Seja na sala de estar ou no escritório, o sofá é um móvel que tem grande importância em nossa casa. Afinal, esse é um dos móveis mais utilizados em nosso lar, principalmente por quem adora assistir a um filme, série ou apenas passar um tempo conversando com a família e amigos.

Na hora de escolher o melhor tamanho de sofá para a sala, existem alguns pontos que você deve se atentar. É preciso levar em consideração todas as medidas, para que ele encaixe perfeitamente no ambiente e não atrapalhe a circulação das pessoas pelo cômodo.

Para ajudar você, separamos algumas dicas de como escolher o tamanho do sofá para sala!

Defina o lugar em que o sofá ficará

O primeiro passo é avaliar onde será feita a instalação da sua TV e qual a distância ideal até o sofá. Dessa forma, fica mais fácil decidir qual será a localização da peça. Avalie também o espaço de circulação do ambiente, como portas, mesas e outros móveis disponíveis no cômodo.

Tire as dimensões do lugar

Depois de decidir o local do sofá, é hora de saber as dimensões desse ambiente. Com a ajuda de uma fita métrica, tire as medidas de todas as paredes e do chão onde o sofá será colocado. Leve sempre em consideração o espaço de circulação que citamos no tópico anterior.

Escolha o modelo do sofá

São diversos os modelos de sofá disponíveis no mercado, que possuem características e funcionalidades diferentes. Além do tamanho do sofá, você deve levar em conta qual a especificidade que procura no móvel. Entre os tipos de sofá para sala mais comuns, podemos citar:

Sofá fixo

Modelo mais tradicional, esse sofá possui encosto e assentos fixos. Normalmente, é encontrado em opções de conjuntos de 2 e 3 lugares com diferentes cores, texturas, tecidos e tamanhos.

Sofá reclinável e retrátil

Por ter um encosto reclinável ou um assento retrátil, você deve levar em consideração essas dimensões expansíveis na hora de escolher esse modelo. Para quem busca um sofá para sala pequena, essa é uma ótima opção! Você pode deixá-lo em sua forma mais compacta no dia a dia, e abrir somente na hora de assistir a TV com maior conforto.

Sofá de canto

Também chamado de sofá em L, esse modelo é feito para ocupar o canto entre duas paredes. É uma boa opção para otimizar o espaço da sala, podendo ser encontrado em tamanhos grandes e pequenos.

Sofá com chaise

Esse é um tipo de sofá  que possui um assento mais prolongado, onde é possível sentar com as pernas esticadas. É um modelo confortável, muito escolhido para salas de TV. Ele é indicado para salas maiores com um bom espaço vago.

Sofá-cama

O sofá-cama é uma opção indicada para quem deseja ter um espaço extra para receber seus hóspedes em casa. Ele pode ser encontrado em modelos reclináveis ou dobráveis. Quando fechado, tem a aparência de um sofá normal, mas aberto ele se torna uma cama muito confortável.

Sofá sem braço

Essa também é uma boa opção para quem deseja um sofá para sala pequena. Por não ter os braços em suas laterais, ele é um modelo funcional para ambientes menores. Além disso, a sua estética minimalista agrada as pessoas que gostam de um design mais moderno.

O que eu preciso saber antes de comprar um sofá?

Não basta escolher o sofá que mais combina com a sua decoração. É preciso avaliar alguns pontos para que ele tenha uma boa durabilidade e que atenda às suas necessidades. Assim, você poderá aproveitar o seu sofá para sala com muito conforto. Veja abaixo algumas dicas!

Qual o tamanho ideal do sofá para sala?

Seja em uma loja online, seja em uma loja física, você precisa avaliar as medidas do sofá antes de comprar. Compare com as dimensões que você tirou da sua sala para que você escolha um sofá que encaixe perfeitamente no espaço disponível.

Qual a melhor densidade de sofá?

Essa medida representa o quanto de peso cada cm³ do material consegue suportar sem causar uma deformação. É importante se atentar, já que nem sempre um sofá com densidade alta será macio. Escolha um sofá que consiga manter a sua maciez e que suporte o peso diário.

Quais são os tipos de tecido de sofá?

Os sofás para sala estão disponíveis em diferentes tecidos, cada um com as suas características. Existem aqueles que são ideais para quem vive em locais mais frios e mais quentes, para quem tem animal de estimação, crianças pequenas, entre outros. Os tecidos mais comuns de se encontrar são:

Acquablock

Esse é um tecido impermeável, sendo ideal para quem tem animais de estimação, crianças ou que deixará o sofá próximo da piscina e locais molhados. A sua composição não permite o acúmulo de resíduos e é muito prático de limpar. Para quem busca um tecido com toque macio, essa não é a melhor opção.

Couro

O couro é um tecido muito usado por causa da sua beleza, resistência e facilidade na limpeza. Ele pode ser encontrado em versões de couro legítimo ou sintético – que tem valor mais acessível. É uma boa opção para quem tem animais de estimação, mas não é indicado para locais muito quentes.

Linho

O linho é um tecido fresco e muito resistente, sendo uma boa opção para quem mora em regiões quentes. Entre as suas principais vantagens está a propriedade antialérgica que o tecido possui. Além de confortável, ele é ideal para quem tem pele sensível.

Suede

Muito macio, o suede é um dos tecidos mais escolhidos por quem deseja um sofá confortável e fácil de higienizar. Com textura aveludada parecida com o camurça, o suede oferece alta resistência e durabilidade.

Veludo

Para quem gosta de um estilo mais clássico e elegante, o veludo é um dos tecidos mais indicados. Seu toque é macio e confortável, mas não é a melhor opção para quem tem animais de estimação.

Agora que você já sabe como escolher o tamanho do sofá para sala, conta pra gente, qual estilo mais combina com o seu lar?

Aproveite para aprender como limpar seu sofá de tecido em casa!