Quer montar um cantinho gamer? Confira as melhores dicas para não errar ao escolher seu setup!

0

O cantinho gamer, com certeza, é o sonho de quem ama jogar. Afinal, nada melhor do que um espaço pensado e planejado para você curtir o seu hobby favorito, com uma decoração do seu jeito e que relembre os seus games favoritos.

Não à toa, o cantinho gamer está em alta na decoração, com várias dicas, truques e móveis capazes de transformar esse espaço (que pode ser em um quarto, um espacinho da sala ou até no home office). Veja as ideias que separamos!

Por que ter um cantinho gamer?

Um cantinho gamer é uma excelente ideia para quem adora jogar. Afinal, nada melhor do que ter um espaço estruturado em casa para esse hobby.

Quem joga, sabe que é comum passar várias horas se divertindo. Nesse caso, móveis ergonômicos e confortáveis são fundamentais, evitando sofrer com dores e até lesões.

Além disso, ao criar um espaço como esse, você poderá decorá-lo e desenvolvê-lo com tudo o que desejar. Seja com itens que remetam sua personalidade e seus jogos favoritos, ou com acessórios que tornam o momento de jogar mais divertido e diferenciado, como vários joysticks, óculos de realidade aumentada, mais de um computador, etc.

Outro ponto que você pode pensar é em termos de luzes, usando dimmer que permite controlar a intensidade – tornando as horas de jogos ainda mais confortáveis e divertidas. E ainda dá para montar o cantinho com outros móveis, perfeito para reunir os amigos e passar horas se divertindo.

Como montar um cantinho gamer?

Já está convencido que um cantinho gamer é uma boa ideia? Então veja as dicas principais para montar esse espaço aí na sua casa:

Defina o tema

Comece escolhendo o tema que irá nortear a sua decoração. Assim, é mais fácil criar um ambiente harmônico e decidir pelos itens, que precisam estar de acordo com esse estilo.

Você pode optar por jogos que você mais curte, cores, unir diferentes referências ou até uma decoração mais minimalista e clean. Outra ideia é investir nos seus personagens favoritos – ou mesclar inspirações dos seus jogos, com séries e bandas que você curte, por exemplo.

Quanto mais personalizado for o espaço, mais bacana será passar o tempo curtindo seu cantinho.

Atenção aos móveis

Os móveis são itens de extrema importância no seu cantinho gamer. Eles devem ser confortáveis e ergonômicos.

A cadeira gamer é um dos pontos que mais demandam cuidado. Além do estilo, analise pontos como:

  • Qualidade do encosto, preferindo cadeiras com diversas regulagens no encosto, tanto para altura, como para inclinação;
  • Encosto com apoio para lombar e cervical, assegurando que você manterá a postura correta durante as horas de diversão;
  • Braços com ajustes de altura, apoiando corretamente os braços e cotovelos, mantendo a musculatura dos ombros e pescoço relaxadas;
  • Assento confortável, de material que não transpire e com ajuste de altura;
  • Rodinhas para locomoção.

Além da cadeira, escolha também uma mesa gamer. Essa é uma escrivaninha diferenciada, com mais espaço para armazenar tudo o que você precisa. Geralmente, ela conta com espaço para mais de uma CPU e também para um monitor maior (ou uma TV).

Alguns modelos ainda têm prateleiras e gavetas para você organizar seus jogos e acessórios.

Caso você tenha mais espaço, poderá investir, por exemplo, em uma estante. Assim, é possível incluir miniaturas de bonecos de jogos, os próprios jogos, livros e outros objetos que estejam relacionados ao universo gamer, organizando os itens ao mesmo tempo em que ajudam a decorar o espaço.

A @cloe_grey usou a criatividade na organização da sua estante.

Quem pretende reunir a galera para jogar, pode incrementar, com um sofá cama ou até alguns pufes.

Trabalhe a iluminação

Outro ponto muito importante em qualquer cantinho gamer é a iluminação. Ela ajuda a focar e também dá o “tom” ao ambiente. A melhor opção é a luz de LED com dimmer. Assim, você poderá controlar a intensidade da iluminação (sendo uma ótima ideia para quem vai dividir o cantinho gamer com outras funções, como, o espaço de home office).

Você também pode usar LEDs coloridas e até inovar com a luz negra ou a luz de neon. Existem letreiros de neon que estão super em alta e podem aparecer decorando as paredes, com frases ou formatos divertidos.

Outra opção são as lâmpadas compatíveis com Alexa e Google Assistente, para deixar seu cantinho gamer ainda mais tecnológico. Você pode controlar a intensidade de luz e até as cores (algumas chegam a ter até 16 opções de cores e modos pré-definidos como noturno, festa, leitura, luz que pisca de acordo com a música, etc.).

Para dar um “up” a mais na iluminação, você pode apostar em fitas de LED – que podem ser coladas em paredes ou móveis, como em nichos e prateleiras. A sensação é de que a luz está saindo do objeto. Se você tiver uma estante ou nichos com vários itens de coleção, a fita de LED ajuda a dar uma valorizada nesse espaço.

Analise a estrutura

Um bom cantinho gamer, mais do que uma decoração divertida, é funcional. Por isso, é fundamental ficar atento a questões técnicas, como quantidade e localização das tomadas, adaptadores, extensões, etc.

Em relação às tomadas, o recomendado é que você tenha mais de uma tomada no espaço, para ligar o PC, o smartphone e os demais itens que precisar. As tomadas inteligentes também são ótimas apostas.

Embora elas pareçam “artigos de luxo” para algumas pessoas, são capazes de tornar seu espaço muito mais dinâmico. 

Elas permitem ligar qualquer aparelho remotamente, servindo para conectar diferentes eletrônicos no seu cantinho gamer, como ventiladores, luminárias, carregadores, fitas de LED e produtos que não sejam digitais, como televisores, consoles, computadores e home theaters.

Essas tomadas são compatíveis com Alexa e Google Assistente e é possível, caso você compre da mesma marca, usar um só aplicativo para controlar as luzes e a tomada.

Além desses itens, você também pode pensar em incluir adaptadores, cabos, fones de ouvido e outros itens fundamentais.

Setup ou TV

Qual jogador não sonha em ter um setup com vários monitores? Se essa for a sua realidade, garanta que haja espaço suficiente no seu cantinho gamer para a instalação – com uma escrivaninha espaçosa e com a instalação elétrica e de tomadas.

Se o seu orçamento é mais modesto, pode configurar a sua TV para usar como se fosse mais um monitor, já que ela também pode realizar essa função muito bem. Nesse caso, você pode investir em um painel de TV próximo à escrivaninha, para deixar tudo organizado e harmônico.

Funcionalidade tem tudo a ver com o cantinho gamer do @higordonha.

Objetos decorativos

Os objetos são responsáveis por darem o “tom” a sua decoração. Por isso, pesquise por itens relacionados ao universo gamer (e dentro do tema que você escolheu).

Hoje em dia, é possível encontrar uma infinidade de acessórios, como roupas de cama, tapetes, almofadas, quadros, funkos, pôsteres, action figures e muito mais.

Para organizar todos esses itens, além da estante, invista em prateleiras e nichos (que podem ser valorizados com a fita de LED). Outra ideia legal é investir em luminárias dentro de temas relacionados ao universo gamer ou geek. Por exemplo, luminárias de Star Wars ou de PacMan (super clássico para quem adora os jogos antigos).

Detalhes

Outros detalhes são fundamentais para um ambiente harmônico e divertido.

Por exemplo, pense no esquema de cores que irá usar, criando uma harmonia. Se o cantinho gamer é menor, use as cores neutras e claras na base (como nos móveis principais) e deixe para ousar em um detalhe específico, como uma parede.

Já se o espaço é mais amplo, você pode brincar com tons mais fortes, como o preto, azul escuro ou cinza, contrastando com tons como amarelo, vermelho ou laranja.

Use a criatividade para dar contraste em uma parede, como com papel de parede em temáticas gamer ou retrô. Use quadros e pôsteres para criar um ambiente personalizado.

Viu só, quantas ideias legais para montar seu cantinho gamer? Na Madesa, você encontra os móveis ideais para deixar esse ambiente mais confortável e cheio de personalidade. Confira na nossa loja!

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, compartilhe seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui