Para acertar na escolha do armário para cozinha, o acabamento é um dos fatores decisivos não só pela estética, mas também pela durabilidade do móvel. Afinal, essa é uma preocupação super válida, considerando que a cozinha tem partes de área úmida e também está diretamente exposta a impactos e sujeiras mais pesadas como a gordura.

Você já viu por aqui a diferença entre os materiais MDF e MDP na produção dos móveis Madesa, certo? Hoje, nós vamos nos aprofundar no tema sobre os acabamentos. No mercado, existe uma variedade de acabamentos que se diferenciam pela aparência, custo de produção, qualidade e exclusividade. Reunimos alguns dos acabamentos mais utilizados não só em armários para cozinha, mas também outros móveis da casa, como salas de jantar, salas de estar e quartos.

Acabamento laminado de madeira

Móveis com acabamento feito com lâminas que imitam madeira permitem uma construção com aparência nobre, e dependendo do modelo do armário, pode transitar entre estilos de cozinha mais rústicos ou clássicos. A grande vantagem desse acabamento é de que ele aparenta ser de madeira maciça, porém, com um custo-benefício melhor, já que é feito de MDF ou MDP e revestido com uma lâmina que imita a aparência da madeira maciça.

Acabamento Pintura Poliéster 7 camadas

A Pintura Poliéster é um acabamento exclusivo e patenteado, de uso apenas da Madesa Móveis. A diferença para outras pinturas é que oferece mais resistência e durabilidade ao produto devido as 7 camadas de pintura. O  método  é  automatizado  e  acontece  de  uma  vez  só  de  forma  ininterrupta.  O  processo  inicia com a chapa de madeira crua, que é nivelada perfeitamente para que sua superfície receba cada uma das 7 camadas de pintura. Esse processo forma  uma  barreira  na  superfície  do  móvel,  que  se  mantém conservado por mais tempo. Além disso, torna o armário de cozinha resistente à água, álcool e calor.

Veja também: Conheça a Cozinha Modulada Branca da Joice.

Outro  grande  diferencial  desse  acabamento  é  o  fato  de  ser  ecologicamente  correto.  Sua composição  exclusiva  faz  com  que  tenha  praticamente  100%  de  aproveitamento,  ou  seja,  o material é totalmente utilizado, sem deixar resíduos. Seu manejo pode ser feito sem qualquer proteção por sua base ser amigável ao meio ambiente, e sem evaporar solventes e outros gases na natureza.

Veja como o acabamento em Pintura Poliéster de 7 camadas é utilizado na linha Reims para dar mais resistência aos armários.

Acabamento com Vidro

Muito usado em portas e superfícies, é um dos materiais preferidos na cozinha pela beleza e também pela facilidade na limpeza. Seu aspecto contribui para que a cozinha fique com aspecto mais limpo e em algumas aplicações, facilita a visibilidade de utensílios. Esse acabamento pode ser combinado a outros materiais como a Pintura Poliéster, como é o caso das cozinhas da linha Lux, ou outros materiais como a Laca, que veremos a seguir. 

Os armários de cozinha Lux são modulados, possuem aplicação em vidro cinza em todas as portas e o restante do acabamento é feito em Pintura Poliéster com 7 camadas com padrão amadeirado estilo Rustic. Uma combinação muito harmoniosa para quem busca armários de cozinha que sejam os protagonistas do ambiente.

Acabamento em Laca

Se algum dia você ouviu a expressão “móvel laqueado” e não soube bem do que se tratava, aqui vai uma breve explicação sobre a composição de armários com acabamento em laca. 

Esse tipo de acabamento dá ao móvel uma superfície lisa e bastante polida. Esse processo é semelhante ao utilizado em automóveis, pois também possui várias etapas de pintura e polimento. São o tipo de acabamento que dá aos móveis um ar mais sofisticado, em armários de cozinha, racks, salas de jantar, etc. Ele também é bastante escolhido por quem busca móveis coloridos, podendo assumir um acabamento brilhoso ou fosco. 

Embora seja muito bonita, a laca é um tipo de material que necessita de cuidado redobrado, pois é mais suscetível a manchas, arranhões e lascas. Se você busca materiais mais resistentes na sua cozinha, deixe a laca para móveis que podem sofrer menos impacto como a mobília da sala, por exemplo.

Agora que você já está por dentro do assunto sobre os tipos de acabamentos para móveis, conheça a linha de armários para cozinha Madesa. Aproveite também para se cadastrar em nosso site para ficar por dentro de todas as novidades.

Algumas das imagens utilizadas na matéria são de clientes Madesa que compartilharam suas fotos no Instagram ou no Facebook utilizando #clientemadesa e marcando @madesamóveis. Para adquirir as cozinhas das fotos, acesse nossa loja oficial.