Com certeza você diferencia uma madeira da outra pela cor, não é mesmo? Mas você sabia que não é só essa característica que diferencia os tipos de madeiras? Pois é! Para escolher a madeira ideal na decoração da sua casa, é preciso conhecer vários aspectos desse material e não apenas a sua cor. 

Acompanhe a leitura a seguir e tire suas dúvidas sobre os tipos de madeiras e como usá-los na sua decoração com o conteúdo que nós preparamos para você. 

Você também pode cooperar com a preservação ambiental comprando móveis de indústrias como a Madesa, que utilizam a matéria-prima de reflorestamento. Vem com a gente! 

Quais são os tipos de madeiras?

Madeira não é tudo igual. Cada uma possui características que as diferenciam, como a dureza e densidade, por exemplo. Essas características, então, as separam em madeiras duras e madeiras moles. E cada um desses tipos de madeiras são indicados para determinadas finalidades, o que faz com que o projeto seja atendido na qualidade, evitando futuros problemas.

A madeira dura apresenta alta resistência aos fungos e insetos. Por isso, ela pode ser utilizada na construção de casas, instrumentos musicais, móveis, acessórios de luxo, entre outras finalidades.

Já a madeira mole, conhecida como madeira comum, é classificada como mole pela sua menor resistência. Esse tipo de madeira está mais sujeita aos ataques de fungos e insetos, precisando de tratamento antes de ser utilizada. No entanto, a sua vantagem é o seu rápido crescimento.

A madeira comum pode ser empregada na construção civil, mobília, produção de celulose, biomassa, dentre outras aplicações

Quais as madeiras mais usadas nos móveis Madesa? 

Na decoração, a madeira é, sem dúvidas, um dos materiais mais utilizados. Ela é versátil e, por isso, se harmoniza com diferentes estilos de decoração, dos rústicos aos modernos. Sem falar que a madeira integra beleza, elegância e exclusividade aos ambientes

Ainda, para a fabricação de móveis, a madeira é uma das matérias-primas mais utilizadas. É versátil e, por isso, combina com diferentes estilos. Mas, além disso, a madeira para móveis planejados precisa:

  • Ser resistente aos fungos, cupins, umidade e ao lixamento (não rachar);
  • Não empenar com facilidade;
  • Ter maleabilidade.

Tanto o MDP quanto o MDF são excelentes matérias-primas para a produção de móveis, e é com esses tipos de madeira que a Madesa trabalha! Ambos são extraídos do mesmo tipo de árvore, geralmente pinus ou eucaliptos. O processo de fabricação é quase idêntico: máquinas pressionam os materiais e moldam seus painéis. 

MDF

O MDF é feito com fibras de madeira e resina sintética, que o caracteriza como um material bem uniforme. Isso lhe confere cortes em diferentes direções, permitindo mais liberdade para o design do móvel. A utilização de revestimentos, tintas, verniz, em peças arredondadas e acabamento sofisticado são ideais nesse tipo de material.

MDP 

O MDP é feito de partículas de madeiras prensadas. Possui três camadas: uma mais grossa no miolo e duas finas nas superfícies. Essa composição deixa o material robusto e bem estruturado, e é mais resistente à maior carga de peso. 

Atualmente é bem comum a combinação de MDF e MDP no mesmo móvel, o que promove  inovação no design com qualidade e funcionalidade superiores.

Quais tipos de madeiras são ideais para cada móvel? 

Como já comentamos, a Madesa utiliza como matéria-prima madeira ou fibra de madeira de reflorestamento, também conhecidos como MDP e MDF. Ambas são opções sustentáveis de produção, e a diferença entre esses dois materiais está na composição.

Enquanto o MDF utiliza fibras de madeira e resina sintética, o MDP utiliza partículas de madeira em três camadas. Em ambos, o material é prensado e moldado em chapas, dando vida a lindas cozinhas. 

Veja alguns exemplos de móveis Madesa:

Linha Lux de Cozinhas

A linha Lux é feita em MDP de alta qualidade. Essa madeira para móveis planejados garante resistência e durabilidade aos móveis.

Guarda-roupa Royale

Esse guarda-roupa da Madesa é feito em 100% MDF, e é a opção ideal para quem pensa no meio ambiente sem abrir mão de um móvel de qualidade. 

Então, qual madeira é indicada para cada ambiente?

Madeiras resistentes à água são aquelas utilizadas para o uso externo, como o MDP. Móveis para banheiros e cozinhas são preferíveis em MDP. Suas chapas em camadas impedem a corrosão e expansão do material, enquanto o MDF “estufa” e podem estragar ao contato da umidade.

Já o MDF, é mais versátil na fabricação de peças em formatos diferenciados (arredondados) e funciona bem em qualquer lugar. Pode sofrer danos ao receber parafusos e pregos e é menos resistente ao peso, já que é um material bem mais maleável. 

Além disso, ele possibilita um acabamento de maior qualidade para as frentes dos armários (as frentes das portas e gavetas) porque pode receber resina.

Em suma, MDP é o material mais indicado para os móveis de cozinha e também para guarda-roupas, justamente pela sua maior durabilidade e resistência à umidade. Já o MDF pode ser usado nos demais móveis, já que possibilita maior liberdade estética.

A Madesa oferece sempre o melhor para você

A Madesa oferece sempre o melhor para você! Móveis funcionais, resistentes e bonitos, através da sua proposta de móveis ecologicamente corretos, que utiliza matéria-prima ou fibra de madeira proveniente de culturas de reflorestamento. Entre os tipos de madeiras, o MDF, por exemplo, utiliza fibras de reflorestamento e com ele são fabricados armários, cabeceiras, mesas, balcões e muito mais. 

Inclusive, a Madesa já plantou milhares de mudas de árvores e está sempre incentivando seus clientes. Junte-se à Madesa, e no Dia da Árvore, 21/09, plante uma muda de árvore e incentive as pessoas da sua rua! 
E agora que você já sabe mais sobre os tipos de madeiras, aproveite também para continuar lendo os conteúdos aqui do blog Madesa e confira muitas dicas de decoração!