Ter uma mesa na sala de estar pode deixar o seu ambiente muito mais funcional e organizado. Isso porque você tem um lugar próprio para apoiar livros, lanches, bebidas e outros objetos enquanto assiste sua série ou filme favorito.

Além dessa sua funcionalidade, a mesa pode adicionar um toque a mais na decoração do seu ambiente. Quando bem escolhida, ela pode, junto ao rack, estante ou painel de TV, complementar o estilo do cômodo e até mesmo ser o móvel com destaque principal.

Neste artigo, daremos algumas dicas do que você deve considerar ao escolher uma mesa para a sala de estar, para que você possa encontrar a mesa perfeita para sua casa. Continue lendo para conferir!

Como escolher uma mesa para sala de estar?

Escolher uma mesa para a sala de estar pode parecer uma tarefa simples, mas há muitos fatores a serem considerados antes de fazer a escolha final. Para você não errar, separamos algumas das principais características que devem ser avaliadas no momento da compra. Veja abaixo!

Espaço disponível

Antes de tudo, é preciso avaliar o seu espaço disponível na sala de estar. Dessa forma, você consegue planejar em qual local vai adicionar o seu novo item e escolher o modelo com as dimensões ideais para a sua sala de estar.

Se a sua sala é pequena, é indicado dar preferência a modelos compactos e que não vão atrapalhar a circulação de pessoas no ambiente. Em cômodos maiores, você pode ficar mais livre para preencher o seu espaço vazio. 

Nesse momento, também é necessário pensar em qual lugar você adicionará a sua mesa para sala de estar. São diversos modelos disponíveis que podem ser colocados no centro ou no canto da sala. Por isso, considere a posição que ela ficará e a distância dos outros móveis, como rack para TV, sofá e poltronas. 

Funcionalidade

Outro fator extremamente importante na hora de escolher a sua mesinha para sala de estar é a sua funcionalidade. Portanto, você deve planejar qual será o uso dessa mesa no seu dia a dia, para que ela atenda às suas necessidades.

Se você deseja usá-la para dispor bebidas e petiscos enquanto estiver assistindo TV, opte por modelos mais planos e com materiais resistentes a manchas e líquidos. Dessa forma, caso aconteça algum acidente, você não corre o risco de estragar o seu móvel.

Existem também modelos com armazenamentos adicionais, como gavetas e nichos embutidos, que são ótimas opções para quem busca organizar melhor os seus objetos, como controles remotos, livros, entre outros.

Agora se você busca passar momentos divertidos com os seus amigos e familiares com jogos de tabuleiros ou cartas, as mesas retangulares são perfeitas. Assim, todos os jogadores ficam sentados em volta dela de forma confortável e em boa posição para jogar.

Estilo

A mesa para sala de estar deve combinar com o restante da decoração do cômodo para criar um ambiente harmonioso. Por isso, o estilo deve ser considerado no momento da compra.

Para quem tem uma decoração contemporânea, aposte em uma mesa com linhas retas e com design minimalista. Em uma decoração mais rústica, as mesas de madeira são excelentes escolhas. Já para quem gosta de um estilo clássico, aposte em acabamentos brilhantes e com detalhes sofisticados.

Material

Esse é um dos fatores mais importantes na hora de comprar qualquer móvel para sua casa. São diversos os materiais que podem compor a sua mesa para sala estar, como madeira, metal, vidro, entre outros.

As mesas em madeira são perfeitas para combinar em qualquer ambiente, já que esse material é versátil e muito atemporal. As que possuem tampo de vidro são resistentes e duráveis, mas requerem um cuidado especial na limpeza. As mesas de metal com linhas retas são perfeitas para uma decoração industrial.

Altura

O ideal é que ela esteja em uma altura confortável para o seu uso. Por exemplo, uma mesa de centro deve acompanhar o assento do sofá, ficando próxima à altura do joelho das pessoas. Dessa forma, é possível alcançá-la de forma fácil enquanto está sentado. Por outro lado, uma mesa de canto para sala de estar deve ficar na altura do braço do sofá.

Formato

São diversos os formatos que você pode encontrar ao escolher sua mesa, como redondo, retangular e quadrado, além daqueles que fogem do tradicional, como os assimétricos. As mesas retangulares são ideais para salas com grande espaço disponível, podendo ser utilizadas no centro do ambiente.

As mesas quadradas são ótimas para cômodos mais compactos, já que elas conseguem se encaixar facilmente em qualquer espaço. Já as mesas de centro redondas e assimétricas dão um toque de modernidade ao ambiente. 

Tipos de mesa para sala de estar

Além de todas essas características que citamos ao longo do texto, existem dois principais tipos de mesas para sala de estar que você pode considerar ao escolher uma mesa para complementar a decoração do seu ambiente. Confira!

Mesinha de centro

Como o seu próprio nome sugere, essa mesa fica localizada no centro da sala de estar. Geralmente, ela fica entre o rack para TV e o sofá, e tem altura mais baixa para que você consiga apoiar suas bebidas, petiscos e objetos enquanto assiste TV.

Mesa de canto

De forma geral, a mesa de canto para sala de estar é adicionada ao lado do sofá ou poltrona do ambiente. Ela é mais alta e pode ser usada para armazenar luminárias, vasos decorativos, plantas e outros itens.

Como pudemos observar, ter uma mesa para sala de estar pode oferecer diversas vantagens para o seu dia a dia. Seguindo nossas dicas, agora você sabe como escolher a melhor opção para a sua sala de estar e pode, ainda, conferir aqui na Madesa as opções de móveis para todos os ambientes!

Este conteúdo foi útil para você? Aproveite e confira mais dicas de decoração no Blog Madesa!