Na hora de transformar a decoração da casa, a escolha do mobiliário é de suma importância. Porém, não é incomum que surjam dúvidas. Entre elas, a mais comum é sobre as diferenças entre móveis planejados ou modulados.

Ambos garantem excelente otimização do espaço e muito mais personalização para seus ambientes. Contudo, eles contam com diferenças importantes. Quer saber mais sobre o assunto? Siga a leitura e veja as dicas que preparamos!

O que é um móvel modulado?

Os móveis modulados são peças de tamanho e material pré-definido. Basicamente, são formados por módulos encaixáveis que permitem a personalização do ambiente. Assim, você pode escolher aqueles que deseja de acordo com a sua necessidade e com as medidas do espaço.

Esses móveis são feitos em série, com medidas padrão. As peças são produzidas separadas, porém, podem ser encaixadas de diferentes maneiras, adaptando-se ao espaço dos moradores.

Quais são as vantagens dos móveis modulados?

A principal vantagem dos móveis modulados é o preço. Como são produzidos em larga escala, eles contam com custos mais acessíveis. Além disso, você pode adquirir os módulos por partes, de acordo com as necessidades do projeto, o que também ajuda a otimizar o orçamento.

Outra vantagem interessante é que, no caso de uma mudança, é possível remanejar esses móveis, garantindo um melhor aproveitamento do seu investimento. Afinal, ao se mudar, você pode usar as peças que couberem na sua nova casa.

Ainda podemos citar como ponto de destaque o fato de o ambiente modulado ficar pronto mais rápido, já que não é necessário aguardar até a produção desses móveis. Então, se você precisa se mudar rapidamente, sem dúvida, os modulados são mais indicados.

Como escolher os móveis modulados?

É muito fácil escolher os módulos que se encaixem nas suas necessidades quando se tem as medidas exatas do ambiente. Você pode contar também com a ajuda de especialistas para criar um projeto de modulação para o seu espaço.

Para fazer uma escolha acertada, existem alguns passos importantes que você deve considerar.

Tire as medidas certas do ambiente

É muito importante que você faça a medição correta do espaço onde os móveis modulados serão instalados. Afinal, essa será a base para definir quais módulos poderão ser usados e como essas peças serão encaixadas.

Atenção à decoração

Os móveis modulados são muito versáteis e é possível encontrar modelos diferenciados em termos de cores e estilos. Pense em como essas peças se encaixam no ambiente que você deseja, considerando também os materiais e os acabamentos.

Não se esqueça da funcionalidade. Avalie como os módulos são por dentro, a quantidade de divisórias e prateleiras, as medidas e todos os demais detalhes, pensando no que você precisará armazenar nesse espaço.

Considere as especificações técnicas

As especificações técnicas são muito importantes, especialmente se você estiver realizando uma compra online. Um dos pontos essenciais é verificar de qual material o seu móvel modulado é feito. Os mais comuns são MDF e MDP.

O MDF costuma ter uma qualidade e durabilidade maior, enquanto o MDP tem um custo mais acessível.

Avalie, ainda, o espaço interno e as divisões dos módulos, o acabamento, a qualidade dos puxadores e outros materiais, a quantidade de gavetas, se os guarda-roupas contam com cabideiros e prateleiras, entre outros detalhes.

Sobre as diferenças entre MDF E MDP, esse material pode ajudar a deixar esse tópico mais completo.

https://atendimento.madesa.com/hc/pt-br/articles/360043903853-Qual-%C3%A9-a-diferen%C3%A7a-entre-MDP-e-MDF-

Procure uma empresa de confiança

Não é porque o móvel modulado tem um valor mais acessível que ele é de má qualidade. Pelo contrário! Muitos desses móveis são produzidos com matérias-primas de excelente qualidade, como é o caso dos móveis da Madesa.

O segredo está na escolha adequada da empresa. Avalie há quanto tempo ela está no mercado, a opinião de outros consumidores, a variedade de produtos, as matérias-primas usadas, entre outros detalhes.

Em quais cômodos posso usar os móveis modulados?

É possível usar móveis modulados em praticamente todos os cômodos da sua casa. Tudo dependerá da variedade de mobiliário apresentada pelo fabricante.

Na Madesa, por exemplo, oferecemos soluções para cozinhas, lavanderias, quartos, sala de jantar, sala de estar, escritório e muito mais.

Todos os nossos produtos são 100% MDF, o que significa muito mais qualidade e durabilidade. Além disso, trabalhamos com inúmeras opções de módulos para diferentes espaços da sua casa, oferecendo mais conforto e beleza para seus ambientes, atendendo o seu gosto, necessidade e espaço.

O que é um móvel planejado?

Os móveis planejados, por sua vez, são aqueles produzidos especificamente para o seu espaço, de acordo com as medidas do ambiente e suas necessidades. É você quem definirá pontos como cores, formas, tamanhos, disposição interna e outros detalhes, tornando cada peça personalizada.

Normalmente, os móveis planejados são produzidos por marcenarias e o tempo de execução dos projetos costuma ser maior.

Por que ter um móvel planejado?

A principal vantagem que o móvel planejado apresenta é a possibilidade de personalização. Afinal, você poderá escolher todos os detalhes, inclusive com opções que aproveitem cada centímetro do seu ambiente.

Porém, o custo de um projeto como esse costuma ser mais elevado. E como os móveis são produzidos sob medida, o tempo de execução também costuma ser maior. Assim, para quem tem muita pressa em ter os móveis, essa pode não ser uma escolha adequada.

Móveis planejados ou modulados: qual é melhor para mim?

Escolher entre móveis planejados ou modulados pode ser uma decisão difícil. Os principais pontos que devem ser levados em consideração são o tamanho do ambiente, o quanto você pode investir nos móveis, o tempo disponível para a finalização do projeto e o seu gosto pessoal.

Se você tem um ambiente muito pequeno, com um formato muito diferenciado ou com medidas muito fora do padrão, os móveis planejados podem lhe atender perfeitamente. Essa também é uma escolha segura para quem pensa em um ambiente bastante inusitado.

Já se você deseja um projeto mais econômico, que ofereça um bom nível de personalização e que seja entregue mais rapidamente, os modulados são excelentes.

Como os módulos são independentes, você terá bastante liberdade para criar ambientes únicos e de acordo com as suas necessidades. Em muitos casos, os móveis modulados chegam a ser muito mais econômicos.

Se o seu receio com os móveis modulados é a falta de opção de cores e acabamentos, não se preocupe! Afinal, esse tipo de mobiliário está em alta e existem inúmeras opções para agradar a todas as personalidades, além de uma grande variedade de peças para criar ambientes totalmente exclusivos e diferenciados.

Por que comprar seu móvel modulado na Madesa?

Depois de descobrir as diferenças entre móveis planejados ou modulados, você já se decidiu pelos móveis modulados? A Madesa é a parceira perfeita para esse momento!

Somos reconhecidos como referência de qualidade, atendimento e inovação, com uma marca atuante desde 1977 e capaz de proporcionar uma experiência completa para transformar toda a sua casa.

Na Madesa, nós realizamos todo o processo de produção, da concepção do design até a entrega do produto, garantindo mais qualidade e diferenciação para a sua casa.

Gostou de conhecer mais sobre os móveis modulados? Acesse a loja da Madesa e encontre o móvel perfeito para as suas necessidades e desejos!

E se quiser ficar por dentro de todas as novidades sobre a Madesa, não deixe de nos seguir no Instagram e no Facebook!