Dia dos animais e o cantinho pet

Uma data muito especial, o Dia dos Animais é comemorado mundialmente em  4 de outubro. A celebração criada sob influência de Heinrich Zimmermann – escritor da revista “O Homem e o Cão” também coincide com a celebração do Dia de São Francisco de Assis – considerado o padroeiro dos animais. 

Nesta data, é comum vermos os mais diversos tipos de fomento à causa animal e bem estar desses pequenos companheiros, que fazem toda a diferença no nosso dia a dia.

Pensando nisso, a Madesa também preparou um conteúdo especial para o Dia dos Animais: quer descobrir como montar um cantinho pet para seu melhor amigo? Continue a leitura!

Por que um cantinho pet?

Quando falamos sobre um cantinho pet, falamos também sobre o bem-estar em nossa casa. Isto porque criar um espaço decorado especialmente para o animalzinho não só faz com que ele tenha mais conforto ao estar em um local que é feito para ele, mas contribui também para uma casa otimizada.

No dia a dia de quem tem um pet em casa, diversos utensílios acabam se tornando essenciais: desde brinquedos e petiscos até medicamentos e itens de higiene, sabemos que ser um tutor demanda bastante espaço em casa!

Com um cantinho que otimize o ambiente, pensando nas necessidades particulares de cada lar, a rotina tende a ficar bem mais fácil e, consequentemente, a casa também torna-se mais organizada.

O que não pode faltar em um cantinho pet?

Se você chegou até aqui, deve estar se perguntando: como, então, criar um cantinho pet que siga as minhas necessidades? Dependendo do local escolhido para sua montagem, claro, pequenos pontos de mudança podem transformar completamente o ambiente do seu melhor amigo – e seu espaço  para uso, também.

Pensando nesses pontos, separamos, em tópicos, as dicas essenciais para você seguir com seu cantinho pet:

1. Explore o espaço vertical

Se você planeja montar o cantinho pet em sua lavanderia, por exemplo, é comum que o espaço seja reduzido. Para isso, o uso das prateleiras e nichos pode ser um ponto chave quando pensamos na otimização. Isto porque, ao aproveitar o eixo vertical de qualquer ambiente, conseguimos economizar bastante espaço útil para outros itens essenciais ao dia a dia do animal.

Além disso, o uso de ganchos fixados na parede para guardar coleiras, proteções veterinárias e roupinhas do animal também é uma boa prática, pois evita que eles se misturem com outros utensílios pertencentes àquele local, como itens de limpeza e produtos tóxicos, por exemplo.

Um ponto muito importante para a saúde dos bichinhos, inclusive, é sempre manter a atenção sobre os itens que entram em contato com o animal de alguma forma: nem sempre apenas a ingestão de uma substância tóxica pode ser prejudicial, mas o simples contato com um produto diferente, e que usamos no dia a dia sem problemas, pode causar alergias, coceiras e até infecções nos animais.

Por isso, manter prateleiras e nichos que consigam criar uma boa divisão entre aquilo que entra ou não em contato com seu bichinho de estimação é um ponto que sempre deve ser levado em consideração.

2. Invista no bem-estar do animal

Quando pensamos em um cantinho pet, podemos logo imaginar sua decoração e até mesmo pensar sobre a organização dos itens essenciais para que nosso dia a dia com o animal seja facilitado. Mas, devemos também nos lembrar que o bem-estar, o lazer e o conforto que inspira um cantinho pet deve se estender também aos nossos animais de estimação!

Pensando nisso, trouxemos algumas dicas para que o cantinho pet se torne o local preferido do seu melhor amigo:

  • Os arranhadores para gatos costumam fazer muito sucesso entre os felinos, diariamente, eles têm a necessidade de esfregar suas glândulas de feromônios por sua casa – uma forma de “marcar território” muito comum nesses animaizinhos domésticos. 

Porém, os sofás e estofados no geral acabam sendo suas vítimas, não é mesmo? Com os arranhadores (que podem ser suspensos, economizando espaço), o cantinho pet passa não apenas a ser um local de armazenamento, mas também aquele lugar onde o pet pode se sentir em casa, com seu cheiro e feromônios ali;

  • Camas e almofadas: para os animais que não costumam dormir juntamente de seus tutores, é comum que as camas e almofadas sejam escolhidas para o pet descansar. Um cantinho pet pode ser pensado para abrigar também o cantinho de repouso do animal, desde que tomados os devidos cuidados para que não entre em contato com materiais tóxicos, por exemplo.
  • A escolha de potes de ração e água também é muito importante para a saúde do animal, uma vez que sua ingestão correta evita diversos problemas de saúde. Uma outra dica, inclusive, é optar pelos recipientes feitos a partir do alumínio ou do barro, pois eles mantêm a água mais fresca e, consequentemente, mais atrativa para o pet.

Principais dicas de decoração para um cantinho pet

Agora que você já descobriu algumas dicas para o bem-estar e otimização de um cantinho pet, que tal falarmos de decoração?

Sabemos que o vínculo que criamos com nossos pets é muito forte e importante em nossas vidas. Por isso, sugerimos que seu cantinho pet contenha não apenas itens que facilitem o dia a dia de alguma forma, mas também conte sua história junto de seu melhor amigo, trazendo toda sua personalidade e alegria ao local escolhido. 

Pensando nisso, aqui vão algumas ideias para a decoração do cantinho pet:

  • Fotos: nada mais especial do que capturar bons momentos, não é mesmo? As fotografias são uma ótima opção para quem busca deixar o cantinho pet mais personalizado, trazendo o conforto de boas recordações para o seu lar;
  • Nichos: além de, claro, sua função de otimizar o local, os nichos são comumente usados para decorar! A partir deles, você pode criar uma divisão entre o armazenamento de utensílios e itens decorativos para o pet, que podem ser até mesmo brinquedos, cordas e bolinhas coloridas;
  • Quadros decorativos: os quadros temáticos estão em alta para todos os gostos: desde posteres com personagens da sua série favorita até trabalhos manuais com homenagens a pessoas queridas e frases marcantes. Então, por que não investir em um quadro decorativo em homenagem ao seu pet? 

São diversas as opções, cores, ilustrações e materiais, mas, aqui, o que  vale mesmo é colocar a  personalidade de seu pet em uma arte, assim como suas boas histórias em família.

Continue acompanhando nossas dicas!

Agora que você conheceu algumas dicas importantes para montar seu cantinho pet, saiba que aqui na Madesa estamos sempre pensando em formas de otimizar seu dia a dia, com produtos de qualidade extremamente flexíveis, móveis planejados e, claro, dicas diárias sobre decoração e DIY para você aproveitar ao máximo todo o espaço disponível no seu lar.

Confira todas as opções na nossa loja e transforme seus espaços com amor ❤️