Não é de hoje que sabemos o quanto a qualidade do sono determina uma boa saúde corporal e mental. No entanto, nossas atividades e hábitos diários podem, muitas vezes, proporcionar uma noite de sono ruim. Então, como reverter essa situação? 

Existem várias dicas que auxiliam na higiene do sono, entre elas, que o quarto seja um espaço adequado para o descanso, oferecendo um ambiente que promova a transição entre a vigília e o sono. 

Há diversas formas de transformar o quarto em um ambiente aconchegante e confortável. Uma boa cama, colchão, travesseiros confortáveis e arejamento adequado são alguns itens que devem ser priorizados para que a qualidade do sono aumente. Acompanhe a leitura e confira mais dicas sobre o assunto! 

Afinal, o que é higiene do sono?

A higiene do sono é um conjunto de comportamentos, rotinas e condições ambientais adotadas para garantir uma melhor qualidade e duração do sono. Essas mudanças passam desde a nossa rotina diária e melhorias do ambiente, até os hábitos que temos antes de dormir.

Um estudo realizado em 2022, por pesquisadores da USP e UNIFESP, revelou que 65% dos brasileiros dormem mal. Em vista desses resultados, é possível perceber que, talvez, muitas pessoas não conheçam o que é higiene do sono e a sua importância para a saúde e bem-estar. 

Enquanto dormimos, o organismo desempenha funções importantes de restauração do corpo. Então, uma boa noite de sono é essencial, concorda?

O que a falta de higiene do sono pode causar?

Se a higiene do sono traz uma noite de descanso com qualidade e mantém as pessoas em completo alerta no dia seguinte, a falta dela causa insônia e sonolência excessiva. 

Essas consequências interferem no humor, na concentração e na vontade de realizar as atividades. Em curto prazo, dormir mal também pode causar dores no corpo, irritabilidade, perda de memória de fatos recentes, comprometimento da criatividade, etc.

Como fazer a higiene do sono?

A higiene do sono consiste em criar um ambiente saudável para dormir e desenvolver hábitos que melhoram esse processo. Entre os pontos principais, podemos citar: fixar um horário para dormir e acordar, evitar bebidas com cafeína ao cair da noite, promover um ambiente silencioso e com pouca luz, entre outros.

Nesse processo, todos os pontos são importantes, mas você sabia que, entre eles, um quarto bem decorado e agradável, torna mais viável a realização da higiene do sono? 

Faça do quarto um ambiente agradável

Se você está em busca de um ambiente que lhe traga conforto, aconchego e relaxamento, saiba que a decoração do quarto é um elemento essencial que pode propiciar todas essas sensações, ainda mais quando bem planejado.

Vários itens de decoração devem ser levados em conta, como as cores das paredes, móveis e cortinas, a escolha de uma boa cama, a luminosidade, entre tantos outros detalhes que garantem a manutenção da higiene do sono. 

Veja as dicas que preparamos para você deixar seu quarto melhor para noites bem dormidas. 

Aposte em uma cama confortável

Escolha criteriosamente a cama e os travesseiros. Esses itens podem ajudar você a dormir melhor, já que estão diretamente ligados ao conforto. Comece pela escolha do tamanho da cama, que deve ser grande o suficiente para agregar espaço e permitir que você se mexa sem dificuldades ao longo da noite. 

O próximo item é o colchão. É essencial que ele tenha alta qualidade e esteja adequado ao peso que vai sobre ele, evitando dores musculares, na coluna e até insônia. 

O travesseiro ideal é a cereja do bolo e faz com que o sono chegue com facilidade e o descanso seja garantido. Entre a variedade existente no mercado, procure pesquisar a diferença entre eles, antes de escolher o seu, atentando-se para a composição e altura. 

Decore o cômodo de uma forma aconchegante

A decoração do quarto é um elemento importante para que seja possível relaxar mais facilmente. O estilo pode ser o que mais lhe agradar: minimalista, industrial, clássico, rústico, entre outros. Para decidir qual estilo você vai escolher, leve em consideração os seguintes aspectos:

  • Os sentimentos que você deseja ter ao entrar no seu quarto;
  • A sua personalidade. É fundamental que o quarto reflita o jeito que você é;
  • O tamanho do seu quarto;
  • Tendências no Instagram de arquitetos e decoradores. Analise as cores, tipos de móveis, as combinações e materiais empregados e veja o que mais lhe agrada.

Você também pode colocar difusores de aroma e plantas naturais. Esses itens podem trazer relaxamento por ativarem o contato com a natureza. 

Use cortinas escuras nas janelas

As cortinas, atualmente, fazem parte da composição do interior das casas, como um item de decoração, proteção e privacidade. No quarto, especificamente, a cortina traz a sensação de aconchego e intimidade, além de reduzir a entrada de luminosidade, melhorando, assim, a qualidade do sono.

Pensando na higiene do sono, as cortinas escuras são as mais indicadas, pois induzem mais facilmente ao sono. Os tipos são inúmeros: blackout, blackout com voil, de sarja ou painel. Você pode escolher de acordo com o estilo de decoração do quarto.

Deixe os eletrônicos para outro ambiente

A tecnologia avança e, cada vez mais, o uso de aparelhos eletrônicos aumenta. Nesse sentido, a pandemia reforçou esse consumo, quando impôs a algumas pessoas o home office, que trouxe com ele o hábito de levar o celular, tablet e notebook para a cama.

Para uma boa higiene do sono, necessitamos que as telas sejam deixadas de lado, pelo menos 30 minutos antes de dormir. A luminosidade irradiada por elas inibe a liberação de melatonina, o hormônio do sono, o que confunde nosso relógio biológico.

Para facilitar e mudar esse hábito, crie um local apenas para deixar esses dispositivos eletrônicos. Por exemplo, uma cômoda ou mesa de cabeceira, que poderá ter essa função prática e decorativa, ao mesmo tempo. 

Agora, se você precisa que seu home office esteja no seu quarto, aí os cuidados devem  ser redobrados para que o trabalho não atrapalhe a sua boa noite de sono.

De acordo com o espaço disponível, separe um canto do quarto, longe da cama, e coloque uma mesa, escrivaninha, ou uma bancada. Nela, você poderá organizar notebook, e os outros itens essenciais ao trabalho. 

A organização nesse espaço é fundamental. Pode-se pensar também em itens que têm características tanto decorativas quanto funcionais: nichos, prateleiras e caixas organizadoras, por exemplo. 

Madesa também é bem-estar

A higiene do sono deve fazer parte das nossas vidas. Através dela, evitamos que alguns fatores ambientais prejudiquem o sono, como citamos durante o conteúdo. 

Essa prática deve priorizar os hábitos que ajudam na indução e qualidade do ato de dormir, como: escolher bem colchões e travesseiros, escolher a posição correta e confortável para dormir, desligar-se das telas e criar um ambiente agradável no quarto.

Se você gostou de saber mais sobre higiene do sono, acompanhe também os outros conteúdos do Blog Madesa. Por aqui, você encontrará temas do seu interesse e ficará por dentro das novidades em decoração!

Aproveite também para conhecer as opções da Madesa em móveis para o seu quarto, e prepare esse ambiente para você dormir melhor.