Conteúdo da Página
ToggleA decoração é aquele toque final que deixa nossa casa mais aconchegante e cheia de personalidade. Porém, muitas vezes não sabemos como decorar a cozinha, deixando a beleza desse ambiente a cargo do design dos móveis. Acontece que existe um modo de deixá-lo muito mais elegante com um toque simples: uma boa luminária para cozinha.
Além de estilosos, pontos de luz são estratégicos, contribuindo com o preparo das refeições. E apostar nas fitas de LED é uma ótima solução para ter essas vantagens. Para ajudar na escolha, preparamos este texto.
Continue a leitura e veja várias dicas para encontrar sua luminária ideal!
A importância da iluminação na cozinha
A cozinha é o ambiente em que recebemos pessoas queridas para compartilhar momentos especiais. Seja para um jantar mais sofisticado ou para uma tarde de petiscos, muitas vezes, é ali que fazemos reuniões sociais e familiares. Então, vale a pena deixar o ambiente mais acolhedor.
Ainda, não podemos esquecer que a cozinha também é uma das áreas de trabalho da casa. Afinal, é ali que as refeições são preparadas. Portanto, além de cuidar para que o espaço fique aconchegante, também é importante que ele seja funcional e a claridade é fundamental para isso.
Por esses motivos, a luminária para cozinha é um item-chave: ela deixa a atmosfera mais aconchegante, ao mesmo tempo em que favorece o manuseio de utensílios e alimentos com segurança.
Existem diversos modelos de luminárias, sendo que a fita de LED para cozinha é um dos mais versáteis. Você pode usá-la como luminária de teto para cozinha, embuti-la nos armários, sob balcões e pias ou no cantinho do café.
Não para por aí: barras de LED ocupam pouco espaço, então, são ótimas pedidas para decorar cozinhas compactas. Sem contar que elas podem contribuir com a redução do consumo de energia, pois são eficientes e duráveis.
Luminária para cozinha: ideias de como usar a barra de fita LED
Gostou das ideias que citamos? Então, saiba como colocar cada uma delas em prática!
Em cozinha com armários pretos
Quer um ambiente superelegante e moderno? Uma ótima ideia é investir em armários pretos e utilizar as fitas de LED para criar um contraste visual impressionante. Você pode colocá-las sob os armários ou ao longo do rodapé para reforçar o brilho do preto.
Aproveite e conheça o armário de cozinha Reims preto.
Em cozinha com armários brancos
Se a sua cozinha tem armários brancos, as fitas de LED contribuem com uma iluminação aconchegante. A luz suave ajuda a quebrar um pouco o brilho excessivo do branco, deixando o ambiente mais acolhedor.
Confira o armário de cozinha Reims branco.
Para compor a cozinha completa
Para quem tem cozinha completa, as barras de LED são excelentes aliadas da integração do espaço. Uma dica é instalá-las ao redor das molduras ou sob as prateleiras, proporcionando uma iluminação suave que se funde naturalmente com o espaço e cria uma atmosfera mais coesa.
Quer um ambiente cheio de personalidade? Conheça o armário de cozinha completa Agata cinza.
Sob os balcões e pias
As fitas de LED são as melhores amigas para a iluminação de tarefa, focada em áreas específicas. Instale-as sob balcões e pias para melhorar a claridade dessas zonas de trabalho, ao mesmo tempo em que elas dão um charme extra à sua decoração.
Se o seu espaço é menor, o armário de cozinha compacta Agata é uma ótima pedida!
Para o cantinho do café
Todo cantinho do nosso lar é especial, até mesmo aquela mesinha pequena usada para o café. Aqui, as barras de LED são excelentes para deixar o espaço mais convidativo. Vale a pena colocá-las em prateleiras ou nichos para dar um destaque à decoração.
Veja também o armário de cozinha compacta preto Reims!
Embutida nos armários
A fita LED embutida nos armários oferece uma solução de iluminação discreta, criando uma sensação de profundidade e textura na cozinha sem ocupar espaço adicional. É um item super prático e que pode transformar completamente a estética da sua cozinha.
Para aproveitar todos os espaços, conheça o armário de cozinha de Canto Glamy.
Para a cozinha compacta
Se você tem uma cozinha compacta, a fita de LED é ideal para fornecer uma iluminação funcional e um toque de charme, adaptando-se muito bem a um armário de dimensões menores.
O armário de cozinha branco Glamy é uma opção compacta e muito elegante!
Qual a melhor luminária para cozinha?
Gostou de conhecer as possibilidades da fita LED? Vale lembrar que ela não é a única opção. A depender do seu estilo de decoração e da função priorizada na hora de escolher sua luminária para cozinha, é possível considerar o uso de:
- lustres — para quem tem teto alto, os lustres são ótimos para dar um toque a mais de requinte, especialmente sob a mesa de jantar. Ficam muito bem em ambientes integrados, pois ajudam a definir a área de refeições e diferenciá-la da parte mais funcional da cozinha;
- luminárias embutidas — ficam bem em cozinhas de todos os tamanhos, combinando mais com estéticas mais clean, por serem discretas e modernas;
- luminárias pendentes — são uma ótima opção de luminária para cozinha americana ou para ilhas, disponíveis em uma variedade de estilos que se encaixam em cozinhas modernas, rústicas ou tradicionais;
- luminárias inteligentes — permitem o controle remoto da intensidade e da cor da luz, bem como a automação de acordo com a hora do dia. São ótimas opções de luminária para cozinha moderna e tecnológica
Para terminar, anote aí dicas gerais para acertar na sua luminária para cozinha!
Considere o tamanho do espaço
Em cozinhas pequenas, é importante maximizar a sensação de amplitude no ambiente e evitar luminárias que ocupem muito espaço visual. Luminárias embutidas no teto ou fitas de LED instaladas sob o armário da cozinha são ótimas opções.
Combine o modelo com o estilo de decoração
Considere o estilo geral do seu lar ao escolher a luminária para cozinha. Como apontamos acima, as embutidas têm uma aparência mais clean, os lustres são mais sofisticados, enquanto a luminária pendente para cozinha pode ser encontrada em designs com diferentes personalidades, desde as mais modernas até as rústicas.
Tenha em mente a função desejada
Outro ponto importante é a função principal que você deseja para a luminária. Existem vários tipos de iluminação:
- geral, quando usada para distribuir luz em toda a cozinha;
- de tarefa, quando direcionadas a áreas específicas, como a luminária para bancada de cozinha ou as fitas de LED sob a pia;
- de acento, quando destacam elementos decorativos, como nichos e prateleiras.
Priorize a eficiência energética
As lâmpadas LED são muito eficientes e duráveis, sendo as melhores opções para consumir menos energia. Além de contribuir com uma casa mais sustentável, o resultado é a economia financeira no longo prazo. As luminárias inteligentes também são ótimas pedidas, pois vêm com recursos de controle de intensidade que permitem economizar energia.
Não se esqueça da limpeza
Por fim, lembre-se de colocar a limpeza das luminárias no cronograma de afazeres domésticos. Mantê-las sem excesso de poeira é importante não apenas para conservar sua aparência e a qualidade da iluminação, mas também para evitar superaquecimento, preservando a vida útil desses itens.
O toque final para a sua cozinha
Agora, você já sabe como incrementar a decoração desse ambiente tão especial com um item simples e funcional: a fita de LED. Como você viu, ela é superversátil. É possível acomodá-la no teto, embuti-la nos armários e usá-la para reforçar a iluminação sob balcões e pias.
Você também pode optar por outro tipo de luminária para cozinha, como as pendentes e os clássicos lustres. O importante é investir em pontos de luz estratégicos para melhorar a visibilidade desse ambiente e deixá-lo ainda mais acolhedor.
Aproveite e providencie outros móveis e itens de decoração para transformar a sua casa! Aqui na Madesa, nós temos tudo para sua cozinha!
Leia mais:
- Vantagens de ter uma cozinha americana planejada!
- Cantinho do café: dicas para montar o seu em casa
- Área gourmet: saiba o que considerar para criar a sua
- Lustre para sala de jantar: como escolher a peça ideal
- Como montar uma decoração de cozinha simples?
- Lâmpadas inteligentes: como elas podem ajudar na decoração?