Muitas vezes, nos deparamos com o desafio de encontrar um móvel que atenda às nossas necessidades e gostos pessoais. Sem contar que, quando temos algum móvel em casa que, apesar da qualidade, parece estar desgastado e você gostaria de dar uma nova aparência para ele. 

Felizmente, existe uma solução super prática para esses problemas: a personalização de móveis. Com ela, você pode, não só repaginar um móvel que tem há muito tempo para que ele se adeque à nova decoração da sua casa, como também, prolongar a vida do produto e deixá-lo com o seu estilo e personalidade. 

Para te ajudar nessa missão, a Madesa separou algumas dicas sobre a personalização de móveis e tudo o que você precisa saber para colocar a mão na massa. Confira!

O que você precisa para personalizar seus móveis?

Veja, agora, quais os primeiros passos para começar a personalizar seus móveis e, na sequência, conheça algumas opções bem legais de personalizações que você pode usar na sua casa.

Escolhendo as ferramentas certas:

Um dos principais cuidados ao optar por personalizar seus móveis é saber quais ferramentas usar para cada etapa dessa transformação. Se parte da personalização do móvel for acontecer através da pintura, vale entender qual modelo de pincel será usado. Se o móvel for pequeno ou possuir muitas quinas e detalhes, vale um pincel menor, já para áreas maiores ou móveis grandes, um modelo maior de pincel irá servir. 

Lixas também são importantes. São elas que irão ajudar a preparar o móvel e reduzir possíveis irregularidades, que no momento da pintura podem comprometer o resultado final da sua pintura, destruindo sua personalização. 

Limpeza do móvel:

Antes de começar qualquer processo de pintura ou colagem no seu móvel, vale ressaltar a importância de limpá-lo antes. Muitas vezes, a tinta não adere ao móvel porque não foi feita uma limpeza adequada antes.

Limpar o mobiliário também ajuda na preservação do item e tornará mais fácil aplicar outros materiais à superfície, e impede que a tinta descasque. Então, não deixe de passar um desengordurante e álcool antes de começar a pintura ou fazer os acabamentos. 

Aplicação da tinta:

Finalmente chegou o momento de pintar o móvel. Você já sabe qual cor vai usar e quais tamanhos de pincéis são os melhores para aplicar a tinta. Porém, percebeu que a tinta parece não ter muita adesão à peça? Calma!

Mesmo depois da limpeza e preparação do item com a lixa, é importante não esquecer de aplicar uma mão de primer preparador. É esse produto que irá ajudar a tinta a aderir ainda mais, além de aumentar a durabilidade da tinta. Se a intenção for mudar a cor do móvel, recomenda-se que o primer preparador usado seja na cor branca, para não alterar a cor da nova tinta.

Tempo de secagem:

Muita gente, quando vai fazer uma personalização em algum móvel, espera que na primeira mão de tinta já seja possível chegar no tom certo. Às vezes, dependendo da eficiência dos processos anteriores e da cor desejada, isso pode acontecer, mas nem sempre.

Em situações assim, é preciso passar a mesma tinta mais de uma vez, ou seja, uma segunda demão, às vezes, até mesmo uma terceira. Para isso, ao passar a tinta pela primeira vez, respeite o tempo de secagem! Apenas depois que a primeira camada de tinta estiver seca, passe a segunda, e só então a terceira. Esse intervalo entre uma aplicação e outra, dependendo do tamanho do móvel e da marca de tinta, pode durar, pelo menos, 6 horas. 

Dicas de personalização

Confira algumas ideias e dicas de personalização de móveis para você tentar reproduzir na sua casa:

Usando spray:

Com uma tinta spray dourada ou de qualquer outra cor, e mais um pouco de fita crepe, já é possível criar um móvel totalmente novo. Se você tiver alguma mesinha de canto ou banquinhos de madeira que queira deixar mais colorido, basta delimitar com a fita quais as partes que receberão as camadas de tinta spray. 

Você pode criar listras ou outras formas com a fita e pintar na sequência. Fazendo isso, você deixa o móvel moderno e mais interessante. Respeite o tempo de secagem e só tire as fitas quando tiver certeza que ele está seco e você não precisará aplicar outra camada de tinta. 

Técnica de decoupage:

Essa técnica antiga também é uma ótima dica para personalizar muitas coisas e não apenas os móveis. Isso porque ela consiste em usar um papel fino com desenhos e estampas que você goste (como HQ’s) e colar com cola em gel ou comum. Sele o seu trabalho com um verniz incolor e espere secar. 

Use a técnica de decoupage em superfícies lisas, como mesas, bancos e até mesmo caixas. Só não se esqueça de higienizar os móveis ou objetos nos quais for aplicar esse tipo de personalização. 

Papel contact:

Essa dica é muito boa, principalmente para os móveis dos quartos de brinquedos das crianças ou aqueles que ficam no jardim para apoiar os vasos ou plantas. Aproveite a variedade de cores e estampas que existem de papel contact e solte a criatividade

Prepare o móvel do mesmo jeito que foi mencionado anteriormente, com limpeza e acabamento e, só então, aplique o papel sob a superfície do móvel. Essa técnica é muito simples e você só precisa recortar da forma que achar melhor e aplicar com cuidado para não formar bolhas no móvel escolhido. Não tem erro!

Melhores dicas para a sua casa

Gostou dessas dicas? Então, continue acompanhando outros posts do Blog Madesa que irão te ajudar a deixar a sua casa cada vez mais completa e do jeito que você tanto sonhou!