Por oferecer mais facilidade e tecnologia para as nossas casas, as lâmpadas inteligentes, também chamadas de lâmpadas smart, estão cada vez mais populares na iluminação residencial. De forma fácil e rápida, elas podem ser controladas por meio de um dispositivo eletrônico, como o celular ou uma assistente virtual.

Além de ligar e desligar as lâmpadas, é possível aumentar ou diminuir a intensidade da luz, alterar a sua cor, entre outras funções. Elas possuem o mesmo formato das lâmpadas tradicionais e, normalmente, utilizam o soquete E27, muito comum nas casas dos brasileiros.

Por isso, a sua instalação é bem simples e pode ser feita por qualquer pessoa, sendo bem parecido com uma troca de lâmpadas normal. Basta rosquear a sua lâmpada inteligente no soquete e fazer a configuração pelo aplicativo próprio.

Além de toda essa facilidade e funcionalidade, uma iluminação inteligente também pode deixar a decoração da sua casa ainda mais moderna e bonita. Ao longo do texto, falaremos um pouco sobre como elas podem ajudar na sua decoração. Confira abaixo!

Como as lâmpadas inteligentes podem ajudar na decoração?

As lâmpadas inteligentes podem ser uma ótima ferramenta para ajudar na decoração da sua casa. Por causa das suas funções, elas permitem que você crie diferentes propostas de ambientes e efeitos de iluminação inovadores. Algumas formas que elas auxiliam na decoração, incluem:

Ajuste de temperatura de cor

A temperatura da cor de uma lâmpada se refere à aparência que a luz é emitida, que é medida através da escala Kelvin (k). As luzes quentes possuem cores mais puxadas para o amarelo e o laranja. Elas proporcionam um ambiente mais aconchegante e confortável, sendo ótimas para locais de descanso e de lazer, como quarto e sala de jantar.

As luzes frias apresentam um branco bem marcante, puxando para o azul. Elas são usadas em ambientes onde a iluminação deve garantir uma boa visibilidade, entretanto, o seu excesso pode cansar os olhos. Esse tipo de temperatura para luz é muito utilizado em luminárias de ambientes corporativos, cozinhas e banheiros.

Já a luz neutra fica no meio-termo entre a luz quente e fria, não sendo nem tão branca e nem tão amarelada. Por isso, ela é uma ótima opção para diversos locais, especialmente aqueles onde a pessoa deve estar focada sem cansar suas vistas e sem sentir sonolência. São usadas em diversos ambientes, tanto corporativos como residenciais.

Com a lâmpada inteligente, é possível que você utilize a temperatura ideal para aquele momento. Por exemplo: quer ler um livro no conforto da sua cama? Coloque uma temperatura mais quente. Na hora de arrumar o quarto, a temperatura mais fria é ideal. Dessa forma, você cria ambientes aconchegantes que são aliados na sua decoração.

Mais cor para a sua decoração

Além da temperatura, alguns modelos de lâmpada smart oferecem a opção de luzes coloridas. É possível criar ambientes alegres ou calmos, de acordo com a cor escolhida. Normalmente, as cores disponíveis são azul, rosa, vermelho, verde, laranja, amarelo, entre outras, que vão depender da marca da lâmpada.

Para quem gosta de decorações e festas temáticas, essa é uma opção perfeita. Assim, você pode construir o ambiente que quiser, de acordo com a cor escolhida. Como, por exemplo, criar uma decoração romântica com a luz vermelha em um encontro de casal, ou uma cor mais alegre para uma festa com os amigos.

Mas não é só na estética que as cores podem alterar o ambiente. Elas também são muito utilizadas na cromoterapia, uma técnica terapêutica que usa as cores como uma alternativa para aliviar sintomas de certas doenças e aumentar a sensação de bem-estar e calmaria.

Iluminação em lugares estratégicos

Uma boa iluminação ajuda a destacar certos ambientes e itens da sua decoração. Você pode direcionar a iluminação para objetos que valorizam a sua casa, ou peças que são importantes para você.

Na sala de jantar, adicionar pendentes ou spots com lâmpadas inteligentes pode deixar as suas refeições ainda mais especiais. Na hora de servir, você pode colocar uma iluminação mais forte para que todos vejam os seus pratos de forma mais nítida. Terminada a refeição, diminua a luminosidade para criar um clima aconchegante para uma boa conversa.

Vantagens de usar a lâmpada smart

Quando o assunto é lâmpadas inteligentes, são diversos os benefícios que elas podem trazer para a sua casa. Assim como para a sua iluminação, elas também ajudam na decoração, como pudemos conferir no tópico anterior. Além disso, algumas outras vantagens que podemos citar são:

  • Maior autonomia para controlar a luminosidade: por meio de aplicativos ou comandos de voz, você consegue controlar de forma fácil e prática a luminosidade perfeita para o momento;
  • Praticidade: esqueceu de apagar a luz da sua sala na hora de sair? Não tem problema! Você consegue controlar a luz de onde estiver;
  • Maior economia de energia: por serem feitas de LED, as lâmpadas inteligentes são mais econômicas. Além disso, você consegue controlar e evitar que as luzes fiquem acesas sem necessidade; 
  • Ambientes criativos: com a variedade de cores disponíveis, você cria ambientes únicos para garantir experiências divertidas;
  • Mais tecnologia para sua casa: você consegue integrar as lâmpadas com as assistentes virtuais da Amazon ou Google, deixando a sua casa tecnológica e moderna.

Onde usar as lâmpadas inteligentes?

Esse tipo de iluminação inteligente é super versátil e pode ser usado no ambiente que você achar melhor. Elas são ótimas para criar uma smart home, que tem como objetivo automatizar toda a sua casa, transformando-a em um ambiente tecnológico e muito funcional. Mas também podem ser instaladas em ambientes isolados, que tenham necessidade de maior controle da iluminação.

Agora que você já sabe como utilizar as lâmpadas inteligentes na decoração da sua casa, confira nossas outras dicas no Blog Madesa!