Ter uma área gourmet em casa é a meta de muita gente. O espaço se tornou popular nos últimos tempos por ser um ambiente versátil e que pode ser construído e criado em casa ou apartamento, mesmo se o espaço disponível não for muito grande.

O importante mesmo é ter um ambiente em que você consiga receber, com conforto e estilo, seus convidados e familiares.  

Quer saber como criar uma área gourmet na sua casa e o que não pode faltar para deixá-la completa e funcional? Continue lendo e descubra! 

Área gourmet: dicas e inspirações de como decorar a sua

Área Gourmet Madesa

Vai decorar sua área gourmet e está em dúvida sobre o que não pode faltar nesse ambiente? Ou bateu uma dúvida sobre qual a disposição dos móveis, eletrodomésticos e outros itens?

Não se preocupe! A Madesa separou algumas dicas para te ajudar a sanar esses questionamentos e tornar esse espaço o melhor da sua casa. Confira!

4 vantagens de ter uma área gourmet

Conheça 4 pontos positivos de ter uma área gourmet em seu projeto!

  1. Preserva a sua cozinha

Umas das principais vantagens de se ter uma área gourmet está em preservar a sua cozinha, especialmente se for um dia em que você vai preparar uma refeição mais gordurosa, com muita fumaça ou que vá fazer muita sujeira, como o churrasco.

Dessa maneira, você mantém a cozinha limpa, não deixa os outros cômodos cheirando mal e pode aproveitar para realizar uma refeição em uma parte diferente da casa. 

  1. É um espaço para reunir amigos e família

Se você tem uma família grande ou curte receber muita gente em casa, mas nunca tem espaço suficiente para receber todos para uma festa, um jantar ou qualquer tipo de evento, considere criar uma área gourmet. 

Funciona tanto para casa como apartamento. Pode ser aquele espaço pouco usado no quintal que você nunca deu muita atenção ou a própria varanda do seu apartamento. Basta uma boa decoração, os objetos certos e estará tudo pronto para você receber quem quiser no conforto do seu lar. 

  1. Agrega valor ao imóvel

Adicionar uma área gourmet ao seu imóvel pode resultar em um bom investimento. Então, se você pretende, no futuro, alugar ou vender a casa, esse ambiente pode agregar valor ao preço final. 

A busca por áreas gourmet cresceu bastante e pode resultar em muitos benefícios para os futuros locatários ou donos, principalmente se estiver tudo preservado e com uma decoração moderna.

  1. Privacidade para seus convidados

Outro ponto positivo, principalmente se você mora em condomínio, é não ter que dividir essa área com outros moradores, garantindo assim, mais privacidade nos seus eventos. Além disso, você evita ter que seguir regras específicas do condomínio ou pagar alguma taxa de reserva.

Tipos de área gourmet

Área Gourmet Linha Reims Madesa

Existem tipos diferentes de área gourmet possíveis de criar e planejar para a sua casa. O que vai determinar os estilos, layout e outros detalhes será o tamanho disponível para esse espaço e quanto você tem para investir nesse projeto. Veja alguns modelos de área gourmet.

Na varanda

Ter um ambiente dedicado a receber convidados para jantares e pequenas festas com um espaço que seja confortável para todos em um apartamento pode ser desafiador, mas não é impossível. Com planejamento, escolhendo móveis, eletrodomésticos e fazendo as modificações necessárias, você pode montar uma área gourmet incrível na sua varanda. Veja algumas dicas:

  • aposte em móveis planejados ou modulados para utilizar todo o espaço disponível;
  • adquira móveis que cumprem mais de uma função (como bancos com compartimento interno); 
  • use as paredes e pendure os principais utensílios que você geralmente usa nesse espaço;
  • acrescente eletrodomésticos que não façam muita sujeira ou fumaça — afinal, não é em todo condomínio que você pode ter uma churrasqueira na varanda; 
  • se for possível, una a varanda com o restante do apartamento, eliminando portas e paredes — faça da sua área gourmet uma extensão da sua cozinha e crie um design moderno. 

Com churrasqueira

Não necessariamente uma área gourmet precisa ter churrasqueira, mas se você é fã de uma reunião em família com churrasco, então, esse é um dos itens que não podem faltar na sua área gourmet. Para criar um ambiente legal, considere que:

  • uma área com churrasqueira precisa de mais espaço, então, pense bem onde você montará a sua;
  • existem muitos estilos diferentes de churrasqueiras disponíveis no mercado — veja qual faz mais sentido com o seu espaço;
  • área gourmet com churrasqueira pede ao menos uma bancada para apoiar a tábua de corte e o preparo do churrasco — se não houver tanto espaço para colocar uma, pense em uma bancada móvel. 

Perto da piscina

Tem combinação melhor do que construir uma área gourmet pertinho da piscina? Se esse é o seu sonho, veja algumas dicas de como fazer acontecer:

  • permita que a piscina seja parte da decoração e certifique-se que a área destinada à alimentação terá um piso antiderrapante, já que é muito comum as pessoas saírem da piscina e irem diretamente para a área gourmet;
  • adote móveis (bancos, mesas, espreguiçadeiras) impermeáveis;
  • invista em fibras naturais ou tecidos sintéticos para os móveis e outros itens de decoração — eles são mais duráveis, aguentam ser molhados e são mais fáceis de limpar.

Use a criatividade para montar sua área gourmet

Área Gourmet Linha Nice Madesa

Listamos os tipos principais de áreas gourmet, algumas sugestões de como decorá-las e o que faz sentido para cada layout.

Porém, existem inúmeras possibilidades de montar esse espaço e você pode aproveitar esse ambiente para soltar a criatividade. Outras ideias que você também pode aderir são:

  • use materiais, móveis e decorações mais simples — pode usar cadeiras de plásticos, bancos de paletes, alumínio ou ferro;
  • não é regra ter aquela tradicional churrasqueira de tijolinhos — hoje, existem modelos menores e até portáteis que vão atender muito bem a demanda;
  • invista em vasos com flores e outras plantas para adicionar mais cor para o seu espaço; 
  • abuse e use almofadas e puffs para deixar o lugar mais aconchegante para os convidados;
  • não se esqueça da iluminação — deixe o local onde serão preparadas as refeições o mais iluminada possível e aproveite para adicionar outros modelos de luzes mais suaves em outros pontos da sua área gourmet para criar um ambiente mais convidativo e charmoso. 

Gostou do conteúdo? Para ler mais sobre esse tema ou receber dicas para tornar sua casa cada vez mais completa, continue acompanhando as publicações no Blog Madesa.