Eletrodomésticos indispensáveis? Descubra o que não pode faltar na sua cozinha!

0

Uma cozinha prática e funcional é o sonho de muitas pessoas, não é mesmo? Para conseguir isso, os eletrodomésticos indispensáveis precisam estar presentes. Além deles, é claro, outros eletroportáteis também podem aparecer compondo a lista, adicionando mais facilidade na hora de preparar suas receitas favoritas.

Se você está montando sua casa nova, ou está se preparando para morar sozinho, que tal conferir nossas dicas para montar uma cozinha bem equipada e funcional?

Quais são os eletrodomésticos indispensáveis para a cozinha?

Já começou a pesquisar nas lojas de eletrodomésticos e descobriu que existe uma infinidade de itens para cozinha? Não precisa se desesperar, já que nem todos eles são essenciais para o seu dia a dia. 

Assim, você pode começar a mobiliar com os eletrodomésticos indispensáveis e, aos poucos, ir adquirindo os extras.

Com o avanço da tecnologia, sem dúvida, a nossa lista de eletros essenciais acaba se tornando um pouco mais ampla, já que alguns equipamentos que nem existiam anos atrás, hoje se tornam quase indispensáveis para quem tem uma rotina corrida.

Separamos alguns que você precisa ter e outros que vão lhe ajudar bastante. Confira!

Eletrodomésticos indispensáveis

Aqui separamos os eletrodomésticos que são, de fato, indispensáveis para sua cozinha funcionar.

Geladeira

É impossível pensarmos em uma cozinha sem geladeira, não é mesmo? Afinal, ela é crucial para conservar os alimentos. No congelador, você ainda poderá guardar carnes e congelados.

Os modelos mais modernos são os que aliam refrigerador e freezer, como as duplex, com duas portas. Ainda existem variações na forma como as geladeiras são descongeladas. A frost free é a mais moderna, não exigindo que você se preocupe com o processo. 

Existem outras em que o degelo é feito parcialmente pela geladeira e algumas em que o processo é manual. Verifique qual funciona na sua rotina.

Assim como existem geladeiras com capacidades variadas, das maiores (com até 3 portas) às menores. Pense em quantas pessoas irão usar o equipamento e também no espaço que você tem na sua cozinha.

Fogão

Da mesma forma que a geladeira, o fogão também é um eletrodoméstico básico para qualquer cozinha. São várias as opções disponíveis, dependendo da sua necessidade e do estilo da sua cozinha.

O mais tradicional é o fogão de piso. Esse é um modelo completo com forno e fogão no mesmo equipamento. Você encontra opções de 4, 5 e 6 bocas, dependendo do tamanho da sua família.

Se você deseja otimizar o espaço da sua cozinha, pode investir em um fogão de embutir. Ele também une forno e fogão, porém fica embutido na pedra e no móvel, trazendo um aspecto mais moderno.

As cozinhas pequenas podem se beneficiar com o cooktop e o forno separados, além disso, é possível incluir o forno em uma torre quente, otimizando melhor o espaço da cozinha. O cooktop pode ser a gás, elétrico ou por indução, assim como o forno, que pode ser a gás ou elétrico. 

É importante lembrar que essa escolha depende das características de onde você mora e, claro, das suas preferências.

O cooktop de indução, por exemplo, é mais moderno e seguro, contudo, exige panelas específicas. Assim como o forno elétrico pode ser mais econômico (já que o preço do gás está bem alto), mas  exige o uso da energia elétrica para funcionar.

Micro-ondas

Há alguns anos pode até ser que nossa lista não contasse com o micro-ondas como um eletrodoméstico indispensável (afinal, ele era usado bem raramente), mas hoje a situação é totalmente diferente.

Isso porque o equipamento é indispensável em inúmeras demandas e rotinas, como descongelar carnes, esquentar comida e até para cozinhar pratos rápidos, como bolos, arroz, etc.

Eletroportáteis adicionais (que ajudam muito)

Embora os eletrodomésticos que citamos sejam os mais importantes em uma cozinha, é quase impossível cozinhar e ter um dia a dia prático sem alguns eletroportáteis. Por isso, também montamos uma relação com os elementos importantes e que você precisa considerar.

Batedeira

A batedeira é uma aliada importante em diversas receitas doces e salgadas, reduzindo o tempo de ficar batendo à mão. Com ela, você pode fazer bolos, tortas, bater claras em neve, fazer diversos tipos de sobremesa, pães, pizzas e muito mais.

Por isso, esse é um investimento muito importante na hora de equipar sua cozinha. Você pode optar tanto por modelos mais simples como pelas planetárias, que são mais avançadas e contam com diferentes tipos de batedores.

Liquidificador

Outro eletroportátil fundamental em qualquer cozinha é o liquidificador. Com ele, você pode fazer sucos, vitaminas, bolos, caldos e muitos outros preparos. Existem diversos modelos de liquidificadores, em capacidades variadas.

Quando for escolher o seu, pense na potência, lâminas e no tipo de copo. A potência tem relação com a velocidade de trabalho do liquidificador. As lâminas ajudam a triturar diferentes tipos de alimentos (algumas picam até gelo). 

E o copo pode ser de plástico (mais leve e difícil de quebrar, embora possa pegar cheiro e riscar) ou de vidro (não pega cheiro, não risca, porém é mais pesado e pode quebrar).

Fritadeira sem óleo

A fritadeira sem óleo (airfryer) não é, exatamente, um eletroportátil essencial, mas ela ajuda muito em diversos preparos e é uma “mão na roda” para quem não tem muito tempo para cozinhar. 

Com ela, você pode criar diversas receitas, desde salgados a doces e ainda tem o benefício de comer alimentos mais saudáveis, pois eles mantêm o sabor e a crocância da fritura, mas não são feitos no óleo.

Assim como os demais, é possível encontrar diferentes modelos. Hoje, existem até versões de forno air fryer, que fazem às vezes de forno elétrico e de fritadeira. 

Panelas elétricas

Assim como as fritadeiras, as panelas elétricas também não são indispensáveis, mas ajudam bastante a deixar sua rotina mais prática. Existem modelos de panela de arroz elétrica, panela de pressão elétrica e panelas multifuncionais.

Algumas contam com funções bem interessantes, como o fato de você poder programar o início e de, após desligarem, elas manterem os alimentos aquecidos. Assim, você pode, por exemplo, programar para a panela fazer o arroz enquanto você está no trabalho e chegar para almoçar com o arroz pronto e quentinho te esperando. 

Não é bacana?

As panelas de pressão elétrica também são boas aliadas para quem tem medo das panelas tradicionais. Além de seguras, elas são práticas e contam com diferentes pré-programas para fazer vários tipos de alimentos de forma rápida, silenciosa e sem complicação.

Processador

O processador é um eletroportátil super funcional. Com ele, você poderá triturar alimentos sólidos, moer e cortar diferentes tipos de alimentos. Geralmente, esses equipamentos vêm equipados com vários tipos de lâminas, assim você poderá usá-lo  para triturar e até para ralar queijo ou moer grãos de café, por exemplo.

Dependendo do modelo de processador escolhido, você pode até abrir mão do liquidificador e economizar na hora de equipar a cozinha (dispensando outros itens como o espremedor de frutas e o mixer).

Cafeteira

É claro que você pode fazer o seu café coado tradicional. Mas se você está em busca de praticidade ou de mais opções de café, a cafeteira elétrica é indispensável. Existem inúmeros modelos, dependendo do que você deseja e do quão aficionado por café você é.

Quem ama a bebida pode investir nos modelos de cafeteira de cápsula. Pois, com ela, além do café expresso ou coado, você poderá experimentar diferentes blends e também fazer cappuccinos, chocolate quente, chás, macchiatos, etc.

Já se você está apenas em busca de praticidade, as cafeteiras elétricas tradicionais são suficientes. Algumas contam com funções adicionais como programar o início do preparo, assim você pode acordar com o café prontinho.

Lava Louças

Da mesma maneira que os demais itens que citamos, você não precisa, obrigatoriamente, de uma lava louças para equipar sua cozinha. Mas o equipamento traz muito mais facilidade no dia a dia, economizando tempo e otimizando sua rotina.

Há aparelhos de diferentes capacidades, desde para famílias grandes, até para quem mora sozinho e usa poucas louças. 

A importância dos móveis certos para organizar seus eletros

Já deu para notar que existem muitos eletrodomésticos indispensáveis, assim como eletroportáteis capazes de facilitar a sua rotina, não é mesmo? Para deixar sua cozinha funcional, é essencial que você escolha móveis capazes de organizar todos esses itens.

Se a ideia é usar cooktop e forno, por exemplo, uma torre quente ajudará a organizar melhor e distribuir corretamente o espaço na cozinha. Nessa área, você também poderá incluir o micro-ondas.

Caso vá usar um fogão de embutir, é importante que o móvel seja preparado para esse eletro. E também será preciso de um nicho para o micro-ondas (assim como para quem irá usar o fogão de piso).

Além dos eletrodomésticos principais, são muitos os eletroportáteis que você precisa ter. 

Por isso, pense em uma cozinha com espaço suficiente de armazenamento e com armários com prateleiras de alturas adequadas a esses itens. Alguns armários, por exemplo, podem ter prateleiras removíveis, o que traz ainda mais facilidade na hora de organizar.

Um exemplo muito bacana da Madesa é a cozinha Reims – com espaço suficiente para tudo o que você precisa. Ela conta com uma torre quente de 70 cm e com 3 portas, para você incluir seu forno, micro-ondas e ainda guardar alguns itens, e dois tipos de armários aéreos e de balcões. 

Ou seja, é muito espaço para organizar todos os eletroportáteis e deixar sua cozinha mais funcional.

Optar por uma cozinha modulada, inclusive, é uma maneira excelente de otimizar o espaço e deixá-lo mais inteligente. Pois, você consegue escolher os módulos que melhor se adequem às medidas da sua cozinha e também à sua necessidade de armazenamento.

É uma maneira simples, prática e econômica de planejar seu espaço, com tudo o que você precisa.E aí, gostou das nossas dicas de eletrodomésticos indispensáveis? Acesse a nossa loja e confira as opções incríveis de cozinhas moduladas da Madesa!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, compartilhe seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui