Muitas pessoas consideram o preto uma cor que representa elegância. No âmbito da moda, é comum ouvir que “preto combina com tudo” – e isso também pode valer para a decoração e móveis. Uma cozinha com móveis pretos, por exemplo, é sinônimo de sofisticação e modernidade.

Apostar no preto pode ser uma boa pedida se você deseja um ambiente mais sóbrio e quer ter a liberdade de escolher diversos itens e cores na decoração. Mas, claro, é preciso tomar alguns cuidados na hora de decorar sua cozinha com essa tonalidade, para não torná-la extremamente escura ou vibrante demais. Confira nossas dicas!

Que cor fica bem em uma cozinha preta?

Não é pelo fato da cor preta combinar com tudo, que podemos utilizar inúmeras cores ao mesmo tempo para decorar uma cozinha – é preciso estar atento para não carregar demais o ambiente, e nem deixá-lo totalmente sem cor.

Por ser uma cor neutra, o preto combina com praticamente todas as cores: mas não exagere na quantidade para criar a composição. Veja alguns exemplos:

Cozinha branca com móveis pretos

Estilo clássico, que possibilita uma variedade de decorações. Além disso, o branco traz a iluminação e a amplitude que faltam no preto. Se o seu espaço for amplo, o branco pode estar presente em pequenos detalhes – como nos revestimentos, por exemplo. Mas se a sua cozinha for pequena, é válido que haja mais branco do que preto, como armários superiores brancos, e os inferiores na cor preta.

Cozinha preta com madeira

Atemporal, o preto, unido à madeira, é um estilo que fornece um grande ar de modernidade. O tampo da mesa de madeira na mesma tonalidade do piso, com a base preta, é uma forma de combinar neutralidade com sofisticação. Além disso, é possível mesclar tampos e armários aéreos com ambas as cores.

Cozinha preta e amarela

O contraste do preto com amarelo é essencial para trazer mais personalidade à sua cozinha. Com um toque de alegria e descontração, o amarelo é indicado para pequenos detalhes, a fim de não tornar o ambiente extremamente vibrante. 

Cozinha preta com vermelho

Se você gosta de tons mais fortes, como o vermelho, vale apostar em detalhes com essa cor. Além disso, os itens decorativos podem ser muito bem explorados, pensando em promover um ar mais leve ao ambiente. Uma boa dica é utilizar banquetas vermelhas para completar a sua composição.

Cozinha preta com detalhes em alumínio

Além de eletrodomésticos, é válido utilizar certos detalhes para trazer um ar contemporâneo à decoração. Exemplo: puxadores de armários, base de cadeiras e banquetas, luminárias pendentes, e até mesmo em revestimentos de inox.

Um grande diferencial da Cozinha Lux da Madesa está, justamente, nos puxadores em alumínio, que são mais resistentes ao uso diário.

De forma geral, você pode escolher a cor que quiser para compor a decoração de uma cozinha preta – mas sempre lembrando que, no caso de cores mais vibrantes, elas devem estar presentes somente em detalhes para não poluir o ambiente.

Utilizar os tons de madeira, cinza ou branco em alguns pontos para garantir mais fluidez à cozinha, também é uma forma de compor uma cozinha preta com muita personalidade e estilo.

Como organizar a cozinha Lux com móveis pretos?

Móveis pretos podem tornar a sua cozinha extremamente sofisticada – mas isso você já sabe. Além disso, eles podem ser aplicados em diversos estilos de decoração: industrial, minimalista, clássico etc.

A facilidade de combinação abre um leque de oportunidades para organizar o ambiente do jeitinho que você quiser. Se deseja ter uma Cozinha Lux Preta moderna, foque em peças geométricas para compor a decoração. Além disso, o contraste de plantas garante um ar leve em meio à seriedade do preto.

Mas, antes de tudo, você precisa decidir se preferirá móveis planejados ou modulados para compor o seu ambiente. Se você já tem móveis na sua cozinha mas não quer trocar todos, pode fazer uma combinação sutil com um armário aéreo preto – o que dará um visual especial se a parte inferior for branca ou de uma tonalidade mais clara, por exemplo.

Na hora de definir as cores, tente manter um contraste entre armários, piso e paredes: armário de cozinha preto com paredes brancas ou piso branco, balcão de cozinha com tampo preto e armários brancos com piso amadeirado escuro, e por aí vai – são inúmeras as possibilidades.

Você também pode apostar em uma cozinha branca com móveis pretos – o charme que o ambiente bicolor traz, promove muita personalidade e sofisticação. Mas se o seu intuito é ter uma cozinha preta estilo industrial, foque nos detalhes em inox que combinem com as cores dos eletrodomésticos.

Cozinha compacta Madesa: descubra porquê ela faz tanto sucesso!

Como decorar uma cozinha Lux escura?

O preto é uma cor versátil, então existe uma infinidade de possibilidades para a decoração. Uma boa dica é focar no contraste para trazer mais vida à sua cozinha. O ideal é utilizar cores opostas, como o branco, por exemplo.

Mas claro, na hora de decorar, você pode utilizar azulejos coloridos para dar um toque especial à cozinha preta, e precisa se atentar muito à iluminação: utilizar lâmpadas com temperatura de cor mais clara é o ideal para garantir a harmonia e o conforto do ambiente.

Utilizar um trilho de lâmpadas na cozinha, é uma boa dica para evitar as sombras que, comumente, os armários suspensos acabam criando em cima da bancada – além disso, ele torna possível uma iluminação direta que pode destacar itens decorativos.

Para ter uma decoração harmônica com o preto, você deve escolher itens e objetos que tenham cores similares – podem até ser da mesma cor, porém, em tonalidades diferentes. Para uma cozinha descontraída, você pode brincar com cores mais claras e combiná-las com o tom amadeirado de alguma prateleira ou utensílio, por exemplo.

Mas, caso queira manter a sobriedade e o contraste ao mesmo tempo, opte pelo branco, cinza claro e uma cor não tão vibrante para decorar a sua cozinha preta.

Aqui, na Madesa, temos diversos modelos de cozinhas pretas que podem ser exatamente o que você está buscando! Das mais compactas às mais extensas, com certeza alguma das nossas linhas fará você se encantar!

Visite nosso site e confira os armários de cozinha Madesa, além dos inúmeros mobiliários para compor o seu ambiente!