A cozinha com certeza é um dos pontos mais importantes do nosso lar, onde passamos boa parte do dia preparando nossas refeições. Entretanto, com a popularidade dos espaços compactos,  a escolha dos móveis para este cômodo pode se tornar mais desafiadora.

Para que esse ambiente seja mais funcional, é necessário dar preferência a móveis que otimizam o espaço e aproveitam cada cantinho do cômodo. E o armário aéreo tem sido uma das principais escolhas na hora de resolver esse problema!

Esse tipo de móvel nada mais é do que um armário que fica suspenso e aproveita as paredes do ambiente –que normalmente ficariam sem utilização. Além do mais, eles também permitem diversas possibilidades de encaixe e combinações com diferentes materiais e cores.

Isso porque eles podem ser instalados em qualquer espaço vago que você tenha em sua casa, como em cima da geladeira ou da bancada. Assim, é possível organizar a cozinha sem perder muito espaço. 

Então, se você está pensando em adquirir um armário aéreo para cozinha pequena, continue a leitura para saber mais!

Por que utilizar o armário aéreo na cozinha?

A cozinha é o lugar da casa onde precisamos de vários utensílios e objetos para uso diário. Por esse motivo, os armários são essenciais para manter a organização do ambiente. 

Os armários aéreos cumprem essa função e são os móveis ideais para quem tem pouco espaço na cozinha. Entre as principais vantagens dos armários aéreos de cozinha, estão:

  • Otimização do espaço: diferentemente dos armários convencionais, que ocupam o espaço do chão, os armários aéreos ficam suspensos e garantem a otimização do espaço;
  • Grande variedade de modelos: são diversas as opções de armários aéreos que você encontra, com modelos e cores, texturas e materiais diferenciados;
  • Organização: de forma geral, os armários aéreos possuem divisões que facilitam na hora de organizar os utensílios da cozinha;
  • Mais liberdade na decoração: você pode adicionar quantos armários aéreos forem necessários ao ambiente, e decorá-los da forma que preferir!

Modelos de armário aéreo para  cozinha pequena

Sabia que existem diversos modelos de armários aéreos? Normalmente, a quantidade de portas varia entre uma, duas ou três, podendo ser basculantes, de correr ou as convencionais. Os seus puxadores podem ser embutidos ou aparentes.

Além disso, muitas vezes esses móveis são comprados separadamente do resto da cozinha, com opções moduladas — o que comporta ainda mais estilos e formatos, por exemplo.

Veja a seguir um pouco mais sobre cada tipo!

Armário aéreo linear

Esse modelo de armário é indicado para cozinhas lineares, que são aquelas onde os móveis são distribuídos em apenas um lado da parede. Com ele, é possível otimizar o espaço vertical sem grandes alterações no layout do ambiente. 

O armário aéreo linear pode ser encontrado em diferentes tamanhos, modelos, cores e quantidades de portas — se adaptando às suas necessidades e preferências.

Armário aéreo de canto

É comum que alguns pontos específicos do ambiente fiquem vazios por falta de otimização, principalmente os cantos de um cômodo. Para aproveitar ao máximo cada pedacinho da sua cozinha, o armário aéreo de canto é uma ótima opção.

Opções com nichos

Os armários aéreos com nichos combinam o espaço de armazenamento tradicional desse móvel com compartimentos abertos, que permitem exibir e acessar facilmente itens do dia a dia.

Sendo uma opção versátil e prática, oferece a oportunidade de organizar os objetos de forma funcional e dá um toque de personalidade à cozinha. 

Além disso, a adição dos nichos traz uma sensação de leveza e amplitude ao ambiente.

Qual a altura ideal para o armário aéreo?

A altura ideal para a instalação de um armário aéreo depende de vários fatores, como a altura dos moradores, o tamanho da sua cozinha e a distância entre os seus eletrodomésticos. 

De forma geral, a altura da base do armário aéreo em relação ao chão é de 1,40 cm. Já a distância da bancada até o armário aéreo é de 0,65 cm.

Mas, se você for uma pessoa mais alta ou mais baixa, talvez essas medidas não fiquem tão confortáveis. 

Por isso, é essencial que você avalie qual a melhor altura que o seu armário deve ser instalado, levando em consideração todos os movimentos necessários para que você utilize o seu móvel com conforto e liberdade.

E o que guardar no armário aéreo?

Por ser um dos cômodos mais utilizados em casa, o ideal é que a cozinha esteja sempre organizada para facilitar na hora de cozinhar. Por isso, todos os objetos, utensílios e mantimentos devem estar guardados de forma acessível

Algumas das principais dicas são:

  • Deixe os itens que você mais utiliza no dia a dia na altura dos seus olhos e mãos;
  • Reserve uma parte do armário exclusiva para os mantimentos;
  • Nas partes mais altas ou de difícil acesso, coloque os itens que você utiliza com menor frequência.

Inspirações de cores e estilos

Além da diversidade de formatos, um dos diferenciais desse móvel é a possibilidade de combinações de cores e estilos, complementando a beleza da cozinha. 

Veja a seguir alguns exemplos para se inspirar! 

Armário branco

Para quem gosta de um estilo mais clássico, o armário aéreo de cozinha branco é um dos modelos mais utilizados. Por ter uma cor neutra e clara, ele permite maior liberdade em combinações de cores com outros móveis no ambiente.

Preto

Já a cor preta é uma opção para quem gosta de um estilo moderno e elegante, além de trazer muita personalidade para o ambiente. 

Os armários nessa cor podem ser combinados com peças em tons amadeirados, coloridos e até mesmo em uma cozinha total black, que tem sido tendência em decoração.

Amadeirado ou rustic

Já os tons amadeirados são perfeitos para pessoas que gostam do estilo rústico. São versáteis e também fazem excelentes combinações com outras cores. 

Como escolher um armário aéreo?

Agora que você já sabe tudo sobre os armários aéreos, confira algumas dicas que separamos para escolher o modelo perfeito para as suas necessidades. Olha só:

Tire todas as medidas

Na hora de escolher um armário aéreo para cozinha pequena, é fundamental levar em consideração o tamanho do armário e do espaço que você tem disponível. 

Por isso, tire as medidas da sua cozinha e compare com as dimensões do móvel antes de efetuar a compra. 

Tipo de decoração

Uma outra dica é considerar o estilo e decoração da sua cozinha. Dê preferência para peças que combinem com os outros móveis que você já tem ou opte por peças neutras. Assim, você garante um ambiente harmonioso, sem pesar no visual.

Qualidade dos materiais

Para garantir a qualidade e durabilidade do seu móvel, escolha marcas que são referências no mercado, como é o caso da Madesa. Com móveis acessíveis, designs diferenciados e alta qualidade, você encontra tudo o que você precisa para montar a sua cozinha planejada com armários aéreos!

Assim, você com certeza vai ter uma cozinha otimizada, funcional e elegante, do jeitinho que sempre sonhou. Dê uma olhada na loja e escolha o modelo ideal!

E se esse conteúdo foi útil para você, que tal continuar a leitura do blog? Ele está sempre atualizado com as melhores dicas de para otimizar seu lar!