A iluminação da cozinha é indispensável não só para agregar um toque de elegância, harmonizando com armários, balcões e bancadas, mas também para favorecer as atividades realizadas no ambiente, como o preparo das refeições, um café da tarde na bancada ou mesmo o jantar em família na mesa da cozinha.

Pensando nisso, a Madesa preparou excelentes dicas para você caprichar na iluminação da sua cozinha. Confira!

Que tipo de iluminação usar na cozinha?

Cada estilo de cozinha demanda um projeto de iluminação diferente. A iluminação de cozinha pequena, por exemplo, não exige muitos plafons, trilhos e pendentes. Já cozinhas amplas, com ilhas e bancadas, podem ter até mesmo tons de luz diferentes, dependendo da funcionalidade do espaço. 

Iluminação geral

É importante pensar na iluminação da cozinha em sua totalidade. E isso vai além da iluminação dos espaços que envolvem a pia e o fogão, por exemplo. É possível considerar pontos específicos a receberem iluminação direta, como um elemento decorativo ou mesmo o balcão para refeições rápidas ou a mesa de jantar. 

Nesse caso, os plafons são grandes aliados, principalmente se usados com luzes quentes, como as amarelas, que dão aquele toque intimista ao ambiente.

Já as luminárias de teto ou aqueles trilhos com várias lâmpadas podem iluminar o ambiente de maneira uniforme. Normalmente, são instalados com lâmpadas frias, brancas, para uma iluminação eficaz e ideal para ambientes de atividades que demandam atenção.

Iluminação geral de teto

Iluminação de tarefa 

As ilhas, as bancadas, a pia e o fogão são locais em que as refeições são preparadas — assim, requerem uma iluminação eficaz. Nesse caso, as barras de LED são ideais, pois garantem uma iluminação adequada para ler receitas e preparar refeições. Sem contar que, com luzes direcionadas, as barras de LED têm um visual discreto, que se adapta a diferentes estilos de cozinha.

Iluminação de tarefa com barra de LED

Iluminação de destaque 

As luminárias e os pendentes são ótimos para proporcionar um visual atraente e cheio de estilo à cozinha — principalmente se instalados estrategicamente sobre a ilha da cozinha ou mesa de jantar. Podem ser usados não só como pontos de iluminação, mas também como elemento decorativo, para acrescentar personalidade e um toque sofisticado ao espaço.

@casinhananda 

Iluminação de ambiente

A cozinha é um dos ambientes mais compartilhados, já que, normalmente, enquanto algumas pessoas preparam as refeições, outras estão por ali interagindo e desfrutando de momentos de descontração.

Dessa forma, é importante pensar na atmosfera acolhedora que a iluminação da cozinha pode proporcionar. Além da iluminação indispensável, é possível adicionar ao ambiente, por exemplo, luzes indiretas e luminárias decorativas, garantindo aquele clima agradável para momentos de convívio com a família ou amigos.

Como fazer uma boa iluminação na cozinha?

Ter uma boa iluminação na cozinha requer atenção a alguns pontos importantes. Se você não tem um projeto de iluminação do ambiente, algumas dicas podem ajudar a unir funcionalidade, praticidade e sofisticação à sua cozinha. Acompanhe!

Escolha o tipo de iluminação

A escolha do tipo de iluminação demanda atenção à atmosfera que você deseja oferecer nesse ambiente. Em uma iluminação para cozinha pequena, por exemplo, é provável que um projeto com luzes em tonalidades frias deixe o ambiente pronto para o preparo das refeições.

Já as cozinhas amplas podem acomodar, além dos armários, diferentes ambientes, como a bancada para as atividades, um balcão para refeições rápidas, uma mesa para jantar e, ainda, pontos com elementos decorativos — ou seja, cada um desses espaços demanda um tipo de iluminação. 

Escolha lâmpadas adequadas

Com vários tipos de lâmpadas disponíveis no mercado, é comum surgirem dúvidas na hora de escolher. Nesse caso, é importante considerar eficiência energética, durabilidade, qualidade e custo das lâmpadas em longo prazo. Também é essencial ter atenção ao objetivo do espaço que receberá a iluminação. 

Em espaços que requerem atenção, onde os alimentos são preparados, por exemplo, é ideal usar lâmpadas frias, que iluminam melhor o ambiente. Já as lâmpadas quentes, como as amarelas, são excelentes para espaços intimistas, como a mesa de jantar, por transmitirem uma sensação de aconchego.

Quanto ao tipo de lâmpada, as incandescentes, aquelas mais antigas, eram muito usadas em residências e foram comercializadas no Brasil até 2016, sendo substituídas pelas lâmpadas fluorescentes e halógenas, mais eficientes, econômicas e com maior vida útil.

Porém, atualmente, a iluminação para cozinha em LED é a melhor alternativa, já que as lâmpadas de LED são econômicas — pois não aquecem —, têm uma longa vida útil e há opções de lâmpadas tanto amarelas quanto brancas, além de diferentes intensidades de luz.

Faça uma boa distribuição

Para uma iluminação eficiente, é essencial planejar os pontos de iluminação da cozinha. Há ótimas técnicas para distribuir a iluminação do ambiente, dependendo do objetivo: destacar determinados utensílios de cozinha e elementos decorativos, criar espaços intimistas e acolhedores na bancada, no espaço de café ou na mesa de jantar são algumas delas.

É importante, ainda, ter atenção para equilibrar a intensidade da luz, evitando excesso ou falta de luminosidade em alguns espaços da cozinha, garantindo equilíbrio e funcionalidade ao cômodo.

Vantagens de uma boa iluminação na cozinha

Muitas vezes subestimada, a iluminação da cozinha traz inúmeras vantagens para os moradores, já que pode proporcionar economia, segurança e até mesmo um ambiente mais aconchegante e harmônico. Confira os principais benefícios!

Segurança no preparo das refeições

As atividades realizadas na cozinha exigem uma excelente iluminação para garantir a segurança de todos — já que envolvem o uso do fogão e de utensílios cortantes, por exemplo.

Nesse caso, a iluminação para cozinha moderna tem o objetivo não só de agregar valor estético à sua cozinha, mas também de inserir funcionalidade e versatilidade, melhorando a experiência no cômodo.

Otimização do espaço

Um projeto de iluminação é um elemento indispensável na otimização do ambiente, já que facilita a realização das tarefas e, ainda, transmite uma atmosfera acolhedora, tornando o espaço aconchegante e intimista.

As luzes ajustáveis também são grandes aliadas em projetos de iluminação para cozinha, pois podem ser programadas conforme a necessidade em determinado momento, garantindo o conforto visual de todos.

Economia de energia

Um projeto de iluminação de cozinha bem desenvolvido pode favorecer a economia de energia. Escolher lâmpadas econômicas e de vida útil mais longa, como as de LED, vai garantir um consumo menor e menos gastos com lâmpadas novas.

Os sensores de presença também são ótimos para a economia de energia, já que, com 

eles, as luzes ficarão acesas apenas quando houver movimento de pessoas no ambiente. Sem contar com os temporizadores, que permitem programar a hora do acionamento e do desligamento das luzes na cozinha.

Criação de um ambiente agradável

O direcionamento das luzes, assim como a tonalidade das lâmpadas, deve ser escolhido com atenção. 

A bancada, por exemplo, onde as refeições são preparadas, precisa de luzes brancas, já que é um ambiente que demanda atenção e melhor visibilidade. Já para a mesa de jantar, por se tratar de um ambiente de acolhimento, as luzes amarelas são as ideais.

Luminárias e pendentes sobre áreas específicas também podem favorecer as atividades e, ainda, adicionar um toque de sofisticação à cozinha.

@lar_doce_loft

Iluminação da cozinha unindo versatilidade e elegância

Uma cozinha bem iluminada pode não só ser essencial para as atividades realizadas neste cômodo, como também agregar muito estilo e personalidade à decoração do ambiente, dando um toque de sofisticação ao espaço.

Além da iluminação da cozinha, este ambiente requer móveis de qualidade, para adicionar funcionalidade e estilo ao cômodo. Sendo assim, confira as ofertas de cozinhas da Madesa e escolha a sua hoje mesmo, com preços e condições incríveis!