Decorar uma casa ou apartamento é o sonho de muitas pessoas, principalmente porque é o momento de colocar sua personalidade em todos os cantinhos e detalhes do ambiente.

Uma questão que, muitas vezes, pode passar despercebida, mas que merece o foco de atenção, é a iluminação local que, quando bem planejada, fará toda a diferença no resultado final da sua sala.

Confira, abaixo, dicas essenciais para não errar nesse momento de planejamento e o que fazer para que o espaço fique único e com um destaque incrível!

Iluminação de sala: cuidados e dicas!

1 – Observe o espaço

A primeira tarefa do morador desse novo local é de observar o espaço existente. Alguns pontos que merecem atenção especial, são:

  • O que deseja destacar;
  • Quais pontos do ambiente merecem atenção;
  • O que pode ser usado para “esconder” certas áreas;
  • Quais são os acessórios mais indicados: luminárias de chão, de parede ou de teto.

Assim, você terá escolhas muito mais eficientes e direcionadas.

2 – Foco na luz central

Cômodos maiores, ou que precisam de uma maior densidade de iluminação, devem ter uma luz central, geralmente pendurada no teto do espaço. Assim, ele pode atingir mais cantinhos, e de forma proporcional em todo o ambiente.

Lembre-se que, quanto maior o local, maior deve ser a potencialidade da lâmpada ou lustre, para que seja possível dar conta de iluminar bem a área desejada. 

3 – Luz indireta: detalhe que faz a diferença!

Ao contrário do tópico anterior, a luz indireta é indicada para dar mais charme a alguns pontos específicos, trazendo um ar mais “romântico” ao ambiente.

De forma difusa, ela pode deixar qualquer sala de estar, cozinha ou quarto mais confortável e aconchegante, ideal para receber amigos ou para momentos de relaxamento.

Além disso, a luz indireta pode ser embutida em móveis, racks, teto, piso e até mesmo no gesso: o que conta, aqui, é a sua criatividade!

4 – Opte pelo LED!

O LED será a melhor escolha que você pode fazer quando o assunto é economia, principalmente pela iluminação e contribuição especial para a natureza.

Independente de qual for o formato escolhido (bulbo, fita ou lâmpadas) esse tipo de luminária é mais sustentável e dura por muito mais tempo.

5 – Cuidado com os tons selecionados!

É importante tomar um cuidado redobrado com a cor da iluminação e também com as demais colorações do espaço, principalmente da parede e dos móveis.

Qualquer escolha equivocada terá interferência direta nas sensações do cômodo, considerando a forma que as cores serão representadas, tanto de forma positiva, quanto negativa.

Portanto, aqui vale um estudo mais certeiro com um designer, arquiteto ou decorador de interiores para tirar eventuais dúvidas ou problemas.

6 – Pense na funcionalidade

Outro ponto que merece atenção antes de escolher a sua iluminação local, é prezar pela boa funcionalidade no local – considerando uma maior praticidade para o dia a dia.

Aqui, pense nas condições de uso do cômodo: será preciso movimentar os móveis para limpeza? Será necessário arrastar alguns deles para determinadas ações? Isso pode trazer problemas de mobilidade? 

Nesse caso, tenha todas as medidas do ambiente, e pense na melhor forma de posicionar os abajures, luminárias de chão e as demais possibilidades.

7 – Aproveite a iluminação natural

Além de ser uma ótima aliada para a economia final do bolso, aproveitar a iluminação natural renova as energias do ambiente de uma maneira geral, como, por exemplo:

  • Influencia diretamente no bom humor;
  • Tem interferência na qualidade do sono durante a noite;
  • Proporciona uma casa mais arejada;
  • Dá uma coloração e iluminação mais harmônica.

Por isso, abra bem aquela janela da sua sala, puxe as cortinas e aquela aberturinha discreta até o máximo.

Dessa forma, e com ações bem simples, você verá uma grande diferença na usabilidade do ambiente e das sensações ali presentes.

8 – Considere o calor das lâmpadas

Por fim, outro detalhe que merece atenção é o calor e a temperatura que são emitidos pelas lâmpadas selecionadas. Veja algumas opções:

  • Modelos incandescentes: a mais quente de todas, tem potência de até 3 mil;
  • Lâmpadas frias: meio termo entre os tipos citados, fica entre 3 mil até 6 mil;
  • Lâmpada super fria: a mais gelada de todas, é medida entre 6 mil até 8 mil.

Agora que você já está por dentro de todas as dicas essenciais para a iluminação da sua sala, é o momento de colocar em prática, além de conferir, aqui na Madesa, quais são os móveis para sala de estar que podem lhe ajudar nessa decoração.

Não deixe de conferir conteúdos incríveis para deixar a sua casa ainda mais aconchegante e super moderna!