A iluminação pode transformar qualquer ambiente, agrega na decoração e, no caso da sala de jantar, é fundamental para realizar as refeições. Os lustres não são necessariamente a única fonte de luz, podendo servir como iluminação principal, porém, dividindo o espaço com luzes adicionais. 

Independentemente de qual seja o layout da sua casa, ter o lustre como foco central da sala de jantar é puro charme e elegância — e existem muitos modelos, tamanhos e tipos de lustres para esse ambiente. E este conteúdo é para te ajudar a escolher o seu. Confira as dicas!

Benefícios de um lustre na sala de jantar

Lustre para sala de jantar

Os lustres são peças fundamentais de qualquer sala de jantar — com ele, o espaço fica mais bonito e torna-se um lugar convidativo para receber amigos e família. Esses são apenas alguns motivos para ter um lustre na sua sala de jantar. Conheça outros benefícios a seguir!

Valoriza o ambiente 

Quer dar um destaque para a sua sala de jantar? Então, considere esse um dos primeiros benefícios em escolher um lustre para esse espaço. Como tendem a ser peças imponentes e exuberantes, será o primeiro item a ser notado na sala — então, trate de escolher uma peça que favoreça a sua sala de jantar.

Há vários modelos e estilos

Não importa qual seja o seu estilo — clássico, moderno ou industrial, por exemplo —, com certeza você encontrará algum lustre que combina com você e a sua sala de jantar. São infinitas as escolhas de lustres que permitem decorações diversas e ampliam a criatividade. Nenhuma sala de jantar será igual a outra. 

É o ponto focal para a decoração

Se você ainda não tem uma decoração definida para a sala de jantar, talvez a inspiração esteja no lustre. Imagine que todo o design desse espaço possa se desenvolver a partir da escolha da iluminação. Use formas, cores, tamanho, estilo das lâmpadas para adicionar os móveis e outros elementos que vão compor esse ambiente. 

Como escolher um lustre para sala de jantar?

Para escolher o lustre certo para a sua sala de jantar, considere algumas informações, como: altura ideal, qual tipo de lâmpada utilizar, estilo do lustre, entre outros pontos que farão a diferença na sua escolha. Confira mais detalhes!

Formato da mesa

Não é uma regra cravada na pedra, mas se você quiser instalar um lustre que fique harmônico com a sua mesa, ou dar destaque para a mesa, é importante considerar o formato do lustre.

Se a mesa for redonda, por exemplo, prefira lustres em formatos redondos ou verticais (que tenham mais comprimento). Já as mesas retangulares ou quadradas brilham mais com lustres que também sejam retangulares ou lineares.

Altura do lustre

Uma dúvida recorrente é saber qual a altura do lustre em relação à mesa. Existe um número usado para definir essa distância, geralmente de 100 cm. Porém, isso vai depender muito do quão iluminada você espera que fique a mesa de jantar. 

É importante pensar que adequar a iluminação ao gosto de cada um também não significa deixar a sala de jantar tão clara que incomode as pessoas, ou tão escura ao ponto de ninguém enxergar os itens da mesa. Estabeleça um meio-termo!

Tipos de lâmpadas

A escolha da lâmpada está bastante alinhada com que tipo de decoração você deseja para a sala de jantar. Se o estilo do ambiente for mais atual e moderno, a dica é utilizar lâmpadas de LED. Essas lâmpadas têm uma luminância mais difusa e suave, além disso, as luzes em LED são conhecidas pela durabilidade e economia. 

Se você se preocupa com o meio ambiente, a troca das lâmpadas convencionais pelas de LED é também uma forma de contribuir com a sustentabilidade — afinal, elas não têm nenhum tipo de contaminante ou poluente. 

Ambiente interligados

Se o espaço em que está a mesa de jantar da sua casa for plano e aberto, dividindo esses ambientes com outros — por exemplo, com a sala de estar —, é muito importante lembrar que a luz do lustre fará parte dos dois cômodos.

Opte por lustres que harmonizem e combinem com esses espaços, integrando-os. Além disso, invista na decoração desses cômodos para outros elementos criarem uma conexão entre eles, além do lustre.

Decoração da sala de jantar

Não se esqueça de também pensar na decoração que já existe na sua sala de jantar. O lustre escolhido deve seguir essa linha de decoração, valorizando o estilo dos outros móveis e objetos. 

O lustre até pode ser o destaque do ambiente, mas ele precisa ser parte da decoração, sendo assim, sempre considere outros elementos, cores e texturas da sala. 

Respeite as proporções

Para criar um ambiente sincronizado e harmônico, o tamanho do lustre deve ser proporcional ao tamanho da mesa. Isso significa que o lustre não deve ser maior que a mesa, nem a mesa maior que o lustre.

Se o lustre escolhido for um modelo muito grande, com muitos detalhes e elementos, tente deixá-lo mais curto e não tão próximo da mesa. Assim, ambos terão o destaque que merecem e complementarão a decoração do espaço.

Modelos de lustres para sala de jantar

Agora, é hora de se inspirar com alguns modelos de lustre para sala de jantar. Saiba quais são os mais conhecidos.

  • Lustres quadrados: são geralmente retos com largura e profundidade iguais.
  • Lustres redondos: como o próprio nome diz, têm um formato arredondado, com sua largura igual à sua profundidade.
  • Lustres lineares: são aqueles modelos com peças ou elementos que ficam lado a lado, criando um visual linear. 
  • Lustres retangulares: podem apresentar cantos e outros detalhes levemente arredondados, porém, sem perder o formato retangular. 
  • Lustres verticais: todos os lustres que são maiores que a sua largura. Geralmente, são aquelas peças compridas. 
  • Lustres embutidos: independentemente do formato, tendem a ser curtos e iluminam apenas pontos específicos do ambiente. Alguns modelos desse tipo são os plafons quadrados ou spots embutidos.

Com essas dicas, fica mais fácil escolher qual será o lustre ideal para a sua sala de jantar, possibilitando que você transforme o ambiente e crie, ao mesmo tempo, um espaço inovador, lindo e funcional. Aproveite para conferir, também, algumas opções de sala de jantar disponíveis na Madesa e transforme a sua casa.