Para quem cansou das coisas de sempre e da mesmice da decoração, essa pode ser a hora perfeita para uma mudança em casa. 

Já sentiu aquela sensação de insatisfação ao olhar ao redor, sem conseguir identificar o que exatamente lhe incomoda aí na sua casa? Aquela necessidade de reorganizar as coisas, de forma que facilite a rotina e alegre os olhos? Excesso de objetos e falta de personalidade? Não está feliz com algum cômodo (ou vários) e não sabe o que fazer para mudar isso? Se sua resposta foi sim para qualquer uma dessas perguntas, é sinal que essa publicação foi feita especialmente para você!

Existem pessoas que necessitam de novidades e que gostam de se abrir para o novo, e tem aquelas que se acostumam fácil com as coisas e, depois de um tempo, percebem que não estão satisfeitas. De qualquer forma, esses dois tipos precisam de uma mudança, seja ela pequena ou que abranja a casa toda. Porém, sabemos que mudar nem sempre é tarefa fácil, e modificar o ambiente que se vive todos os dias precisa fazer sentido para quem mora ali. 

E quando o assunto é o próprio lar, como saber a hora certa de mudar?

Mas, afinal: por que mudar?

Em primeiro lugar, saiba que seguir as tendências de decoração nem sempre é uma boa escolha. Mas calma que a gente já explica! 

É claro que atualizar e renovar o ambiente com o que tem de mais moderno no mercado é sempre ótimo, mas cautela é sempre bom nesses casos. Existem duas realidades: você pode tanto repaginar, porque está afim de seguir as tendências do momento, como pode acontecer de não se identificar com a proposta e não ficar feliz com o resultado. 

Esse erro é bem comum nessa área, já que gostos são subjetivos. As tendências mudam o tempo todo, assim como as nossas preferências. Por isso, planejar um ambiente com prazo de validade normalmente exige mudanças constantes, e se isso não faz parte da sua realidade, seja ela financeira ou até mesmo de disposição para tanto, o melhor é seguir pelo caminho do equilíbrio. 

E para lhe ajudar a dar o start no que você mais precisa aí para a sua casa, e que talvez nem você mesmo saiba, separamos 5 sinais de que a sua casa precisa de uma repaginada!

1 – Mudança de prioridades

A rotina mudou e está longe de ser aquela de quando você planejou a sua decoração atual, e aí, por conta disso, parece que a composição da sua casa não favorece mais os seus processos? 

Isso acontece porque as suas prioridades e necessidades mudaram, e é normal. Pode ser uma troca de emprego, um formato de trabalho diferente, família maior e até mesmo a sua percepção de conforto, que pode não ser mais a mesma. Desse jeito, os seus móveis deixam de ser funcionais e não auxiliam mais no seu dia a dia, e o que não é útil, passa a atrapalhar e fazer volume. 

Por isso, desapego é a palavra desse momento e apostar no novo é a melhor solução. Essa é a única forma de tornar a sua experiência uma extensão de quem você é hoje. Pequenas mudanças, nesses casos, já podem fazer uma enorme diferença. Que tal prestar mais a atenção na sua realidade atual, listar as suas necessidades e repensar as suas coisas? Retirar ou substituir móveis que não são mais utilizados dão outra cara ao seu espaço. 

Trocar aquela mesa de jantar com 8 cadeiras, enorme, por uma quadrada, de 4 lugares, mais compacta, ou vice-versa. Mudar aqueles armários de cozinha comprados prontos na loja por um projeto de cozinha planejado, pensado especialmente para a sua família e o seu ambiente. Retirar aquela poltrona do papai que ninguém mais senta e só acumula poeira e colocar no lugar uma estante livreiro, uma estante escada ou até mesmo um aparador. Passou a atuar em home office durante o período de pandemia e isso se tornou algo permanente? Se livre do que não importa e invista no seu cantinho de trabalho. Ou, o contrário: você adaptou a sua casa para o serviço remoto e, com tudo voltando à normalidade, essa não é mais uma prioridade? Desapegue daquela escrivaninha e da sua cadeira de escritório que já não servem mais para nada.

A regra aqui é deixar o seu ambiente, além de mais bonito, mais agradável e de maneira que te deixe mais feliz, sendo mais prático também. Torne o seu espaço mais útil, e, consequentemente, a sua vida mais fácil. 

2 – Excesso de informações 

O excesso de informações pode cansar a cabeça mesmo. Com o tempo, vamos acumulando coisas e mais coisas e, quando percebemos, temos muito mais do que precisaríamos ou gostaríamos. Claro que tem quem goste daqueles ambientes com itens por todos os lados e quadros por toda a parede, mas, no geral, o acúmulo de cores, texturas e objetos pode causar estranheza para o cérebro e, com isso, não permitir que você relaxe facilmente. 

Já parou pra pensar que, talvez, um estilo mais minimalista seja perfeito para a sua casa? É, eu sei o que você está pensando, mas deixa eu te lembrar uma coisa: minimalismo, no design e na decoração, não é sobre viver com apenas um fogão na cozinha e um sofá na sala de estar. O minimalismo, nesse caso, se trata de um movimento que prioriza adequar às necessidades da vida aquilo que é realmente essencial. 

Diferente do que muitos pensam, você pode amar cores e objetos de decoração e, mesmo assim, transformar o seu ambiente em um lugar mais minimalista. O bom, aqui, é que você não precisa abrir mão de tudo aquilo que você gosta para aplicar essa filosofia. Inclusive, não existe nem um jeito certo de executar esse estilo, já que ele é muito mais sobre você classificar o que precisa, o que é importante e te faz bem, excluindo o que for excesso, sem utilidade ou que não condiz com as suas preferências. 

Vamos mostrar um exercício simples, para ficar ainda mais fácil de entender: se você tem esse problema de excesso de informações em um cômodo, uma boa forma de analisar esse processo é prestando mais atenção nas suas bancadas. Seja uma bancada de cozinha, uma cômoda, penteadeira ou escrivaninha, procure visualizar o que não precisaria estar ali naquele momento. Você não tem a necessidade de ter à mão tudo o que está em cima desses móveis, certo? Agora, retire tudo o que você classificou como desnecessário e veja como ficou. Muito mais harmonioso, né? Pronto! Você já começou a aplicar o minimalismo na sua casa.

Ok! Então, digamos que, depois disso, você percebeu que não é minimalista e não é bem isso que você espera. Saiba que essa conclusão não significa que você não possa carregar alguns elementos desse conceito para a sua casa mesmo assim. Se você gosta de um ambiente rico em detalhes, uma forma de minimizar esse impacto aos seus olhos, tornando o lugar mais limpo e aberto, é apostando em móveis de cores claras. Com isso, você passa a ter uma base mais neutra para aplicar itens de diferentes estampas e cores, sem deixar tudo visualmente mais poluído e podendo imprimir a sua personalidade com tranquilidade.

Outra forma de favorecer os espaços é mudar os móveis de lugar, ou substituí-los por outros que fiquem melhor em alguns pontos do cômodo. Quanto mais próximos da parede, por exemplo, maior a sensação de amplitude e que você tem menos coisas acumuladas. Uma mesa de canto alemão, por exemplo, dá outra imagem para a sala de jantar e não deixa de atender ao que você precisa. 

A pergunta mais importante aqui é: eu preciso mesmo disso? Qualidade importa mais do que quantidade, e isso serve para tudo. 

3 – Visual ultrapassado

Ok que o estilo vintage está na moda nos últimos anos, mas saiba que até ele precisa de regras para não deixar o visual da sua casa ultrapassado, ao invés de apenas seguir as tendências. Mas, se você não tentou apostar nas décadas passadas e a sua decoração está mesmo bem para trás, seja na proposta, no seu gosto ou até mesmo na qualidade dos móveis, significa que, sim, é hora de mudar algumas coisas por aí. 

Para começar, aposte em algumas peças chaves para o ambiente, como trocar aquela estante enorme da sala de estar por um Rack com Painel para Tv ou o roupeiro tradicional por um guarda-roupa com portas de correr e espelhos

Na maioria das vezes, basta que você dê mais destaque para um único móvel ou objeto para dar um toque muito mais moderno ao seu cômodo. O próximo passo é analisar as paredes: precisa mesmo ter tanta foto da família exposta? Invista em alguns quadros com cores que harmonizem com o seu espaço. 

Se a sua cozinha está antiga e precisando de uma atenção especial, tenha em mente a principal qualidade que ela precisa apresentar: funcionalidade. Nesses casos, prefira sempre itens que consigam imprimir beleza, ao mesmo tempo que sejam úteis no dia a dia. Expor panelas bonitas ou outros acessórios também é um ótimo artifício de decoração que está com tudo hoje em dia. Além de aproveitar o que você já tem em casa, esse estilo, se bem pensado, pode facilitar a rotina de quem cozinha, mantendo as coisas mais à mão. 

Já para os móveis de cozinha, peças de linhas retas e cores neutras costumam ser atemporais e prolongar o tempo de uso dos mesmos. Opte por um projeto de cozinha planejada, para extrair o que há de melhor de acordo com o seu espaço. Detalhes como armários com vidro reflex, portas e gavetas com vidro aplicado ou puxadores em alumínio podem ser o diferencial perfeito para deixar a sua cozinha ainda mais moderna e elegante. 

4 – Sentimento de insatisfação 

Quando passamos muito tempo na rua, seja trabalhando, estudando ou fazendo qualquer outra atividade da rotina e que nos exige bastante, é normal o cansaço bater. Muitas vezes, o estresse vem junto também, infelizmente. E principalmente por conta disso (poderíamos passar horas aqui enumerando todos os bons motivos para que você se sinta em paz no seu lar), é essencial que, ao chegar em casa, você encontre um ambiente que permita que você se sinta bem. Afinal, esse é o seu porto seguro, não é mesmo? Ou, pelo menos, deveria ser. Um lugar para recarregar as energias do dia, onde você se conecta com você mesmo é muito importante para manter o equilíbrio necessário nos dias de hoje. 

Quando olha para aquele cômodo que você passa a maior parte do tempo e tudo o que consegue sentir é preguiça e desânimo, o sinal de atenção começa a piscar forte é: HORA DE MUDAR! De acordo com diversos especialistas, pequenas mudanças, como trocar seus móveis de lugar, redecorar ou apenas pintar uma parede de outra cor, já é suficiente para renovar o clima do ambiente e ser responsável por uma verdadeira revolução de sentimentos e autoestima. 

Porém, identificar o sentimento de insatisfação já é o primeiro passo para a mudança. Transforme esse incômodo na motivação que você precisa para trazer soluções práticas e para aquilo que faz mais sentido para você. Promova mudanças, busque as suas conquistas e, consequentemente, encontre as suas realizações.

Decidido? Hora de mudar? Certo! Agora retire tudo o que você não quer mais. Todos aqueles objetos e móveis que deixam o seu cantinho carregado desse sentimento que te puxa para baixo precisam ir embora. Na sequência, reveja as suas prioridades e invista apenas em itens que te proporcionem prazer. Para isso, apostar em peças neutras entrega leveza e sofisticação para qualquer ambiente da casa. E isso não significa deixar o seu lar sem graça! Utilizar variados tons mais suaves possibilita explorar inúmeras combinações que, além de deixar um visual incrível, proporcionam vantagens como amplitude do espaço, tranquilidade e bem-estar. 

Não esqueça: depois de um dia cansativo de trabalho, é na sua casa que você vai recarregar as forças para encarar o próximo dia, logo, torne esse espaço o seu lugar no mundo. 

5 – Falta de identificação

Vamos combinar que, se o lugar que você vive não reflete a sua personalidade, ele nem parece o seu lar, né? A decoração da sua casa precisa mostrar quem você é, o que você gosta e as suas preferências. É uma forma de materializar o seu interior. Afinal, uma casa com decoração e composição que condiz com o seu dono, proporciona melhores e mais aconchegantes conexões e experiências. 

Mas como identificar a sua personalidade, para, então, aplicar na própria casa? Algumas características do ambiente conseguem explicar bem isso, como as cores, o design dos móveis, os acessórios, as fotos e os quadros e até mesmo a iluminação. Na decoração, pense no que você gosta de fazer, seus hobbies e paixões. Se gosta de viajar, por exemplo, utilize itens como souvenirs de diferentes lugares, mapas, postais e fotos. Se é um amante da leitura, abuse dos livros e não se limite apenas em deixá-los na estante, mas também em utilizar como objeto decorativo. Gosta de algum esporte? Utilize referências sobre ele. A ideia é entrar naquele lugar e perceber logo de cara que ali é o seu universo. 

Pesquise por inspirações semelhantes aos seus gostos. Escolha duas ou três cores que mais agradam você e veja como trabalhá-las nessa composição. Essas cores precisam transmitir emoções positivas e sensações boas. Esqueça as tendências nesse momento: é hora de se conectar com o seu lar. 

Leia também: Cores que combinam com marrom.

Dicas de como começar a colocar o plano de mudança em prática:

  • Liste os problemas;
  • Retire o que não serve mais;
  • Busque alternativas;
  • Pesquise por inspirações;
  • Reaproveite elementos;
  • Invista nos detalhes;

Acesse a Loja Madesa e comece agora a renovar o seu lar, aproveitando os cupons incríveis da Black Friday 2022

E que tal aproveitar esse final de ano para tirar um tempo e realizar pequenas transformações investindo muito menos? Continue nos acompanhando pelo Instagram, Facebook, Pinterest e também pelo Youtube, e fique por dentro de tudo sobre o maior período de promoções do mundo aqui na Madesa!