Conteúdo da Página
ToggleA escolha da bancada para cozinha de granito é bastante importante! Afinal, seu material deve oferecer resistência e durabilidade, sem abrir mão das escolhas de decoração e design escolhidos para o cômodo.
Desde as tonalidades da pedra até o modelo de cuba, armário, ilha ou península que acompanhará sua nova bancada, é importante considerar as principais necessidades e características de cada cômodo antes de tomar a decisão.
Para te ajudar, o conteúdo de hoje reúne as principais dicas e inspirações que guiarão a escolha mais acertada da sua bancada para cozinha de granito . Vem com a gente!
Como escolher o granito para cozinha?
De maneira geral, a durabilidade e adaptabilidade do granito fazem com que ele seja uma das pedras mais certeiras para revestir cozinhas. Por isso, escolher entre seus tipos pode levar em conta aspectos como sua cor, tonalidades secundárias e detalhes em seu revestimento que podem conversar com o design do restante do ambiente.
Os tipos mais procurados para estrelar bancadas em ambientes como a cozinha são o preto absoluto, o branco siena, o branco marfim, o cinza castelo e o café imperial.
O granito pode marcar presença em pisos, paredes, mesas e diversos outros elementos da arquitetura que demandam a presença de uma pedra durável, garantindo que sua manutenção seja bastante simples.
Nos parágrafos seguintes, explicamos alguns pontos a se considerar para a escolha da pedra para qualquer tipo de bancada. Veja:
Como escolher a bancada para cozinha de granito?
Para escolher a melhor bancada para cozinha de granito, é importante levar em consideração as necessidades do cômodo, entender qual será seu uso diário e compreender qual a disponibilidade de manutenção para a pedra.
Como já comentamos, o granito é uma pedra bastante indicada para ambientes como a cozinha. Por isso, aspectos como sua menor porosidade e alta resistência podem ser considerados atributos encontrados em todas elas.
Nesse sentido, suas diversas tonalidades podem ser uma maneira de guiar a escolha ideal. Veja em detalhes:
Tons claros
Eles evidenciam mais as manchas e arranhões decorrentes do uso no dia a dia. Por isso, locais em que a cozinha passa por uso constante (como restaurantes e confeitarias, por exemplo) podem não ser os mais ideais para a presença do granito branco, bege ou areia.
Em contrapartida, as cores claras podem colaborar para uma maior sensação de amplitude — o que conversa perfeitamente com ambientes menores, como cozinhas de apartamento ou integradas com a sala. Além disso, seu valor costuma ser mais baixo em comparação às pedras mais escuras.
Tons escuros
As cores escuras podem conferir sobriedade e sofisticação ao ambiente, além de não evidenciarem marcas e arranhões. Em contrapartida, a opção por tonalidades que não refletem tanta luz, como as escuras, pode não ser a escolha ideal para ambientes pequenos ou com pouca luminosidade natural.
Levando esses pontos em consideração, você já pode ter a primeira ideia de qual é o tipo de granito mais adequado para sua cozinha.
Tipos de bancada que podem levar granito
Agora que você já entendeu os principais aspectos para a escolha da pedra em si, que tal conferir as possibilidades de bancada para compor o cômodo de maneira harmônica? De forma geral, os três principais tipos de bancada para cozinha de granito são o modelo em pia, em península e em ilha. Confira os detalhes abaixo:
Bancada em pia
Sempre que nos referimos à pia, esquecemos que ela também pode performar como uma bancada. Ela é uma opção que vem acompanhada da cuba e da torneira, e seu espaço pode ser utilizado para o preparo de alimentos, o apoio durante a cozinha ou mesmo a instalação de cooktops.
Este modelo é muito utilizado em apartamentos e casas menores, cujos cômodos acabam contando com metragens reduzidas (e, consequentemente, menos espaço para ilhas ou móveis centrais, por exemplo).
Para compor o visual deste tipo de bancada, os armários podem colaborar com a adição de mais armazenamento e, claro, com o acabamento buscado para o ambiente.
Nosso kit de Cozinha Madesa Agata com 2 balcões, com 3 gavetas e 4 portas, por exemplo, tem foco na funcionalidade e na otimização do espaço, com um balcão que pode receber o granito, a pia ou o cooktop.
Bancada em penísula
A bancada em península é aquela que sempre se conecta a uma parede, pia ou armário, mesmo que não faça exatamente parte desses componentes na cozinha (como é o caso do tipo que trouxemos no tópico anterior).
Esse modelo é comumente utilizado para a integração entre cozinha e sala e, por isso, a presença de uma pedra durável e adaptável como o granito pode ser uma escolha acertada!
Se você acha que a bancada para cozinha de granito em forma de é a melhor opção para sua casa, a Ilha Rústica Madesa pode ser o móvel que falta para completar o cômodo!
Bancada em ilha
A bancada em ilha geralmente fica localizada no centro do cômodo, não estando ligada a outras paredes ou armários. Elas são as mais indicadas para cozinhas maiores, por sua necessidade de espaço para a instalação também ser latente.
Não é impossível adaptar uma bancada em ilha a espaços menores, mas é interessante que a ilha seja proporcional ao tamanho da cozinha, com altura padrão de 90cm ou 100cm para banquetas mais altas.
Se você veio até aqui buscando inspirações de bancadas para cozinha de granito em ilhas, vai gostar de conferir as diversas opções disponíveis no nosso site!
Complete sua cozinha com a Madesa!
Se você conhece a Madesa, deve saber que somos especialistas em cozinhas! Nossos produtos são conhecidos por gerações e, há diversas décadas, produzimos móveis para quem ama sua casa.
Por isso, nossas linhas de cozinhas completas e compactas são as mais variadas, representando a união que você busca entre praticidade, beleza e qualidade.
Afinal, de que adianta um lindo granito que durará anos, sem que o armário planejado acompanhe a sua longevidade, não é mesmo?
Se você gostou das nossas dicas sobre bancada para cozinha de granito, conheça nosso site e aproveite a grande variedade de opções com a qualidade Madesa para toda a sua casa!