Como a cozinha é um espaço de reunião com amigos e familiares, ela pode ser responsável por boa parte da impressão que os convidados criam a respeito da personalidade da casa. E, se você quer uma estética superautêntica, o armário de cozinha preto é uma ótima escolha.

Essa é uma cor bastante ousada para o ambiente culinário, que chegou como uma alternativa ao tradicional branco e nunca mais perdeu espaço. Com os armários mais escuros, a palavra de ordem é: modernidade! Mas engana-se quem pensa que o armário preto não é versátil e que só combina com estilos mais ousados.

Pelo contrário: com o tom e a decoração certa, as peças escuras podem compor uma cozinha mais sóbria e elegante, um ambiente com ar industrial e descolado, ou até mesmo um espaço bem divertido quando combinado a objetos coloridos. Para que você conheça todas essas possibilidades, preparamos este texto. Confira!

Armário de Cozinha Completa 260cm Preto Reims

Quais são os tipos de armários de cozinha preto?

Estamos falando muito de estilo, mas é importante lembrar que o armário de cozinha também é um móvel funcional, feito para atender às necessidades de armazenamento e organização desse ambiente. Então, vamos começar explicando as funções de cada armário. Dê uma olhada!

Torre quente

A torre quente é um armário vertical geralmente projetado para acomodar o forno embutido e o micro-ondas. Também pode incluir gavetas ou prateleiras para armazenar panelas e utensílios. Essa configuração economiza espaço na bancada e dá à cozinha uma aparência organizada.

Torre quente preta com portas

Paneleiros

Os paneleiros são armários altos e estreitos projetados para armazenar panelas, frigideiras e outros utensílios de cozinha maiores. Eles têm prateleiras espaçosas e podem ter portas ou serem abertos. Os paneleiros ajudam a manter os utensílios acessíveis e organizados.

Paneleiro preto e branco

Armário para geladeira

Esse tipo de armário é projetado para ficar em cima da geladeira ou em torno dela, muitas vezes embutido na estrutura da cozinha. Assim, conseguimos criar uma aparência contínua e integrada, equilibrando a altura de todos os armários e evitando que a geladeira fique solta. 

Armário para geladeira preto e branco

Armários aéreos 

Esses armários são fixados na parede, acima das bancadas de trabalho. Eles são ideais para armazenar itens de uso diário, como pratos, copos, xícaras e condimentos. O armário de cozinha aéreo preto permite que os itens estejam ao alcance das mãos e otimizam espaço nas bancadas.

Armário aéreo preto com uma porta

Nichos para fornos

Aqui, você tem espaços embutidos na parede ou nos armários para fornos, projetados especificamente para acomodar fornos, de modo semelhante à torre quente. A ideia é liberar espaço nas bancadas e criar um visual limpo e coeso na cozinha, sendo uma solução de design inteligente para combinar estética e funcionalidade.

Nichos para fornos preto

Cozinha completa

Por fim, todos os itens acima muitas vezes são vendidos em um conjunto de armário de cozinha completo preto. Assim, você pode ter um espaço culinário com mais uniformidade visual, gerando o impacto estético e funcional que essa tonalidade pode oferecer.

Cozinha completa preta

Como integrar o armário de cozinha preto no ambiente e com a decoração?

Agora, anote aí algumas dicas específicas para combinar os armários ao restante do ambiente da cozinha e garantir uma linda decoração preta!

Escolha o armário de acordo com a cor da cozinha

Quando você começar a pesquisar seu futuro armário, descobrirá que existem variações no tom de preto, que inclusive pode ter acabamento brilhante ou fosco. Selecione cuidadosamente aquele que harmonize melhor com a paleta de cores da sua cozinha.

Se as paredes já têm alguma cor, o ideal é escolher tons mais esfumados, que serão menos agressivos. Cozinhas mais neutras já podem acomodar armários pretos de tom mais marcante e arrojado. 

Utilize uma iluminação adequada

Você conhece as barras de fita LED? Essa e outras opções de iluminação embutida são excelentes para dar mais equilíbrio visual, sobretudo ao armário de cozinha pequeno preto, já que os pontos de luz podem otimizar a sensação de espaço. 

Também vale a pena ver algumas imagens para se inspirar na combinação de iluminação geral, de tarefa (sob os armários e bancadas) e decorativa (pendentes sobre uma ilha ou mesa de jantar, por exemplo).

Utilize diferentes texturas e materiais

Adicione toques de cor e textura por meio de acessórios, como utensílios de cozinha coloridos, potes de plantas, cortinas ou tapetes. Esses elementos podem quebrar a monotonia do preto e adicionar personalidade ao ambiente. 

Uma ideia é escolher materiais e acabamentos que complementam os armários pretos. O aço inoxidável, latão, vidro e madeira são opções que podem criar um contraste atraente. Plantas verdes também ganham um destaque lindo quando organizadas em móveis mais escuros.

Escolha um estilo de decoração

Como falamos no começo, os armários pretos são mais versáteis do que muitas pessoas pensam. Dependendo do design e da tonalidade, eles podem compor uma variedade de estilos de decoração. Confira:

  • moderno/contemporâneo — a tonalidade escura dá o equilíbrio perfeito entre simplicidade e elegância, com um visual limpo e supermoderno, principalmente se combinados com elementos de contraste, como em um armário de cozinha preto e branco;
  • art déco — quer ir um pouco além no visual elegante? Então, aposte no estilo art déco, combinando os armários pretos com detalhes dourados, espelhos e padrões geométricos que ajudarão a dar mais “glamour” ao ambiente;
  • industrial — para quem curte o estilo industrial, os armários em tons escuros harmonizam bastante. Complemente a atmosfera com detalhes de metal, desde prateleiras expostas à iluminação pendente;
  • minimalista — se você quer uma cozinha mais “clean”, o branco não é a única opção. Armários pretos em tons mais esfumados também podem compor um visual limpo e discreto;
  • rústico — para compor uma decoração rústica, opte por um armário de cozinha preto e marrom com acabamento envelhecido. Complemente com elementos de madeira e pedra;
  • clássico — também é possível ter móveis pretos em um estilo de decoração retrô. A dica é apostar em molduras, puxadores, luminárias e outros acessórios vintage, dando preferência a armários com design mais romântico. 

Vantagens do armário de cozinha preto

Para fechar este texto, confira uma lista rápida com as principais vantagens do armário preto:

  • autenticidade garantida, dando destaque a qualquer cozinha;
  • versatilidade do design, que pode combinar com vários estilos de decoração;
  • sensação de espaço, quando combinado a uma iluminação estratégica;
  • camuflagem de manchas e imperfeições;
  • possibilidade de caprichar em detalhes e acessórios, já que o preto combina com praticamente tudo.

Transforme a sua cozinha!

Agora que você já sabe como harmonizar o armário de cozinha preto, viu que não precisa ter medo de inovar e escolher essa opção superautêntica, não é? Ele combina, sim, com ambientes mais ousados, mas também pode compor um espaço mais sóbrio e elegante, a depender do design, da tonalidade e dos itens de decoração. 

A boa notícia é que existe uma variedade de modelos para você escolher. Então, que tal explorar o site da Madesa e começar a montar a sua cozinha do jeitinho que você deseja? E tudo com garantia de qualidade! 

Navegue pela seção de armários de cozinha e aproveite.

Leia mais: