Os tons terrosos são uma forte tendência para o momento quando o assunto é decoração. Com cores aconchegantes, essa paleta traz a natureza para dentro dos ambientes e reforça a sensação de contato com elementos naturais externos, criando espaços que combinam com diferentes estilos de decoração.

Amplamente utilizada em móveis e outros objetos decorativos, essa paleta é capaz de transformar o visual do ambiente, resultando em uma proposta  simples, porém elegante e atemporal. Se você quer ficar por dentro de mais essa tendência, continue a leitura!

Qual significado tem os tons terrosos?

Ganhando cada vez mais evidência, a paleta de tons terrosos representa o contato com a natureza e elementos ligados à terra, o que é de extrema importância, já que sentir-se em contato com a natureza é essencial, principalmente em grandes centros urbanos. 

Assim, os tons terrosos trazem essa sensação através de móveis, revestimentos e objetos decorativos.

Qual paleta de cores tem os tons terrosos?

Marrom, areia, bordô, caramelo, ocre, cobre, coral, rosa queimado, terracota e nude são algumas das cores que compõem a paleta de tons terrosos. Através dessas cores, é possível trazer um toque da natureza para dentro do seu lar, apostando na decoração em madeira e pintura marrom, que remete aos elementos da terra. 

Qual é a cor Terracota?

Com uma tonalidade quente e terrosa, resultado da mistura entre vermelho e laranja, a cor terracota apresenta tons que incluem marrom avermelhado, laranja queimado e vermelho claro.

 O que a cor terracota transmite?

A cor terracota é perfeita para dar um toque de personalidade e passar mais sensação de aconchego nos ambientes. 

Por isso, ela pode ser utilizada tanto em ambientes externos, como internos. Apesar de ser viva e alegre, ela mantém a sobriedade do marrom, sem perder a alegria do vermelho e do laranja, que garante uma decoração sofisticada e alegre quando utilizada em paredes, piso, móveis e até mesmo em itens decorativos.

Qual é a cor Palha?

A cor palha é um tom claro levemente amarelado, puxado para o bege e para o creme. Ela é ideal para modificar a decoração sem utilizar tons fortes ou tinta branca, e combina com qualquer estilo de ambiente, como sala de estar, sala de jantar, quarto, banheiro e cozinha completa.

O que a cor palha transmite?

A cor palha mantém o espaço iluminado e menos agressivo que a cor branca. Assim, os ambientes ficam mais harmoniosos e a pintura da parede ajuda a destacar os móveis e os objetos decorativos.

Qual é a cor Areia?

A cor areia lembra praia e deserto. Ela possui variações claras, escuras e com nuances avermelhadas, brancas e amareladas, compondo a cartela de cores de tons terrosos.

O que a cor areia transmite?

Apesar de oferecer sobriedade e aconchego à decoração, a cor areia deixa o ambiente mais requintado e harmonioso. A composição do espaço com tom areia acalma e traz sensações de acolhimento, como quem faz um castelo para refúgio.

Como usar os tons terrosos na hora de decorar?

A decoração em tons terrosos pode ser feita de muitas formas, desde pinturas até elementos decorativos. Na hora de apostar nesse tipo de decoração, é importante pensar na proposta geral do ambiente. 

Por exemplo, se quiser manter uma decoração mais neutra, apenas uma  cor vibrante já é suficiente. Agora, se o que você busca é um espaço personalizado, vale a pena trazer um segundo ou terceiro tom terroso mais vibrante.

Pintura em tons terrosos

Uma excelente maneira de inserir tons terrosos na decoração é através da pintura das paredes do ambiente. Para não deixar o espaço muito escuro, principalmente se o cômodo for pequeno, você pode escolher apenas uma única parede no ambiente que será pintada e manter as demais em cores claras e neutras.

Uma outra ideia, que traz mais personalidade ao ambiente, é pintar apenas a parte inferior da parede com um tom terroso mais escuro, enquanto a parte de cima permanece com uma cor bem clara.

Explore a madeira

Um dos itens essenciais em uma decoração para um ambiente com tons terrosos é a madeira. Inserir quadros, pisos e móveis de madeira é uma das formas mais fáceis e assertivas de trabalhar os tons terrosos na arquitetura da sua casa. 

Uma ótima opção para deixar a sala de estar trabalhada nos tons terrosos e muito elegante é o Rack Madesa Le Mans e Painel para TV . Imperdível, né!?

Invista em detalhes em couro

Outro material que é um super aliado dos tons terrosos é o couro. Ele se harmoniza perfeitamente em ambientes decorados em tons terrosos, principalmente quando utilizado em móveis, como poltronas e sofás em tons de marrom

Mas, caso o seu estilo seja mais discreto, não tem problema! Você também pode optar pelo couro apenas em almofadas, cabeceiras ou tapetes feitos desse material. 

Vasos rústicos e plantas

Se a conexão com a terra e a natureza é a base dessa decoração, não poderiam faltar vasos rústicos e plantas, não é mesmo? 

Ter plantas na decoração é muito importante para deixar o ambiente mais leve e fresco. Vasos de barro ou argila, por exemplo, trazem uma estética natural que adiciona uma camada de ar livre ao ambiente. 

Preste atenção nas texturas!

A textura, quando bem casada com as cores, é capaz de produzir a sensação de aconchego e contato com a natureza. Você pode fazer com que tons neutros predominem e os tons terrosos garantam pontos de cor e um toque de modernidade. 

Pode também abusar das estampas, escolhendo uma cor e usando as derivações dela para fazer o seu próprio mix.

Para isso, é possível investir em texturas mais densas e aparentes, como tapetes de pelo, mantas grossas, pelúcia, camurça, entre outros. Veja algumas dicas:

Sofás

Os tons terrosos podem ser utilizados através de sofás. Como dito anteriormente, seria interessante investir no couro, num tom marrom claro, quase alaranjado, por exemplo. Agora, se sentir receio nessa aposta, você pode trazer texturas e tons terrosos nas almofadas.

Tapetes

Tapetes geométricos em tons terrosos ou em couro são ótimas opções para trazer textura ao ambiente. Você também pode apostar na sobreposição de dois ou mais tapetes, ou optar por modelos redondos e bem peludos. 

Puffs

Puffs, poltronas e cadeiras, podem trazer as texturas que o seu ambiente tanto precisa. Você pode explorar tecidos macios e confortáveis, com cores e estampas que se destacam do resto da decoração.

Itens personalizados

Por serem neutros, os tons terrosos combinam com as mais variadas tonalidades, como amarelo, verde, roxo, vermelho, laranja e azul. Isso permite que você dê vida ao ambiente através do uso de esculturas, molduras, luminárias, espelhos, flores e velas, por exemplo. 

Elementos que passem a ideia de antiguidade também são bem-vindos e ajudam na valorização dos móveis de madeira e pintura feita em tons terrosos.

Assim, uma  opção bonita e super prática é utilizar a Linha Stella Rustic da  Madesa, agregando muito na decoração da sua cozinha, tanto em beleza quanto em funcionalidade! 

Na Madesa você transforma o seu lar

Como você pode perceber, os tons terrosos são uma opção excelente para permanecer em contato com a natureza mesmo estando em ambientes internos nas grandes metrópoles. 

Nessa opção de decoração, é possível personalizar o ambiente, trazendo uma sensação de conforto, aconchego, nostalgia e sofisticação. A harmonia proporcionada pelos tons terrosos, aplicados não só nas texturas, mas nos mobiliários e objetos, resulta em uma decoração contemporânea e viva. 

Quer começar a transformar o seu lar hoje mesmo? Então, continue acompanhando o Blog da Madesa e aprenda mais dicas de decoração para todos os ambientes da sua casa.