazer mais alguma coisa ou precisamos de outro acessório, e atravessar a cozinha nem sempre é uma boa ideia. Esse tempo, mesmo que sejam segundos, pode ser crucial na hora de cozinhar, e o deslocamento pode significar até mais sujeira pelo ambiente. Facilite. 

E aí, o que achou dessas ideias? Aproveite para se inscrever no canal da Madesa Móveis no Youtube, para ficar por dentro de todas as novidades, assim como acompanhar dicas incríveis. 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, compartilhe seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui